Educação ambiental e condução de grupos de visitação são algumas das atividades que serão desenvolvidas pelos voluntários. Foto: Evandro Rodney


Três das unidades de conservação estaduais de Minas Gerais disponibilizam vagas para voluntários que desejem prestar serviço em ações de educação ambiental e atendimento ao público. São 106 vagas nos Parques Estaduais do Ibitipoca, Sumidouro e Rio Doce, administrados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). As vagas estão distribuídas em turmas ao longo do ano de 2020.

Entre as funções que os voluntários irão desempenhar estão a apoio à recepção e orientação de visitantes nas portarias e Centro de Visitantes dos Parques, monitoramento da visitação e condução de grupos da visitação escolar. Os selecionados também podem desenvolver atividades como organização de banco de imagens, apoio em palestras e outras atividades administrativas.

No Parque Estadual do Ibitipoca (MG), são 21 vagas divididas em 3 turmas entre os meses de março e junho. Cada turma terá 7 voluntários selecionados. A unidade de conservação disponibilizará os alojamentos, porém os voluntários deverão levar alimentação e itens de uso pessoal. As inscrições para a segunda turma podem ser feitas até o dia 30/03 e para a terceira turma, até dia 30/05 . Veja o edital.

Já as 80 vagas para o Parque Estadual do Rio Doce (MG) são distribuídas em 10 turmas de 8 pessoas, que serão selecionadas até dezembro de 2020. Além das atividades junto ao público, os voluntários também irão trabalhar no herbário e no viveiro de mudas da unidade de conservação. Os interessados também terão à disposição alojamentos, mas devem providenciar sua própria alimentação e itens de uso pessoal. Estão abertas as inscrições para a turma que começará o trabalho em dia 06/04. Veja o edital neste neste link.

O Parque Estadual do Sumidouro (MG) disponibiliza 6 vagas para a turma cujo trabalho terá início em 23/03. As inscrições podem ser feitas até o dia 19/03 (quinta-feira). No caso do Parque do Sumidouro, serão priorizados voluntários de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, cidades onde a unidade de conservação está localizada. O edital pode ser visto aqui.

A seleção dos voluntários dá preferência a estudantes universitários nas áreas de turismo, ciências biológicas, da terra, sociais e demais áreas afins às atividades de conservação da biodiversidade. As inscrições podem ser feitas com o envio dos formulários de inscrição aos endereços indicados nos editais ou presencialmente, nas gerências dos Parques.

Os editais com as informações completas dos processos seletivos estão disponíveis na página do IEF na internet, no endereço http://bit.ly/2T63AvK

 

*Com informações do IEF

 

 

 

Comentários

comentários