A primeira etapa do Concurso WikiParques de Fotos de Áreas Protegidas 2015 recebeu 219 fotos de áreas naturais, espécimes de fauna e flora. Para o jurado Adriano Gambarini foi uma fase bem sucedida: “As fotos inscritas nesta primeira etapa nos deixaram surpresos. Muitas delas mostraram claramente o cuidado dos participantes em buscar uma estética nas cenas documentadas. E é isto que as Unidades de Conservação no Brasil precisam: um olhar afinado com sua beleza. Só assim estes santuários naturais serão devidamente valorizados”

Victor Moryiama também se impressionou com a habilidade dos fotógrafos: “Algumas imagens me chamaram a atenção pois respeitam uma das premissas centrais da fotografia que é a espera pelo Momento Decisivo, sabiamente pontuado pelo mestre Henri Cartier Bresson. Observamos tal momento durante a queda de um raio em uma tempestade na planície como também na expressão do primata em cima de um galho. Neste sentido fotográfico, a primeira etapa do concurso foi satisfatória pois mostra que alguns participantes já dominam questões fundamentais na vida de um fotógrafo de natureza como a espera pela melhor luz ou pelo momento chave”.

Os vencedores

1º lugar: Bart van Dorp [25 pontos]

Foto: Bart van Dorp

Mico-leão-dourado. Foto: Bart van Dorp

O vencedor desta etapa foi o fotógrafo de natureza Bart van Dorp com a impressionante captura de um mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) na Reserva Biológica Poço das Antas (RJ). Além dos merecidos 25 pontos, Bart leva para casa um exemplar de Cavernas no Brasil, de Adriano Gambarini. Leia o que os jurados têm a dizer da foto:

Adriano Gambarini: O Mico-leão-dourado é uma das espécies de primata mais carismática do nosso país. A foto vencedora conseguiu captar bem sua beleza e nos dá uma sensação de ‘invencibilidade’ do animal perante seu status ainda ‘frágil’ de espécie ameaçada.

Victor Moryiama: A imagem vencedora possuí uma bela luz natural associada a uma forte expressão no rosto do Mico em seu ambiente e reforçam o impacto sofrido pela espécie de maneira precisa.

Marcio Isensee e Sá: Composição muito bem feita. Me chama atenção o desfoque e sub-exposição do fundo, o que dá um destaque maior ao macaco.

2º lugar: Joaquim Neto [20 pontos]

Cobra-cipó-bicuda. Foto: Joaquim Neto

Cobra-cipó-bicuda. Foto: Joaquim Neto

“Cobra Cipó bicuda (Oxybelis Aeneus), armadilhas da caatinga, animais que se camuflam em meio a vastidão cinzenta!” Foi assim que Joaquim Neto descreveu a captura ocorrida no Parque Nacional da Serra da Capivara (PI). Por esta imagem cheio de movimento, Joaquim ganhou um exempar de Itatiaia – O Caminho das Pedras, por Marcos Sá Correa.

Adriano Gambarini: O mimetismo da cobra sobre o galho seco foi bem documentado nesta imagem, sem, no entanto, valorizar a falsa impressão de um animal perigoso. É isto que os répteis e anfíbios precisam.

Victor Moryiama: Mostra a proximidade que o fotógrafo teve com o animal durante o ato fotográfico, o que traduz um dos principais valores no fazer fotográfico: manter a proximidade mais intimista possível com o que está sendo fotografado.

Marcio Isensee e Sá: Foto com muita textura e uma excelente luz.

3º lugar: Guilherme Haruo Vieira Okano [16 pontos]

Vegetação do Parque Estadual do Verde Grande. Foto: Guilherme Haruo Vieira Okano

Vegetação do Parque Estadual do Verde Grande. Foto: Guilherme Haruo Vieira Okano

Numa etapa em que os animais se destacaram, Guilherme Haruo Vieira Okano faz um belo registro da vegetação do Parque Estadual do Verde Grande (MG). Guilherme fez 16 pontos e faturou o exemplar Coleção Mestres da Fotografia: Ansel Adams. O que os jurados disseram:

Adriano Gambarini: Muito da beleza natural está na sutileza das cenas e dos detalhes. O contraluz sobre os cactos destaca bem isto.

Victor Moryiama: Contraluz traduz uma nova perspectiva do cacto em seu ambiente natural em uma boa composição. Mostra que o fotógrafo domina questões de fotometria e aproveitou a boa luz natural. 

Marcio Isensee e Sá: Tem um toque de abstração, inerente ao olhar atento e não pré-concebido do fotógrafo.

Na disputa

Em todas as etapas, os três primeiros colocados ganharam prêmios. Além desta premiação, as dez melhores fotos recebem pontos para o grande prêmio

É bom lembrar que, em cada etapa, cada fotógrafo pode concorrer com até 10 fotos. Serão consideradas apenas as 10 primeiras fotos enviadas por cada um, por ordem de data de envio ao site. Os fotógrafos acumularão os pontos recebidos em cada uma das 8 etapas e, no final do ano, os três fotógrafos com mais pontos receberão, de acordo com a sua posição, um grande prêmio do ano.

Conheça os concorrentes que pontuaram e seus belos registros. 

Baia dos porcos - Fernando de Noronha - PEAndreth Oliveira
Baia dos porcos – Fernando de Noronha – PE
“Baia dos porcos – Fernando de Noronha – PE”
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha
Nascer do sol visto da Estrada das PaineirasPeterson de Almeida
Nascer do sol visto da Estrada das Paineiras
“Nascer do sol visto da Estrada das Paineiras”
Parque Nacional da Tijuca
Campos ChapadaGiancarlo Zorzin
Campos chapada
Campos do Parque Nacional da Chapada Diamantina
Parque Nacional da Chapada Diamantina
CaparaóMoisés Lima
Caparaó

” Nascer do sol no Pico da bandeira, uma das mais belas cenas que tive a oportunidade de contemplar.”
Parque Nacional do Caparaó
Lagarto verde

Carlos Divino Guimarães Silva
Lagarto verde
“Núcleo Santana – PETAR”
Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

Parque Nacional Serra da Bocaina

Renato Moreira
Pôr-do-sol na floresta
“Parque Nacional Serra da Bocaina”
Parque Nacional Serra da Bocaina

Araucárias sob um céu estreladoBianca Schumacher
Araucárias sob um céu estrelado
“Apaixonante céu estrelado no Parque Estadual de Campos de Jordão.”
Parque Estadual de Campos do Jordão

 

O placar até agora:

FotógrafoPontuação
Bart van Dorp25
Joaquim Neto20
Guilherme Haruo Vieira Okano16
Andreth Oliveira12
Peterson de Almeida10
Giancarlo Zorzin8
 Moisés Lima6
 Carlos Divino Guimarães Silva4
 Renato Moreira2
Bianca Schumacher1

 

O Concurso continua

Você também pode participar. O concurso está longe do fim! A segunda etapa acontece agora e segue até o dia 30 de junho. Até o momento foram postadas 58 imagens e mais estão a caminho. Não deixe de mandar suas fotos: siga as instruções do regulamento e boa sorte! 

btn-enviar-foto

 

 

Comentários

comentários