Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais

De WikiParques
Revisão de 19h21min de 27 de dezembro de 2016 por Ferreira (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais no Blog do WikiParques


Carregando mapa...
Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Pernambuco
Município: Tamandaré (PE), Barra de Santo Antônio (AL), Japaratinga (AL), Maceió (AL), Maragogi (AL), Passo de Camaragibe (AL), Porto Calvo (AL), Porto de Pedras (AL), São Luís do Quitunde (AL), São Miguel dos Milagres (AL), Paripueira (AL), Rio Formoso (PE), São José da Coroa Grande (PE), Barreiros (PE)
Categoria: Área de Proteção Ambiental
Bioma: Marinho Costeiro
Área: 404.279,93 hectares
Diploma legal de criação: Dec nº 5976 de 23 de outubro de 1997
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

CR6 -Cabedelo

Contatos: Gestor da Unidade: Paulo Roberto Correa de Sousa Juniot

Endereço da Unidade: Rua Samuel Hardman s/n
CEP: 55578000
Bairro: Centro
UF: PE
Cidade: Tamandaré
Site: http://www.icmbio.gov.br/apacostadoscorais/
Telefone: (81) 36761310, (81) 36762357
E-mail: marcelo.francozo@icmbio.gov.br, pedro.lins@icmbio.gov.br, paulo.junior@icmbio.gov.br

Localização

A APA Costa do Corais está localizada no Nordeste do Brasil, litoral sul de Pernambuco e litoral norte de Alagoas, entre os municípios de Tamandaré (PE) e Maceió (AL). A sede da UC fica em Tamandaré no Centro de Gestão e Pesquisa de Recursos Pesqueiros do Nordeste - CEPENE, além disso temos uma Base Avançada em Barra de Santo Antonio e uma Base Avançada do Centro de Mamíferos Aquáticos - CMA em Porto de Pedras (AL), que trabalha em total consonância com a APACC.

Rua Samuel Hardman, s/n – centro, Tamandaré/PE – CEP: 55.578-000

Como chegar

Intinerário geral: a partir de Maceió o principal acesso é pela estrada que acompanha o litoral, AL 101. Saindo de Recife a principal via é pela BR 101 entrando na PE 060 em Cabo de Santo Agostinho. Há também a possibilidade de acessar a PE 060 por duas outras vias, ambas pedagiadas: a estrada do Paiva (seguindo por Jaboatão dos Guararapes, e a PE 009 vai da BR 101 (km 13) até Porto de Galinhas, passando por Suape. Para quem vem do interior do pais, é possível chegar a APA a partir da BR 101.

Ingressos

A APA Costa dos Corais é de livre acesso

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Conforme decreto de criação s/n de 23.10.1997 os objetivos da APA Costa dos Corais são:

  • Garantir a conservação dos recifes coralígenos e de arenito, com sua fauna e flora;
  • Manter a integridade do habitat e preservar a população do peixe-boi marinho (Trichechus manatus);
  • Proteger os manguezais em toda a sua extensão, situados ao longo das desembocaduras dos rios, com sua fauna e flora;
  • Ordenar o turismo ecológico, científico e cultural, e demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental; e,
  • Incentivar as manifestações culturais e contribuir para o resgate da diversidade cultural regional.

Histórico

A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais foi criada em 1997, ano internacional dos recifes de corais, quando foi realizado um evento internacional sobre o tema em Tamandaré/PE. A existência de recifes de corais é uma das principais características da unidade, garantindo uma alta biodiversidade representada por diversos grupos marinhos com algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos, mamíferos aquáticos e outros, e ainda inclui a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção como o peixe-boi marinho, tartarugas e baleias.

A APA foi criada exclusivamente em áreas de sob o domínio da União e APPs (Áreas de Preservação Permanente), representada pelos manguezais. Envolve dois estados, onde vivem aproximadamente 200 mil pessoas, muitas delas dependem diretamente do uso dos recursos naturais da unidade como o turismo e a pesca artesanal.

Em 2011 foi criado o seu Conselho Consultivo, que tem com função contribuir com a gestão da APA, ele é constituído por 52 instituições e é o principal espaço de participação social dos atores que tem alguma forma de intervenção na unidade.

No início de 2013, após um amplo processo de participação, foi aprovado o Plano de Manejo da Unidade, onde está estabelecido, entre outras coisas, o seu zoneamento e seus principais programas de ação.

Atrações

Passeio às piscinas naturais

Os passeios às piscinas naturais (recifes costeiros) estão autorizados pela APA Costa dos Corais nos municípos de Paripueira e Maragogi. Fique atento às regras de uso, por exemplo, há que se respeitar os horários de maré seca, sendo que não é permitido passeios com maré mínima igual ou superior a 0,7.

Trilha do Peixe-boi do Rio Tatuamunha

Duração: cerca de 1h30min
Grau de dificuldade: baixo
Características da trilha: contato com rio e manguezal, observação das espécies da flora e fauna local, em especial o peixe-boi; começa com uma pequena caminhada numa ponte estreita sobre o manguezal (15min) e continua com tranquilo passeio de jangada pelo rio com 3 paradas: para ver o peixe-boi (15min), para entrar numa camboa do manguezal (30min) e para pisar na pedra do mero dentro do rio (30min).
Restrições: antes da trilha, favor verificar regras específicas da Zona do Peixe-boi no Plano de Manejo da APA Costa dos Corais, disponível no mural da Associação.
Dicas: se tiver medo de se equilibrar na ponte, vá de mãos-dadas; na jangada, use colete salva-vidas. E fotografe tudo, seu passeio será inesquecível!
Contatos: Associação dos Condutores de Turismo de Observação de Peixes-Bois Marinhos - (82) 3298-6247

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

Página do ICMBio
Página UC
Plano de Manejo