Itaperúzinho, o peixe-boi resgatado pela equipe da Floresta Nacional de Caxiuanã. O animal vai ser reabilitado em Santarém e depois devolvido à natureza. Foto: Acervo ICMBio


No dia 07/05, servidores da Floresta Nacional de Caxiuanã (PA) resgataram um filhote de peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis). O jovem animal, ferido e sob risco de morte foi encontrado pelos moradores da comunidade Itaperú, que imediatamente entraram em contato com a unidade de conservação. Foi acionado então um bem-sucedido plano de resgate do mamífero, mais tarde apelidado de Itaperúzinho pela comunidade – um filhote macho de aproximadamente 1 mês de idade e 6 kg.

Itaperúzinho foi colocado num tanque improvisado e transportado até o município de Portel, onde recebeu tratamento veterinário. Em seguida, ele foi transportado para Belém e posteriormente para Santarém, onde existe um centro de reabilitação e reintrodução da espécie à natureza.

Este é o segundo resgate de peixe-boi da Amazônia na Floresta Nacional de Caxiuanã. Em 2016, foi resgatada na Vila do Brabo, na comunidade Santo Antônio, uma fêmea chamada Kaluanã. Ela também recebeu os cuidados iniciais da equipe da unidade de conservação e posteriormente seguiu para cuidados veterinários e cuidados necessários para sua reabilitação e posterior devolução a seu habitat natural.

Floresta Nacional de Caxiuanã. Foto: Jorge Evandro Santos Gomes/ICMBio

 

*Com informações da Comunicação do ICMBio

 

 

 

Comentários

comentários