No último mês, nossa comunidade de fotógrafos participou do Concurso Fotográfico WikiParques 2019 com belos registros das unidades de conservação brasileiras. As imagens desta edição passaram por áreas protegidas como o Parque Estadual Serra dos Martírios-Andorinhas (PA), a Reserva Natural Salto Morato (PR), o Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) e a Estação Ecológica Raso da Catarina (BA). Elas agora fazem parte do acervo WikiParques, onde estarão disponíveis para todos aqueles que querem conhecer e explorar as unidades de conservação brasileiras. Embora sejam fantásticas, apenas uma delas pode vencer a competição.

Todas as imagens enviadas entre os dias 04 de novembro e 04 de dezembro entraram na corrida. E hoje, o WikiParques revela os três registros vencedores, de acordo com nossos jurados. Os ganhadores levarão para casa cópias do livro Travessias: uma aventura pelos parques nacionais do Brasil, da repórter Duda Menegassi. Veja a seguir:

1. Guilherme Haruo Vieira Okano

Veado-catingueiro de passagem no Parque Estadual do Verde Grande. Foto: Guilherme Haruo

O registro de Guilherme Haruo no Parque Estadual do Verde Grande (MG) foi sagrado campeão pelos jurados: de passagem, o solitário veado-catingueiro se mistura às cores da paisagem. Leia o que ele nos conta da história por trás da foto:

Entre os ano de 2017 e 2019 venho fotografando a fauna e flora da região do extremo norte de Minas Gerais, especificamente na região de morrinhos onde estão situados os parque Estaduais da Mata Seca, Lagoa do Cajueiro, Verde Grande e APA Lajedão. A fitofisionomia da região é bastante interessante, lá abriga uma grande área de mata atlântica conhecida como Mata Seca, A Mata seca é uma mancha de Floresta Atlântica conhecida como Floresta Estacional Decidual, que na região esta numa ilha entre o cerrado e a caatinga, Nessa foto um Veado-catingueiro (Mazama gouazoubira) andando tranquilamente ate percebe nossa presença, Nesse dia avistamos vários Veado-catingueiro, algo difícil de acontecer na época das chuvas, mas estávamos no final da época da seca aonde os animais dessa região estão procurando água e alimento devido a escassez que a seca proporciona na região, assim o avistamento fica mais fácil, além de termos encontrados vários indivíduos protegendo do calor sempre embaixo de uma árvore.

2. Garrete Reis

Araras azuis na Estação Ecológica Raso da Catarina. Foto: Garrete Reis

Em segundo lugar, a dança das araras-azuis capturadas pelas lentes atentas de Garrete Reis. O fotógrafo também conta como encontrou estas aves numa visita à Estação Ecológica Raso da Catarina (BA):

Ao entardecer, de bem longe se ouve o anúncio da chegada desses ilustres moradores do parque. Em bandos de três, cinco, param aqui e ali para descansar as asas e as cordas vocais. Seguem então rumo à suas tocas para o pernoite.

3. Pedro Augusto da Rocha Silva

Grupo de micos-estrela no Parque Estadual da Ilha Grande. Foto: Pedro Rocha

Coincidência? O terceiro registro vencedor nos traz um trio de micos-estrela (Callithrix penicillata) que ficaram à vontade para aparecer na foto de Pedro Rocha, capturada no camping dentro do Parque Estadual da Ilha Grande (RJ) . 

Aos nossos vencedores, todos os parabéns! A todos que participaram, um enorme obrigado e até o próximo Concurso Wikiparques!

 

 

 

Comentários

comentários