Área De Relevante Interesse Ecológica Mata De Santa Genebra

De WikiParques
Revisão de 19h01min de 21 de outubro de 2019 por Thedbm (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Introducao=A Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra, mais conhecida popularmente como Mata de Santa Genebra, é uma área de proteção ambient...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

A Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra, mais conhecida popularmente como Mata de Santa Genebra, é uma área de proteção ambiental localizada no bairro Bosque de Barão Geraldo, no distrito de Barão Geraldo, no município de Campinas, no estado de São Paulo, no Brasil. O bioma predominante é o Cerrado e a Mata Atlântica.

A Mata de Santa Genebra é um pedaço remanescente de Mata Atlântica. Seus limites ocidentais marcam também a divisa de municípios entre Campinas e Paulínia. É a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas, com uma área de 251,77 hectares, altitude média de 670 metros e temperatura média de 20,6°C. É uma floresta estacional semidecídua, declarada ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) pelo Governo Federal em 1985.



Área De Relevante Interesse Ecológica Mata De Santa Genebra
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Sao Paulo
Município: Campinas (SP), Paulínia (SP)
Categoria: Área de Relevante Interesse Ecológico
Bioma: Mata Atlântica
Área: 251,77 hectares
Diploma legal de criação:
Coordenação regional / Vinculação: UC com gestão compartilhada entre o ICMBio e a prefeitura de Campinas-SP, representada pela FJPO - Fundação José Pedro de Oliveira.
Contatos: http://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/

Localização

Rua Mata Atlântica, 447, Bairro Bosque de Barão, Barão Geraldo, Campinas, SP. CEP: 13082-755 

Como chegar

Ingressos

Visitação permanente todo último domingo do mês, das 9 às 12h. Esporadicamente, trilha noturna, em noite de lua cheia. Mediante prévia marcação, recebe escolas e demais entidades de ensino de segunda a sexta-feira. 

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza. 

Histórico

No final do século XIX, a área conhecida hoje como Mata de Santa Genebra pertencia à Fazenda Santa Genebra, de propriedade do Barão Geraldo de Resende, à época uma fazenda modelo de produção de café. No final de sua vida, por dificuldades financeiras, Barão Geraldo teve sua fazenda leiloada e, já no início do século XX, a área passou a ser administrada por José Pedro de Oliveira. Em 1981, José Pedro doou a Mata de Santa Genebra ao município de Campinas, com o desejo de que fosse conservada.

A Mata foi tombada como Patrimônio Natural do estado de São Paulo e de Campinas, em 1983 e 1992, respectivamente. Em 1985, foi declarada Área de Relevante Interesse Ecológico Federal.

Sua gestão é compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira, órgão da administração indireta da Prefeitura de Campinas, e o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

Atrações

Trilhas, Borboletário.

Aspectos naturais

Relevo e clima

As formas predominantes do relevo são convexas, porém muito suavizadas e com rampas extensas, cujas declividades raramente ultrapassam 7%. A altitude vai de 585 a 615 m. (IGC - Instituto Geográfico e Cartográfico-SP). Essas condições são propícias ao desenvolvimento de solos profundos e maduros, especialmente se se considerar o tempo geológico extenso nas regiões tropicais úmidas, garantindo uma intensa transformação dos materiais superficiais, que conduz à individualização de latossolos. As pequenas áreas de topografias mais baixas são aquelas decorrentes da incisão da rede de drenagem, que promove o rejuvenescimento do relevo, em cujas cercanias podem instalar-se processos de alteração do solo pela ação da água, nas dependências das flutuações do lençol freático. 

Fauna e flora

Quanto à fauna, a Mata de Santa Genebra é refúgio para uma grande diversidade de espécies de animais, algumas sob risco de extinção no estado de São Paulo, como o gato-do-mato-pequeno e a onça Parda. Na lista descrita em seu Plano de Manejo, foram identificadas 17 espécies de anfíbios, 36 de répteis, 214 de aves e 50 de mamíferos.

Já com relação à flora, a Mata de Santa Genebra é classificada como um remanescente da Mata Atlântica do interior, tecnicamente chamada de Floresta Estacional Semidecidual. Esse tipo de floresta, que cobria a maior parte do estado de São Paulo até meados do século XIX, hoje é uma das mais devastadas do país. Com uma área de 251,77 hectares, a Mata de Santa Genebra é o maior fragmento de floresta nativa de Campinas, e abriga aproximadamente 660 espécies de plantas, algumas sob risco de extinção no país, como a palmeira-juçara e a canela-sassafrás.

Problemas e ameaças

Fontes

Folheto da ARIE Mata de Santa Genebra; http://sistemas.mma.gov.br/