foto: Peterson de Almeida

foto: Peterson de Almeida

Com cerca de 180 quilômetros de extensão, a primeira trilha de longo curso do Brasil, a Trilha Transcarioca (RJ), será oficialmente inaugurada este mês. No dia 11/02 (sábado), o Centro de Visitantes das Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca (RJ), receberá visitantes, organizadores e voluntários da Trilha num evento comemorativo e, ao final, os participantes da festa serão convidados a fazer o melhor: trilhar!

Depois de mais de 20 anos sonhando com o dia em que a Trilha Transcarioca se tornaria realidade, Pedro Cunha e Menezes, atual diretor de uso público do ICMBio e idealizador da trilha, é só sorrisos quando o assunto é a Transcarioca. Um dia considerada um delírio, sua ideia de fazer uma trilha de longo curso em solo carioca hoje se consolida como um corredor ecológico que cruza a cidade do Rio de Janeiro e seus cartões-postais, como o Cristo Redentor e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

No roteiro emoldurado pelas paisagens da Mata Atlântica, as pegadas amarelas em fundo preto, sinalização oficial da trilha sentido oeste-leste, de Barra de Guaratiba ao Pão de Açúcar, indicam o caminho. No sentido contrário, a sinalização é feita com a mesma pegada, porém na cor preta sob o fundo amarelo.

Confira em vídeo a entrevista que Pedro Menezes concedeu ao WikiParques sobre a Trilha Transcarioca e se prepare para pôr o pé na trilha:

 

 

 

 

 

Comentários

comentários