A praia de Martim de Sá é uma das joias protegidas por parques costeiros no sudeste. Foto: Monique Figueira/Wikimedia


As altas temperaturas que marcam o verão brasileiro fazem com que os destinos de praias sejam os roteiros mais buscados nas férias. Com vegetação tropical dominante e três estados litorâneos, a região sudeste do Brasil abriga praias para todos os gostos, de opções mais movimentadas e fácil acesso à outras mais isoladas, e algumas ainda marcadas pela tradição do estilo de vida caiçara. Muitas delas estão localizadas em áreas protegidas, como parques, abertas ao público. Pensando nisso, o WikiParques fez uma lista com 5 opções de parques praianos que merecem entrar no seu roteiro neste verão.

Confira nossa seleção:

1) Parque Estadual da Ilha Anchieta (SP)

Trilha do Engenho no Parque Estadual da Ilha Anchieta. Foto: Carla Barreto/WikiParques


Entre os principais pontos turísticos do município de Ubatuba, no litoral paulista, está o Parque Estadual da Ilha Anchieta. A ilha pode ser acessada através de barcos regulares que levam de 30 a 50 minutos no trajeto até as praias selvagens do parque. A Praia das Palmas é uma das opções mais populares para quem quer apenas curtir um banho de mar e passar o dia sossegado na areia. Para os mais aventureiros interessados em fazer snorkel e dar uma espiada na biodiversidade marinha, a escolha é a Praia do Leste, ideal por ser abrigada e pouco profunda. Quem gosta de trilha também tem um prato cheio de opções como a trilha da Praia do Sul, que passa por trechos de vegetação de restinga e mirantes até chegar ao destino final da praia.


2) Parque Estadual de Itaúnas (ES)

As praias preservadas do Parque Estadual de Itaúnas. Foto: Isis Rollim/WikiParques


Localizado no litoral norte do Espírito Santo, o Parque Estadual de Itaúnas é uma excelente opção para aproveitar as praias capixabas. Emolduradas pelo verde da Mata Atlântica, pelas dunas de areia branca e pelo rio Itaúnas, que cruza e dá nome à área protegida, as paisagens naturais do parque são um motivo por si só para visita. É possível fazer passeios de bicicleta e caiaque, mediante agendamento prévio com os condutores ambientais credenciados. Há também três trilhas sinalizadas que podem ser percorridas pelos visitantes.

 

3) Reserva Ecológica Estadual da Juatinga (RJ)

A praia Grande da Cajaíba, uma das opções na Reserva Ecológica Estadual da Juatinga. Foto: Duda Menegassi/WikiParques


O litoral do Rio de Janeiro é repleto de praias incríveis. Localizado na porção sul do estado, a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga abrange algumas delas. As mais famosas delas são as praias de Martim de Sá e a do Sono, ambas acessíveis apenas por trilha ou barco. Outro destaque na reserva é o Saco do Mamanguá, considerado o único fiorde brasileiro, com suas águas calmas rodeadas de montanhas. A dica para ter o visual panorâmico da região é fazer a trilha que leva ao Pico Pão de Açúcar. Trilhas, aliás, não faltam na área protegida, desde percursos curtos até travessias de cinco dias de caminhada. Espalhadas pela reserva, as comunidades caiçaras enriquecem ainda mais a experiência de quem quiser explorar a Juatinga.

 

4) Parque Estadual da Ilhabela (SP)

As cores do entardecer vistas do Parque Estadual de Ilhabela. Foto: Rafael Albo/WikiParques


Com entrada gratuita, o Parque Estadual de Ilhabela protege um arquipélago no litoral paulista que engloba 12 ilhas, além de 2 ilhotes e 2 lajes. Lá os viajantes encontram diversas opções de lazer, como trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, picos e mirantes com vistas panorâmicas. O parque também é um excelente local para observação da fauna e flora nativa da Mata Atlântica. A visita à área protegida também permite o contato com comunidades tradicionais caiçaras. Para os mais aventureiros, uma excelente forma de conhecer as belezas de Ilhabela é através da Trilha Bonete, a mais longa do parque, com 12 km de extensão. O percurso passa por duas cachoeiras e leva até a praia do Bonete, considerada uma das mais bonitas da região.

5) Parque Nacional Restinga de Jurubatiba (RJ)

O Parque Nacional Restinga de Jurubatiba protege 40 km do litoral fluminense. Foto: Paulo de Carvalho/WikiParques


No norte do estado do Rio de Janeiro é possível conhecer o Parque Nacional Restinga de Jurubatiba, com acesso pelos municípios de Quissamã, Carapebus e Macaé. O parque tem 40 km de costa e 18 lagoas costeiras. Há opções de trilhas que podem ser feitas com ou sem guia. Passeios de bugre, de barco ou mesmo de caiaque também são uma opção para desbravar as belas paisagens de dunas, lagoas e restinga do parque fluminense. Não há cobrança de ingresso.

 

E aí, quantos destes parques você já visitou? Sentiu falta de algum na nossa lista? Deixe suas sugestões nos comentários!

Comentários

comentários