O mês de julho foi o período que registrou o maior número de visitantes, um total de 3.172 visitantes. Foto: Divulgação/Governo do Tocantins‹×

O mês de julho foi o período que registrou o maior número de visitantes, um total de 3.172 visitantes. Foto: Divulgação/Governo do Tocantins


Nesta sexta-feira, 12/01, o Parque Estadual do Jalapão (TO) comemora seu 17º aniversário, com quase 34% de aumento nas visitas turísticas, de voluntários e pesquisadores. Além das atividades de rotina do parque, a data será celebrada com um bolo comemorativo e programação cultural, a partir das 17 horas, no Centro de Capacitação e Educação Ambiental, em Mateiros.

De acordo com o balanço da supervisão do parque estadual, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de  2017, nos atrativos do parque e nas dunas, foram recebidos cerca de 20 mil visitantes, cerca de cinco mil visitantes a mais se comparado ao ano de 2016. O mês de julho foi o período que registrou o maior número de visitantes, um total de 3.172 visitantes conforme relatório encaminhado ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), órgão gestor do parque.

Para o presidente do Naturatins, Herbert Brito Barros, este é o momento de celebrar e parabenizar o sucesso de toda equipe envolvida. “Podemos avançar mais, contudo temos muito a comemorar. Os encantos da região, da comunidade do Jalapão e do Tocantins se tornaram cenário e inspiração da programação diária, em horário nobre, em uma das maiores emissora da televisão brasileira. Um conjunto de belezas, que vive seu momento de sucesso, no contexto da trama televisiva, transmitida em rede nacional que estimula outras produções. Encantos de uma riqueza única, conhecida ao longo dos anos, por milhares de admiradores de diversas regiões do país, além de pesquisadores brasileiros e internacionais, que se dedicam às questões voltadas para a proteção e a preservação ambiental. Agora, mais do que nunca, merece nossos cuidados”, afirmou.

O mês de julho foi o período que registrou o maior número de visitantes, um total de 3.172 visitantes. Foto: Divulgação/Governo do Tocantins‹×

O mês de julho foi o período que registrou o maior número de visitantes, um total de 3.172 visitantes. Foto: Divulgação/Governo do Tocantins


O supervisor do Parque Estadual do Jalapão, João Miranda de Sousa, conta que, durante todo o ano de 2017, 14 áreas foram manejadas pela brigada do parque com o projeto Manejo Integrado do Fogo (MIF), havendo o registro de apenas quatro incêndios dentro da unidade. 

Além da brigada de combate a incêndios florestais, o Parque Estadual do Jalapão conta com inspetores, guarda-parque e servidores administrativos distribuídos em duas bases de apoio no seu interior, dedicados à preservação de seus mais de 158 mil hectares. Em um desses pontos está o centro projetado para abrigar pesquisadores e técnicos que visitam o Jalapão e no outro, a sede administrativa, que também conta com o Centro de Capacitação e Educação Ambiental  localizado, no centro do município de Mateiros.

Na região norte do Brasil, o parque se destaca entre os lugares mais procurados para o ecoturismo e turismo de aventura. Outras atividades envolvem ações de educação ambiental, o Programa de Voluntariado, e o Programa de Proteção do Pato Mergulhão, espécie ameaçada de extinção. E entre essas ações, também foram oferecidos cursos para condutores de visitantes. 

Os interessados em trabalhos voluntários podem obter orientação na Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, no telefone (63) 3218-2677 ou via e-mail: [email protected]. Para mais informações sobre a Área de Proteção Ambiental e o Parque Estadual do Jalapão entre em contato no (63) 3534-1072.

 

*Com informações do Governo do Tocantins

 

 

 

Comentários

comentários