Vídeo sobre o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça mostra belezas e desafios da unidade. Foto: Ascom Meio Ambiente


Em comemoração ao aniversário de 25 anos do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça (MG), o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) produziu um documentário que mostra a importância da unidade de conservação para a preservação do meio ambiente, além dos inúmeros desafios enfrentados diariamente pelas equipes que trabalham e participam da rotina do Parque. O vídeo já está disponível para o público (assista a seguir).

No documentário é possível ver as belezas naturais do parque, como 2 dos seus 6 mananciais que contribuem para o abastecimento da população de Belo Horizonte e sua região metropolitana, além de uma das 40 cavernas de canga e formação ferrífera bandada, plantas endêmicas do parque e ameaçadas de extinção, o campo rupestre ferruginoso e as trilhas. “Pelo documentário pudemos ter a visão do todo, não só das áreas do parque, mas também conhecer aqueles que trabalham no Rola-Moça”, disse o gerente do parque, Henri Dubois Collet.

Foto: Ascom Meio Ambiente

O nome do Rola Moça foi contado em “causo” e imortalizado por Mário de Andrade em um poema que relata a história de um casal que, logo após a cerimônia de casamento, cruzou a serra de volta para casa. No caminho, o cavalo da moça escorregou no cascalho e caiu no fundo do grotão. O marido, desesperado, esporou seu cavalo ribanceira abaixo e “a Serra do Rola-Moça, Rola-Moça se chamou”.

Além da paisagem de tirar o fôlego, o espectador poderá conhecer a infraestrutura do parque, entender como funciona o sistema de prevenção e combate a incêndios florestais, além do trabalho de educação ambiental realizado pela equipe do Rola-Moça. O documentário também traz depoimentos das principais lideranças e pessoas envolvidas com o cotidiano da unidade de conservação, como a equipe de funcionários do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Foto: Ascom Meio Ambiente

Os cerca de 4 mil hectares do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça também são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica, o lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro.

Assista ao documentário

 

*Com informações da Agência Minas

 

 

 

Comentários

comentários