22012016-mural-vencedores

Os vencedores de 2015. Clique para ampliar.

A edição de 2015 do Concurso WikiParques de Fots de Áreas Protegidas foi concebido com o propósito de destacar as belezas dos ecossistemas brasileiros e também de promover o engajamento e o sentimento de comunidade entre os usuários do Wikiparques. Com 1055 fotos enviadas, fruto da participação de 196 fotógrafos, é possível dizer que este o objetivo foi alcançado.

A fauna, flora e paisagens exuberantes de 151 unidades de conservação estão reunidas aqui como um testamento do empenho dos participantes. O números nas tabelas abaixo mostram o quanto exploraram os Parques brasileiros em busca de registros e também o quanto destes lugares estes registros revelaram.

UCs mais fotografadasCategorias mais fotografadas
UnidadeNº de fotosCategoriaNº de fotos
Parque Nacional da Chapada Diamantina75Parques Estaduais52
Parque Nacional da Tijuca68Parques Nacionais45
Parque Estadual do Morro do Diabo31APAs14
Parque Nacional da Serra da Capivara31Parques Municipais11
Parque Estadual da Serra do Mar29Reservas Biológicas6
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros29RPPNs5
Parque Nacional do Itatiaia29Estações Ecológicas4
Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira28Reservas de Desenvolvimento Sustentável3
Parque Nacional da Serra da Bodoquena24Monumentos Naturais3
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha23Florestas Nacionais3
  Reservas Extrativistas2

 

Todo concurso tem o seu aspecto competitivo. O Concurso WikiParques, através das premiações, busca promover uma competição saudável entre os seus participantes para que em cada etapa tragam melhores registros, imagens mais marcantes. Neste quesito, nossos fotógrafos não desapontaram. Ao longo do Concurso, a qualidade das fotos e criatividade na captura dos momentos só aumentou. 

Ao final das oito etapas, os pontos recebidos por cada fotógrafo participante ao longo destas etapas foram somados (veja o regulamento). De acordo com essa soma, serão declarados o grande vencedor, o segundo colocado e o terceiro colocado e esses três receberão prêmios especiais. Dentre tantos participantes, três se destacaram tanto pela sua habilidade quanto pela sua persistência:

1º colocado: Joaquim Neto (147 pontos)21012016-joaquim-neto

O fotógrafo piauiense Joaquim Neto é um “veterano” do Concurso WikiParques, tendo participado e pontuado em todas as suas fases. O grande vencedor do Concurso WikiParques 2015 desde jovem é fascinado por animais, natureza e fotografia. Nas suas andanças pelo Brasil, notou a falta de informação das pessoas em relação à natureza e passou a utilizar a fotografia para tentar conscientizá-las da importância da relação do homem com os recursos naturais e ecossistemas que o cercam.

1529_D3300_left

Joaquim leva para casa o grande prêmio: uma camera Nikon DSLR-D3300 com Lente 18-55mm. Esperamos as novas imagens que capturará com este equipamento.

Veja uma galeria com suas contribuições

Leia a uma entrevista com Joaquim

 

2º colocado: Moisés Lima (103 pontos)

O biólogo e educador ambiental Moisés Lima ficou na 2ª posição. Nativo de Belo Horizonte, Moisés adotou a fotografia como um hobby que para, um dia, se transformar em profissão. Fã dos documentários de Jacques Cousteau e David Attenborough, assim que teve a oportunidade de pegar em uma câmera nunca mais parou de registrar e compartilhar tudo o que aprende sobre a natureza.

26485_L840_left

Com o seu prêmio, uma câmera Nikon Coolpix L840, Moisés pode continuar, sem parar, a fazer os muitos registros e nos mostrar as surpresas da natureza.

Veja uma galeria com suas contribuições

Leia a uma entrevista com Moisés

 

3º colocado: Heris Rocha (100 pontos)
21012016-heris-rocha

Assim como os outros vencedores, o engenheiro agrônomo Heris Rocha não é estranho aos concursos fotográficos do WikiParques. Seus registros datam desde a 1ª edição do Concurso em 2014. Sensível às questões ambientais e inspirado por fotógrafos de natureza, começou a clicar o meio ambiente no período da faculdade. O fotógrafo amador paulista diz que a qualidade das suas fotos se deve a fusão da sua curiosidade pela a natureza misturado com a arte da fotografia.

3508328507

Pela 3ª posição no Concurso, ele vai adicionar à sua coleção de câmeras uma prática Nikon Coolpix S2900.

Veja a galeria de contribuições

Leia a uma entrevista com Heris

 

Este foi o Concurso WikiParques de Áreas Protegidas 2015. Um parabéns a todos os participantes e um grande obrigado por tê-lo tornado uma realidade. Continuem acompanhando o blog para novidades no WikiParkes e também no Clube de Fotos!

 

 

Comentários

comentários