Grupo se reúne aos pés do Cristo Redentor para comemorar 2 anos da Trilha Transcarioca. Foto: Duda Menegassi


No último domingo (31/03), a Trilha Transcarioca (RJ) celebrou 2 anos de vida. O aniversário da trilha de longo curso carioca foi comemorado por cerca de 50 pessoas que juntas fizeram a caminhada do Parque Lage até o Centro de Visitantes das Paineiras, aos pés do Cristo Redentor, no Parque Nacional da Tijuca (RJ). O evento reuniu montanhistas, voluntários e fundadores da Associação Movimento Trilha Transcarioca.

Ao chegarem ao Centro de Visitantes, após os 3,5 km da trilha, os caminhantes foram recebidos por um grande bolo caprichosamente ornado com a clássica pegada preta e amarela, a marca oficial da Transcarioca. Depois de assoprar as velas, o grupo concluiu as comemorações com a subida ao Cristo Redentor, cartão-postal da cidade. O evento foi organizado pela Associação Movimento Trilha Transcarioca e contou com o apoio do ICMBio, do Comando de Polícia Ambiental (CPAM) e do Grupo Cataratas.

Participantes cantam parabéns ao redor do bolo personalizado da Transcarioca. Foto: Duda Menegassi


O coordenador geral da Trilha Transcarioca, Horacio Ragucci, reforçou a importância da institucionalização da trilha de longo curso, a primeira no Brasil a ser regularizada enquanto organização e pessoa jurídica, em março do ano passado. “Nós conseguimos institucionalizar a Trilha Transcarioca, é uma burocracia, mas essa é uma vitória importantíssima. E é um trabalho que quase ninguém vê, é diferente de abrir ou manejar trilhas. A trilha já foi inaugurada, mas se não existir a organização por trás para mantê-la, ela acaba. Por isso é tão importante ter a Associação”, ressalta Horacio.

De acordo com ele, o próximo desafio da Associação é liberar o uso da marca, a famosa pegadinha, para poder comercializar produtos com o logo da Transcarioca e gerar receita para a trilha. “Até agora, tudo foi do nosso bolso, financiado pela paixão dos voluntários por este projeto. Ter uma fonte de receita vai ser um avanço importante para nós”, pontua.

Trecho da Transcarioca escolhido para comemoração do aniversário de 2 anos. Foto: Duda Menegassi

 

 

 

Comentários

comentários