A Reserva Florestal Adolpho Ducke, em Manaus. Foto: Blog Coyote Expedições


O Governo do Amazonas vai realizar nesse domingo (27/01), às 9 horas, uma consulta pública para discutir a criação do Corredor Ecológico do Igarapé do Ipiranga, localizado na porção sul da Reserva Florestal Adolpho Ducke, na zona urbana de Manaus. O corredor proposto, com extensão de 
51,12 hectares, tem como objetivo preservar o igarapé do Ipiranga, cuja nascente está situada dentro da reserva, e conectar a área com outros fragmentos de vegetação que ajudam a proteger o rio. 

A área proposta para o corredor está localizada na região leste de Manaus, nas adjacências do Anel Viário Leste, e sofre com a pressão da expansão urbana, da abertura de novos ramais e com a ampliação do desmatamento. A criação do corredor ecológico visa suprir demanda do Ministério Público Federal (MPF) quanto ao inquérito civil referente a impactos ambientais do Rodoanel de Manaus. De acordo com o secretário de Meio Ambiente do Estado do Amazonas, Eduardo Taveira, “a ideia é promover o desenvolvimento sustentável, buscando parceiros para trabalhar ações sobre a necessidade da conservação ambiental para a manutenção do igarapé, para capacitações sobre alternativas de produção de baixo impacto ambiental, e promovendo a recomposição da vegetação e melhoria da disponibilidade hídrica no Igarapé”.

A área do Corredor Ecológico do Igarapé do Ipiranga está localizada no limite sul da Reserva Ducke, a 7 quilômetros do limite leste da Área de Proteção Ambiental  Sauim-de-Manaus (AM) e a 14 quilômetros do Parque Municipal do Mindu (AM). O local abriga diferentes espécies de animais, como o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), primata símbolo de Manaus, ameaçado de extinção, de acordo com estudos realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa).

O relatório de criação do Corredor Ecológico do Igarapé do Ipiranga e outros documentos referentes à área podem ser consultados online no link da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas. A consulta pública será realizada em Manaus (Ramal Ipiranga, 74b), com início previsto às 9 horas.

 

Governo abrirá consulta pública no domingo, dia 27, para criação de Corredor. Arte: Governo do Amazonas/Divulgação


Reserva Florestal Adolpho Ducke

A Reserva Florestal Adolpho Ducke, criada em 1963, é uma área de 100 quilômetros quadrados, em plena zona urbana de Manaus, no Amazonas. Apesar de cumprir um papel de preservação ambiental, esta área protegida administrada pelo Inpa não faz parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O objetivo do corredor ecológico é garantir a proteção da Reserva através de uma zona de amortecimento comum às UCs; frear o desmatamento através de uma melhor fiscalização; e preservar animais que vivem na área.

Comentários

comentários