Filmagens da 3ª temporada da websérie, no Parque Nacional da Serra da Capivara. Foto: Marcio Isensee/Pé no Parque


Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, o WikiParques celebra a estreia da 3ª temporada do Pé no Parque. Dessa vez, a websérie desembarca no interior do Piauí para apresentar ao público o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) e as belezas da Caatinga. O lançamento da nova temporada será feito no parque neste sábado (08/06), um presente de aniversário para a área protegida que completa 40 anos no Dia do Meio Ambiente (05/06). Na semana seguinte, os episódios começarão a ser disponibilizados para o público no Youtube.

O primeiro episódio, intitulado “O Parque é Nosso”, estará no ar no canal do Youtube do WikiParques no dia 12/06. Nas próximas semanas, sempre às quartas-feiras, entrarão no ar os três episódios seguintes, todos sobre o parque piauiense. Ao longo da 3ª temporada, o Pé no Parque levará o público para conhecer a fantástica Serra da Capivara, que abriga a maior concentração de pinturas rupestres das Américas. A área protegida desde 1979 é considerada um paraíso arqueológico do país. Sua importância a levou a ser reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Os episódios revelam uma pouco conhecida Caatinga, verdejante e colorida. Emoldurada pelas formações rochosas, a vegetação do semiárido mais biodiverso do mundo se transmuta ao longo do ano e transforma o parque consigo, da seca ao verde exuberante. Junto às belezas naturais, a websérie traz depoimentos emocionantes de moradores locais, que tiveram suas vidas transformadas pela criação do parque: aprenderam a valorizar a conservação da natureza e se orgulham hoje de serem os herdeiros da pré-história na Serra da Capivara.

A direção é do fotógrafo Marcio Isensee e Sá, diretor do documentário Sob a Pata do Boi (2018). Isensee ressalta a importância das pessoas conhecerem e visitarem as áreas protegidas abertas à visitação e se apropriarem delas. “O Parque Nacional da Serra da Capivara é um Patrimônio Mundial da Humanidade, mas é um patrimônio essencialmente brasileiro, assim como tantos outros locais incríveis que existem no Brasil. Nós precisamos valorizar essas áreas protegidas. E a melhor forma de preservar é conhecendo, essa é a meta do Pé no Parque”, pontua o diretor. “A websérie é um aperitivo, mostra um pouco das belas paisagens e das histórias, mas o nosso verdadeiro objetivo é que as pessoas de fato visitem o parque e conheçam a Caatinga, um bioma incrível e único exclusivamente brasileiro”, conclui.

Pinturas rupestres, cartão de visitas da Serra da Capivara. Foto: Marcio Isensee/Pé no Parque


Diante da missão de mostrar ao público a importância das áreas protegidas brasileiras e da proteção da natureza, o Pé no Parque tem como objetivo ir além das telinhas e convidar as pessoas para de fato conhecerem os parques brasileiros. “Mais do que uma websérie, o Pé no Parque é um Movimento que quer estimular a visitação das nossas áreas naturais”, conta a roteirista da série, Duda Menegassi.

O Movimento Pé no Parque é uma realização da Associação O Eco e apresentação do WikiParques, com patrocínio da Fundação Grupo Boticário. A websérie foi lançada em 2018, durante o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC). A 1ª e a 2ª temporada do Pé no Parque estão disponíveis no Canal do WikiParques no Youtube (assista aqui os episódios e acompanhe os lançamentos da 3ª temporada).

Evento de estreia na Serra da Capivara

A estreia da 3ª temporada do Pé no Parque será realizada junto com a semana de comemorações do 40º aniversário do Parque Nacional da Serra da Capivara, comemorado dia 05/06. A exibição dos 4 novos episódios acontece no sábado, dia 08/06, às 16h00, no Centro de Visitantes do parque, no Boqueirão da Pedra Furada, seguida de um bate-papo com a roteirista. Na véspera, 07/06, será realizada 1ª das ações do Movimento Pé no Parque: uma vivência de educação ambiental promovida em parceria com o Instituto Moleque Mateiro.

“A História dos Sentidos é uma dinâmica que conta a história ambiental do local através da estimulação sensorial. O objetivo da atividade é vivenciar através de outros formatos a história desse território para sensibilizá-los sobre sua importância. Acreditamos que precisamos ir além do conhecer para conservar, e para isso utilizamos os sentidos, fazendo com que sintamos para preservar”, conta o diretor comercial do Instituto, Pablo Araújo.

A programação do aniversário do parque se estenderá do Dia do Meio Ambiente até o domingo (09/06) e, entre as atividades, incluirá sessão aberta de cinema com a exibição do recém-lançado documentário “Niède”, palestras, exposição fotográfica, visitas guiadas e plantio de mudas, entre outras atividades.

Filmagens no Parque Nacional da Serra da Capivara. Foto: Duda Menegassi/Pé no Parque

 

 

 

Comentários

comentários