Trilha de Guaratuba, no Parque Estadual Restinga de Bertioga. Foto: ABECO


Ao longo dos próximos 3 meses, a campanha “Trilha para Todos” vai oferecer 12 saídas para 3 trilhas abertas para visitação no Parque Estadual Restinga de Bertioga (SP). Mediante o pagamento de mensalidade, os participantes poderão escolher as datas para realizar passeios nas trilhas oferecidas pela campanha. O objetivo da iniciativa é facilitar o acesso do público às trilhas em áreas protegidas. Confira o calendário de passeios abaixo.

Apesar de existirem inúmeras possibilidades gratuitas de acesso à natureza, em diversos locais é necessário a contratação de serviços especializados que buscam garantir a segurança do visitante e a conservação do ambiente. Por R$ 14,99 mensais, os participantes da campanha precisam apenas se programar e comparecer ao local de encontro. “Das três trilhas que escolhemos para a parceria, em duas o acompanhamento de condutores é obrigatório. Como muitas pessoas não podem custear sozinhas esse serviço, a parceria busca estimular a visitação”, explica Felipe Zanusso, do Movimento Conservatio, um dos responsáveis pela iniciativa.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link: https://forms.gle/tNndYASA9R1ggxRq6.

Praia do Itaguare, no Parque Estadual Restinga de Bertioga. Foto: ABECO

Os percursos disponíveis, com diferentes graus de dificuldade, são: a Trilha do Itaguaré (grau de dificuldade: Baixo; extensão: 2.140 metros), a Trilha D’água (grau de dificuldade: Médio; extensão: 3.200 metros) e a Trilha do Guaratuba – Costa do Sol (grau de dificuldade: Alto; extensão: 4.140 metros). O ponto de encontro de todos as saídas será no Ponto de Informações Turísticas de Bertioga, localizado na Av. Dezenove de Maio, 1111 – Bertioga – SP (esquina com rodovia Rio-Santos na rotatória de Bertioga).

A iniciativa da campanha “Trilha para Todos” foi desenvolvida pelo Movimento Conservatio – Cultura de Áreas Protegidas, através do aplicativo gratuito Passaporte de Trilhas “UC Conhece?”, e pela Associação Bertioguense de Ecoturismo (Abeco). A ideia é democratizar o acesso à natureza, oferecendo atividades ao ar livre acessíveis para a população.

Confira abaixo o calendário:

  • Dia 16/06 (Domingo): Trilha do Itaguaré;
  • Dia 22/06 (Sábado): Trilha D’água;
  • Dia 30/06 (Domingo): Trilha de Guaratuba;
  • Dia 09/07 (Terça): Trilha do Itaguaré;
  • Dia 14/07 (Domingo): Trilha D’Água;
  • Dia 20/07 (Sábado): Trilha de Guaratuba;
  • Dia 28/07 (Domingo): Trilha D’Água;
  • Dia 03/08 (Sábado): Trilha do Itaguaré;
  • Dia 11/08 (Domingo): Trilha de Guaratuba;
  • Dia 17/08 (Sábado): Trilha D’Água;
  • Dia 25/08 (Domingo): Trilha de Guaratuba;
  • Dia 31/08 (Sábado): Trilha do Itaguaré.

Mais informações sobre a campanha através do Facebook (link), pelos telefones (11) 98965-6495 / (13) 99787-0717 / (13) 996554462 / (13) 33171835 ou por e-mail para passaportedetrilhas@gmail.com.

 

*Com informações do Movimento Conservatio Cultura de Áreas Protegidas

 

 

Comentários

comentários