Um dos biólogos durante a expedição que virou filme. Foto: Andre Dib


Notícias de grandes incêndios que se alastram e deixam um rastro de cinzas no Cerrado, na região central do Brasil, são infelizmente comuns. Em fevereiro de 2018, uma equipe de 12 pesquisadores embarcou em uma expedição de 10 dias na Reserva Natural Serra do Tombador (GO) para analisar o impacto do incêndio que ocorreu na área protegida no ano anterior e levantar mais dados sobre a fauna e flora do local. A jornada e os resultados alcançados pelos cientistas podem ser vistos de perto no documentário “Expedição Tombador”, lançado na última semana.

O curta, com cerca de 20 minutos de duração, estreou durante o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), em Florianópolis. A exibição do documentário foi seguida por um painel com o tema “O audiovisual como ferramenta de mobilização e comunicação”. O vídeo na íntegra será disponibilizado online em breve, de acordo com informações da equipe da Fundação Grupo Boticário, responsável pela gestão da reserva e financiadora do projeto. Caso você queira saber mais sobre a expedição, leia o diário de bordo escrito pela analista de projetos ambientais da Fundação, Natacha Sobanski, publicado em ((o)) eco.

De acordo com Natacha, a ideia da expedição foi criar um marco zero do monitoramento do impacto do fogo no Cerrado e permitir uma maior compreensão de como o fogo influencia o equilíbrio dos ecossistemas da reserva.

Bióloga examina morcego insetívoro (Pteronotus parnellii). Foto: Andre Dib


Durante o painel do CBUC também foi lançado o piloto da websérie do WikiParques, Pé no Parque, dirigido pelo fotógrafo Marcio Isensee e financiado pela Fundação Grupo Boticário. Foram apresentados os 4 episódios iniciais da série que teve como foco o Parque Nacional de São Joaquim (SC). A previsão é que de que os episódios, com duração de 5 minutos cada, estejam disponíveis no Youtube, no Canal do WikiParques, ainda em agosto. Acompanhe nossas redes sociais no Facebook e no Instagram (@wikiparques) para não perder nenhuma novidade!

A Reserva Natural Serra do Tombador

A área protegida privada é uma das maiores Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) do estado de Goiás. A reserva foi criada pela Fundação Grupo Boticário em 2009 e possui aproximadamente 9 mil hectares de extensão que ajudam a preservar um importante território dentro do Cerrado, localizado a apenas 20 km do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO).

Vista Aérea da Reserva Natural Serra do Tombador – RPPN da Fundação Grupo Boticário. Foto: Andre Dib

 

 

 

Comentários

comentários