Mudanças entre as edições de "Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guarairas"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
Linha 22: Linha 22:
 
|Geography and climate=Relevo plano (tabuleiros) e clima tropical úmido.
 
|Geography and climate=Relevo plano (tabuleiros) e clima tropical úmido.
 
|Fauna and flora=A Fauna e a Flora da APA Bonfim-Guarairas é bastante diversificada, pois a Unidade apresenta áreas de Manguezal, Tabuleiros Costeiros, fragmentos de Mata Atlântica, Praias, Rios e Lagoas. Sendo assim, a fauna e a flora desta APA é variável de acordo com o ambiente visitado ou estudado.
 
|Fauna and flora=A Fauna e a Flora da APA Bonfim-Guarairas é bastante diversificada, pois a Unidade apresenta áreas de Manguezal, Tabuleiros Costeiros, fragmentos de Mata Atlântica, Praias, Rios e Lagoas. Sendo assim, a fauna e a flora desta APA é variável de acordo com o ambiente visitado ou estudado.
|Threats and problems=Diversos conflitos de uso e ocupação em área de Manguezal, praias (terras da União); lagoas (áreas de preservação permanente); desmatamento (fragmentos de vegetação nativa) e extração mineral irregular (principalmente retirada de argila e areia).
+
|Threats and problems=Diversos conflitos de uso e ocupação em área de Manguezal (carcinicultura), praias (terras da União); dunas (intenso tráfego de veículos); lagoas (áreas de preservação permanente); desmatamento (fragmentos de vegetação nativa) e extração mineral irregular (principalmente retirada de argila e areia).
 
}}
 
}}

Edição atual tal como às 14h06min de 16 de outubro de 2014



http://adcon.rn.gov.br/ACERVO/idema/DOC/DOC000000000014390.PDF

Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guarairas
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Rio Grande do Norte
Município: São José de Mipibú; Nísia Floresta; Arez, Senador Georgino Avelino e Tibau do Sul
Categoria: Área de Proteção Ambiental
Bioma: Mata Atlântica
Área: 42.000 ha
Diploma legal de criação: Decreto Estadual n° 14.369 de 22 de Março de 1999.
Coordenação regional / Vinculação: Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA/RN
Contatos: (84) 3232-1981

(84) 3232-1992 apabonfimguaraira@hotmail.com

Localização

Municípios de São José de Mipibú; Nísia Floresta; Arez, Senador Georgino Avelino e Tibau do Sul.

Como chegar

Principal via é a BR 101 e a RN 063 (Rota do Sol).

Ingressos

Não há "entrada para visitantes".

Onde ficar

Todas as sedes dos 06 (seis) municípios envolvidos com a Unidade de Conservação possuem hospedagem, em geral pousadas. As praias destes municípios também possuem meios de hospedagem, sendo estes um pouco mais sofisticados.

Objetivos específicos da unidade

Proteger e ordenar os usos nas dunas (móveis e fixas); lagoas, rios e demais recursos hídricos, bem como os fragmentos de Mata Atlântica existentes.

Histórico

Atrações

A APA Bonfim-Guarairas possui dezenas de praias, dotadas de barracas de atendimento aos visitantes. As dunas são de livre acesso, devendo ser objeto de regulamentação quanto ao tráfego de veículos. As falésias também são de livre acesso, sendo utilizadas como "mirantes naturais". Na referida Unidade também há diversas lagoas de águas cristalinas, em especial a Lagoa do Bonfim, Boágua, Lagoa do Urubu, Lagoa de Arituba e a Lagoa do Carcará. Todas elas dotadas de bares e restaurantes. A Laguna de Guarairas é outro atrativo, pois oferece banho de mar, com a presença constante de golfinhos. Além destes há outros atrativos menos conhecidos, mas de elevada beleza cênica.

Aspectos naturais

Praias, lagoas, dunas, falésias, fragmentos de Mata Atlântica e diversas trilhas.

Relevo e clima

Relevo plano (tabuleiros) e clima tropical úmido.

Fauna e flora

A Fauna e a Flora da APA Bonfim-Guarairas é bastante diversificada, pois a Unidade apresenta áreas de Manguezal, Tabuleiros Costeiros, fragmentos de Mata Atlântica, Praias, Rios e Lagoas. Sendo assim, a fauna e a flora desta APA é variável de acordo com o ambiente visitado ou estudado.

Problemas e ameaças

Diversos conflitos de uso e ocupação em área de Manguezal (carcinicultura), praias (terras da União); dunas (intenso tráfego de veículos); lagoas (áreas de preservação permanente); desmatamento (fragmentos de vegetação nativa) e extração mineral irregular (principalmente retirada de argila e areia).

Fontes