Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná (PR)

Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná (PR)

“A união faz a força”, ensina a sabedoria popular. Nos 1.005.180 hectares de extensão da  Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná (PR), a lição foi aprendida com louvor. A maior unidade de conservação de Mata Atlântica do Brasil reuniu no seu Conselho gestores, moradores, agricultores, instituições, políticos e pesquisadores para buscar soluções de forma conjunta, que beneficiem não apenas a conservação, mas a qualidade de vida local. A iniciativa de Gestão Compartilhada, Integrada e Participativa (GCIP) foi reconhecida pelo ICMBio e pelo IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) como uma das boas práticas em unidades de conservação.

A área de proteção ambiental (APA) está localizada na divisa dos estados do Paraná, de São Paulo e do Mato Grosso do Sul e abrange 25 municípios. Dentro da área de proteção estão outras unidades, como o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (MS) e o Parque Nacional de Ilha Grande (PR). O diálogo entre as esferas municipal, estadual e federal, e entre unidades de diferentes categorias acontece de forma integrada em prol do objetivo maior e comum: a conservação. No âmbito político, os municípios do entorno compartilham não apenas as fronteiras com a unidade, mas a missão coletiva de preservá-la.

Para celebrar a iniciativa de trabalho coletivo em prol da conservação na APA, o ICMBio produziu um vídeo que mostra um pouco mais como funcionam as parcerias na unidade. Assista e confira as imagens desse belíssimo patrimônio natural preservado à muitas mãos:

 

 

 

Comentários

comentários