Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri inaugurou o Circuito de Trilhas Ecológicas, no Dia do Voluntariado (05/12). Foto: ICMBio


A comemoração do Dia Internacional do Voluntariado (05/12) na Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri (PA) ocorreu em grande estilo. Além da formatura de novos monitores ambientais voluntários, ainda houve a inauguração do Circuito de Trilhas Ecológicas , composto por 5 cinco trilhas: trilha Paxiúba, Castanheira, Bitoca, Cinzento e Pena Branca. Com níveis de dificuldade que variam entre leve e moderado, o atrativo é opção de turismo para diversos públicos.

Os belos cenários das trilhas – os córregos e igarapés da bacia hidrográfica do rio Itacaiúnas e espécies florestais raras – são enriquecidos pela instalação de travessias suspensas, pontes elevadas, e pontos de parada e contemplação, conferindo às mesmas um tom de aventura tipicamente amazônico. A sinalização das trilhas segue os requisitos constantes no manual oficial do ICMBio.

Também foi desenvolvido um aplicativo de celular, o Trilhas Flona do Tapirapé-Aquiri. Nele é possível observar o detalhamento do circuito, com riquezas de detalhes sobre as trilhas e identificação botânica. O app atualmente está disponível para Android, com previsão de disponibilidade para IOS a partir de janeiro de 2019.

Ano que vem promete mais novidades para os visitantes, como a inauguração da primeira trilha inclusiva do Mosaico Carajás. A instalação de acampamento estilo Camping, equipado com paredes de escaladas e tirolesa também estão no planejamento de 2019, além de estruturação para observação de aves e arvorismo.

 

*Com informações da Comunicação ICMBio

 

 

 

Comentários

comentários