Flona São Francisco de Paula_Jeremias_4_wkps

Sinalização do Caminho das Araucárias na Flona de São Francisco de Paula, trecho de 17km está em fase final de implementação. Foto: Jeremias Freitas


De quilômetro a quilômetro começa a tomar forma o Caminho das Araucárias, projeto de trilha de longo curso na região sul do país. Os 17 km do trecho que passam dentro da Floresta Nacional de São Francisco de Paula (RS) já estão em fase final de implantação. A sinalização e o manejo do percurso começaram em setembro, de acordo com o padrão nacional de pegadas amarela e preta adotado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Durante a folia carnavalesca, o trecho foi percorrido pelo montanhista Edson Sorrentino. Edson está em uma ambiciosa empreitada de caminhar a ainda invisível Trilha Oiapoque x Chuí, um corredor litorâneo de 10 mil km que conectará o Brasil de norte a sul. O montanhista, que começou sua jornada em meados de janeiro, no Chuí, percorreu o Caminho das Araucárias na companhia do coordenador de uso público e negócios do ICMBio, Pedro Cunha e Menezes. Eles passaram pelo Parque Estadual do Caracol (RS), onde tem início o caminho, pela Floresta Nacional de Canela (RS) e pelo Parque Natural Municipal da Ronda (RS) antes de chegar no trecho da Floresta Nacional de São Francisco de Paula.

A equipe da floresta nacional também participou da caminhada e, junto com o coordenador do ICMBio, analisaram as melhores rotas para dar continuidade à implementação do trajeto que se estende até o Parque Nacional de São Joaquim (SC).

Flona São Francisco de Paula_Jeremias_wkps

A sinalização do Caminho das Araucárias. Foto: Jeremias Freitas


O Caminho das Araucárias

O Caminho das Araucárias é um projeto de trilha de longo curso que conectará o Parque Estadual do Caracol (RS) ao Parque Nacional de São Joaquim (SC), em um trajeto que cruzará diversas unidades de conservação do Rio Grande do Sul, como a Floresta Nacional de Canela (RS), o Parque Natural Municipal da Ronda, a Floresta Nacional de São Francisco de Paula (RS), a Área de Proteção Ambiental Estadual da Rota do Sol, o Parque Estadual do Tainhas (RJ), a Estação Estadual Ecológica de Aratinga (RS); e os parques nacionais da Serra Geral e Aparados da Serra, na divisa do estado gaúcho com Santa Catarina.

 

 

 

Comentários

comentários