Amigos Fotógrafos, este é o fim. Chegamos à 8ª e última etapa do Concurso WikiParques 2015 com 53 imagens enviadas por 14 talentosos fotógrafos. Mais uma vez a fauna das nossas áreas protegidas ganhou destaque entre os 3 primeiros vencedores. Lindos registros que fecham com chave de ouro o concurso.

As lentes passearam por lugares como o Parque Estadual do Cantão,o Parque Estadual da Costa do Sol, o Parque Nacional da Serra da Capivara, a Floresta Nacional do Tapajós, a Reserva Biológica Guaribas, o Parque Estadual da Serra do Mar, o Parque Nacional da Tijuca, o Parque Nacional da Serra Geral, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o Parque Nacional da Lagoa do PeixeTrilha Transcarioca, o Parque Nacional do Monte Pascoal, o Parque Estadual Encontro das Águas e a APA Ilha do Bananal/Cantão.

Vejam o comentário do jurado Adriano Gambarini:

Esta etapa veio novamente recheada por inúmeras imagens da fauna brasileira. Por um lado é muito bom, pois levanta a bandeira da importância em conservá-la, muitas vezes ameaçada pela desenfreada expansão urbana, industrial e agrícola ao qual o país vem passando nas últimas décadas. No entanto, cabe um alerta àqueles que se aventuram na documentação da vida silvestre: é essencial que toda e qualquer fotografia de fauna seja carregada de informações fidedignas, caso contrário, será apenas e tão somente uma imagem.

Os vencedores

1º lugar: Heris Rocha [25 pontos]

Onça D’Água. Ariranha se alimentando no Parque Estadual do Encontro das Águas. Foto: Heris Rocha

Na sua participação final neste concurso, Heris Rocha leva o primeira posição da etapa. Com um clique no momento certo, o fotógrafo captura a ariranha em plena refeição – um registro da natureza em ação no Parque Estadual do Encontro das Águas (MT). Com isto, Heris conquista outros 25 pontos no placar geral e um exemplar de Chapada dos Veadeiros, de Ion David.  Leia a avaliação do jurado Adriano Gambarini:

Adriano Gambarini: Esta imagem revela um incrível momento de pesca pela ariranha, e apesar de uma pequena falta de nitidez por uma leve superexposição de luz e pouca profundidade de campo, não desmerece o instante decisivo ao qual o fotógrafo teve a feliz oportunidade de vivenciar.

2º lugar: Moisés Lima  [20 pontos]

Caburé. Registros no entorno de Belo Horizonte. Foto: Moisés Lima

A segunda posição vai para Moisés Lima, com esta bela captura de um caburé na APA SUL RMBH Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). A ave garantiu à Moisés não apenas a segunda posição no placar geral, como também uma cópia do livro Amazônia Azul, de Daniel Oliveira Cruz. 

Adriano Gambarini: O posicionamento descentralizado do pequeno caburé, aliado ao foco no olhar curioso da ave, foi providencial para que esta imagem tomasse uma dimensão bem maior.

3º lugar: André Henrique Zambolli [16 pontos]

Tatu-galinha. Flagra de um filhote de tatu-galinha (Dasypus novemcinctus) tentando se camuflar em meio às gramíneas na Chapada dos Veadeiros. Foto: André Henrique Zambolli

A novidade nesta etapa foi o 3º colocado, André Henrique Zambolli. Em sua primeira participação – e esperamos que não seja a última-, André nos trouxe o registro deste peque tatu-galinha fotografado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO). O fotógrafo fecha o top 3 e ainda adciona à sua biblioteca uma cópia de Os tapetes voadores da Mata Atlântica, de Cristina Schleder. Parabéns!

Adriano Gambarini: O pequeno tatu-galinha parece não se importar com o observador que fotografa, transmitindo uma sensação de tranquilidade à imagem.

