Área de Proteção Ambiental Vale do Morro da Torre

De WikiParques
Revisão de 19h26min de 13 de março de 2018 por Heldernunes (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Introducao=A Área de Proteção Ambiental Vale do Morro da Torre – APA VMT (Figura 1) é a segunda maior área protegida de Três Rios. A Unidade de Conservação ...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

A Área de Proteção Ambiental Vale do Morro da Torre – APA VMT (Figura 1) é a segunda maior área protegida de Três Rios. A Unidade de Conservação de Uso Sustentável foi criada pelo Decreto n.º 4.601, de 15 de fevereiro de 2012, sendo localizada em área majoritariamente urbana no município de Três Rios, centro-sul do Estado do Rio de Janeiro, possuindo uma área de 4.236 hectares e perímetro de 29.882 metros. Sua criação teve como objetivo a preservação e conservação dos recursos da área, seus recursos naturais, sua flora e sua fauna. Tais patrimônios naturais estão sob forte pressão antrópica advinda da intensa expansão urbana.



Área de Proteção Ambiental Vale do Morro da Torre
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Rio de Janeiro
Município: Três Rios (RJ)
Categoria: Área de Proteção Ambiental
Bioma: Mata Atlântica
Área:
Diploma legal de criação: Decreto Municipal nº 4.601, de 15 de fevereiro de 2012.
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Três Rios
Contatos: 24-22552323/ meioambiente@tresrios.rj.gov.br

Localização

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Histórico

Na APA Vale do Morro da Torre, ainda existem algumas edificações remanescentes dos usos anteriores da localidade, como algumas fazendas e pequenas propriedades rurais. De acordo com Barbosa (2017), na área existe um condomínio residencial, a Fazenda Boa Vista, com aproximadamente 2,17 km², sendo que outro condomínio residencial sendo construído pelo mesmo proprietário, que permite acesso às torres de telefonia e rádio. A área, mesmo antes da criação da APA, sempre foi utilizada por visitantes, que realizam trilhas com o objetivo de contemplar as belezas naturais do local, assim como para chegar a um dos topos, onde é possível visualizar uma bela vista da cidade de Três Rios. Esse topo principal possui aproximadamente 655 metros de elevação, onde estão localizadas diversas torres de comunicação, que dão origem ao nome da unidade. Em razão de seus belos atrativos cênicos e ecológicos e também pelo fato da APA estar localizada nas proximidades de centro urbano, é cada vez mais necessário um plano emergencial que versará sobre sua utilização pública e sua ordenação, visto que a unidade de conservação passa por forte pressão antrópica. Maior ordenação, uma listagem de atividades permitidas na unidade e planos de divulgação acarretarão um maior envolvimento e visitação da população com a unidade de conservação, proporcionando, portanto, maior sensibilização ambiental.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes