Amanhecer no Parque Estadual da Serra do Papagaio, uma das áreas protegidas que consta na lista da ONU. Foto: Alan Henrique Marques de Abreu

Amanhecer no Parque Estadual da Serra do Papagaio, uma das áreas protegidas que consta na lista da ONU. Foto: Alan Henrique Marques de Abreu

Em 2014 a ONU divulgou a mais nova versão de sua lista de áreas protegidas, com informações sobre mais de 209 mil áreas protegidas de 193 países, cobrindo mais de 32 milhões de km2. Seu objetivo é apresentar dados atualizados sobre as áreas protegidas de todos os países, fornecendo estatísticas em nível regional.

A lista faz parte dos esforços internacionais para avaliar os progressos de uma das Metas de Aichi, que diz que até 2020 pelo menos 17% de áreas terrestres e de águas continentais e 10% de áreas marinhas e costeiras, especialmente áreas de especial importância para biodiversidade e serviços ecossistêmicos, deverão ter sido conservados por meio de sistemas de áreas protegidas geridas de maneira efetiva e eqüitativa, ecologicamente representativas e satisfatoriamente interligadas e por outras medidas espaciais de conservação, e integradas em paisagens terrestres e marinhas mais amplas.

Publicada pela primeira vez em 1961/62, foi lançada na primeira Conferência Mundial de Parques Nacionais, realizada em Seattle, EUA. Esta reunião definiu as bases, definições e padrões para a construção de sistemas nacionais de áreas protegidas. A lista está em sua 14a edição, refletindo os progressos alcançados na expansão de redes de áreas protegidas, saltando de 9.214 áreas protegidas em 1962 para mais de 209.000 em 2014. É também um testemunho do grande compromisso político que os países têm demonstrado para com esta prioridade de conservação global.

Abaixo você pode ver um mapa interativo com todas as áreas protegidas brasileiras que constam da lista. São 1.810 áreas protegidas cobrindo 2.426.789,75 km² de terra e 58.309,14 km² de áreas marítimas, o que corresponde a 20,37% do território nacional. Mais de 200 delas já tem verbetes no WikiParques, que conta com a colaboração de todos para ampliar o número de áreas protegidas em seu acervo.

 

Clique aqui para ver a lista com as áreas protegidas brasileiras.

Se você quiser ver a versão completa da lista com as áreas protegidas dos outro países, basta clicar aqui.

Comentários

comentários