Mais vencedores

Além dos três primeiros colocado, vamos conhecer os outros vencedores da etapa. Como sempre, as dez melhores fotos recebem pontos para o grande prêmio

Rafael Viana Martim
PETAR magnífico
“O PETAR impressiona qualquer pessoa, todo momento surpresas e belas imagens com cavernas maravilhosas e animais vivendo em total interação com o meio e os visitantes.”
Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira
Joaquim Neto
Gigantes de pedra
“Paredões rochosos de mais de 100 metros, que se assemelham a rostos nos vales da serra da Capivara.”
Parque Nacional da Serra da Capivara
Cristina Rappa
A pedra
“Cartão postal de Lagoa da Confusão, na Ilha do Bananal, TO”
APA Ilha do Bananal/Cantão
Roberto Dall’Agnol
Flamingos
“Um bando de flamingos-chilenos ,visitante frequente desta área de preservação ambiental.O PN Lagoa do Peixe no RS é um importante local para abrigo,alimentação e reprodução de aves migratórias.”
Parque Nacional da Lagoa do Peixe

Peterson de Almeida
Surpresas da Trilha Transcarioca
“Orquídea de rocha no trecho da Trilha Transcarioca que desce do Morro do Queimado até a Mesa do Imperador, no Parque Nacional da Tijuca.”
Trilha Transcarioca

Mayanne Albuquerque
Biodiversidade
“Fauna fotografada na Reserva Biológica Guaribas, sem nenhum tipo de dano causado aos animais. Com foco principal na herpetofauna.”
Reserva Biológica Guaribas

Miguel Rodrigues Furtado
APA de Massambaba – Arraial do Cabo (RJ)
“APA de Massambaba (RJ) no município de Arraial do Cabo, integrante do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), uma das jóias naturais do estado do Rio de Janeiro.”
Parque Estadual da Costa do Sol

 

O placar geral

Muito embora a primeira posição tenha sido, há muito, garantida pelo fotógrafo Joaquim Neto, as demais posições ainda mostravam uma incerteza. Peterson de Almeida, Moisés Lima e Heris Rocha disputavam a 2º e 3º lugares com afinco, participaram de todas as etpas e, em cada uma delas, submeteram registros dignos de destaque. Uma corrida acirrada, cujo resultado final está aqui: numa pequena reviravolta, Moisés e Heris ultrapassaram Peterson, que ocupava a 2ª posição até então. Veja abaixo:

1º colocado: Joaquim Neto
2º colocado: Moisés Lima
3º colocado: Heris Rocha

FotógrafoPontuaçãoFotógrafoPontuação
Joaquim Neto147Renato Moreira12
Moisés Lima103Rubens Franco Mittag12
Heris Rocha100Rafael Viana Martim10
Peterson de Almeida95Luiz Fabiano Pinheiro10
Bart van Dorp31Marcio Papi10
Roberto Dall’Agnol31Gabriela Carvalho9
Carlos Divino Guimarães Silva30Giancarlo Zorzin8
Leandro do Nascimento26Cristina Rappa8
Guilherme Haruo Vieira Okano

26

Edivaldo Souza6
Lucas Rimis25Antonio Sergio Barbosa6
Laurent Guerinaud24Wirley Almeida Santos6
Olivier Jaudoin16Ivan Cesar4
Izabel Reigada16Alexander Tamanini Mônico4
André Henrique Zambolli16Rubens Monteiro Luciano, Gabriel César Bitencourt, Jefferson Antonio da Paz Martins, Mayanne Albuquerque2
Andreth Oliveira12 Bianca Schumacher, Carlos Durigan, Paulo Victor Gomes, Priscila da Matta Xavier, Nilmara Silva, Antonio Bordignon, Miguel Rodrigues Furtado1
Raphael Sombrio12  

 

O final

Mas não se preocupem: o WikiParques fará novos concursos ao longo de 2016. até lá, continue nos enviando fotos de seus passeios pelas unidades de conservação brasileiras. Toda a contribuição é bem-vinda.

A todos que participaram, um enorme obrigado! O Concurso foi bem sucedido graças à vocês! 

 

 

 

Comentários

comentários