O período de inscrições para o Primeiro Concurso Regional de Fotografia do Bioma Amazônico termina no dia 25 de fevereiro. Resex do Rio Unini (AM). Foto: Josângela Jesus/ Arquivo Arpa

O período de inscrições para o Primeiro Concurso Regional de Fotografia do Bioma Amazônico termina no dia 25 de fevereiro. Resex do Rio Unini (AM). Foto: Josângela Jesus/ Arquivo Arpa


O período de inscrições para o Primeiro Concurso Regional de Fotografia do Bioma Amazônico termina no dia 25/02. Interessados podem participar com imagens das áreas protegidas da Amazônia na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa. O território abriga mais de 10% da biodiversidade do planeta e cerca de 400 povos indígenas.

A iniciativa é da Rede Latino-Americana de Cooperação Técnica em Parques Nacionais, outras Áreas Protegidas, Fauna e Flora Silvestres (Redparques) e do Projeto Integração das Áreas Protegidas do Bioma Amazônico (IAPA). O objetivo é encorajar as comunidades e funcionários desses lugares para documentar a biodiversidade, os modos de vida e os desafios que o bioma enfrenta hoje.

Os participantes devem ter mais de 18 anos com algum vínculo empregatício, territorial, acadêmico ou de outra natureza com as áreas protegidas do bioma amazônico, a exemplo de guardas de parque, brigadistas, guias, administradores, habitantes, vizinhos, professores, cientistas.

De acordo com o edital, as fotografias devem ter sido feitas dentro dos limites das áreas protegidas que fazem parte do bioma amazônico. Os temas propostos são: Meios de vida e cultura; Conservação e uso sustentável do território; Ameaças e desafios; e Biodiversidade.

As fotografias devem ser enviadas em formato JPG ou PNG, com resolução superior a 5 MB, para o endereço: concursovisionamazonica@gmail.com. Cada participante pode enviar, no máximo, 2 fotos por assunto.

O autor da melhor imagem será premiado com viagem para uma área protegida fora do país de origem; o segundo receberá um reconhecimento especial. Cerca de 20 fotografias (o número pode variar conforme avaliação do júri) farão parte de publicação especial do Projeto Integração das Áreas Protegidas do Bioma Amazônico – IAPA.

Projeto IAPA

O projeto é financiado pela União Européia, coordenado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e implementado em conjunto com o WWF, a União Internacional para a Conservação da Natureza – UICN, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Ambiente da ONU e Redparques.

Com os oito países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) e o território franco-guianense que compartilha o bioma Amazônia, o projeto trabalha em diferentes componentes, como governança, conservação e gestão efetiva de áreas protegidas, questões importantes para gerar redes de trabalho e estratégias no nível de bioma que permitem protegê-la e minimizar o impacto da ação climática.

 

Acesse o edital

 

*Com informações do MMA

 

 

 

Comentários

comentários