Área de Proteção Ambiental de Cananéia-Iguape-Peruíbe

De WikiParques
Revisão de 18h50min de 3 de outubro de 2017 por Ferreira (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades da Área de Proteção Ambiental de Cananéia-Iguape-Peruíbe no Blog do WikiParques


Área de Proteção Ambiental de Cananéia-Iguape-Peruíbe
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Sao Paulo
Município: Cananéia (SP), Iguape (SP), Ilha Comprida (SP), Itariri (SP), Miracatu (SP), Peruíbe (SP)
Categoria: Área de Proteção Ambiental
Bioma: Marinho Costeiro
Área: 202.307, 8200 hectares
Diploma legal de criação: Decreto nº 90.347, de 23 de outubro de 1984 (Criação)

Decreto nº 91.982, de 06 de novembro de 1985 (Ampliação)

Coordenação regional / Vinculação: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

CR8 - Rio de Janeiro

Contatos: Gestor: Màrcio Luiz Barragana Fernandes

Endereço: Rua da Saudade, nº 350
CEP: 11920000
Bairro: Canto do Morro
UF: SP
Cidade: Iguape
Site: ICMBio
Telefone: (13) 38412692, (13) 38415312
'E-mail: eliel.souza@icmbio.gov.br

Localização

Como chegar

Ingressos

A unidade de conservação (UC) é de uso sustentável e livre para circulação de pessoas. Período para a visitação é de segunda às sextas, de 09h00 às 16h00

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

O Art. 2º do decreto de criação da Área de Proteção Ambiental de Cananéia-Iguape-Peruíbe, especifica quais são os principais objetos de proteção em seu território: "(...)além de possibilitar, às comunidades caiçaras, o exercício de suas atividades, dentro dos padrões culturais estabelecidos historicamente, e de conter a ocupação das encostas passíveis de erosão, tem por objetivo proteger e preservar: a) - Os ecossistemas, desde os manguezais das faixas litorâneas, até as regiões de campo, nos trechos de maiores altitudes; b) - as espécies ameaçadas de extinção; c) - as áreas de nidificação de aves marinhas e de arribação; d) - os sítios arqueológicos; e) - os remanescentes da floresta atlântica; f) - a qualidade dos recursos hídricos."

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

Devido à sua extensão, possui uma grande variedade de ambientes do domínio atlântico, onde são encontradas cerca de 1200 espécies de plantas e várias fisionomias de vegetação. A vegetação característica compõe-se de floresta ombrófila densa, ocupando as encostas dos morros e a serra, e de formações pioneiras tanto de influência marinha (restinga), como de influência fluviomarinha arbórea (mangue), ocupando a faixa litorânea. Em uma descrição mais detalhada, podemos encontrar vegetação de dunas, brejos de água doce/salobra, manguezais e ambiente lagunar, florestas permanentemente e periodicamente inundadas,extensas florestas de restinga, floresta pluvial tropical da planície litorânea, floresta montana, floresta nebulosa e campos de altitude. De acordo com os documentos produzidos para subsidiar o Plano de Gestão da Área de Proteção Ambiental de Cananéia-Iguape-Peruíbe em 1996, estudos de diversos autores (Barros 1991, Grande e Lopes 1981, Kirizawa et al. 1992, Araújo e Henriques 1984) demostraram que a composição florística e a estrutura das floresta sobre restinga e florestas montana presentes na APA, são únicas.

Relevo e clima

Fauna e flora

Flora

As espécies características da formação florestal (apesar de não necessariamente endêmicas) são: leiteiro (Brasimopsis lactescens), figueira (Ficus spp.), caxeta (Tabebuia cassinoides), guapuruvu (Schyzolobium parahyba), cedro (Cedrela fissilis), canela-branca (Ocotea teleiandra) e palmito (Euterpe edulis), entre outras. Com relação às Formações Pioneiras as espécies mais freqüentes da restinga são: pirix (Iresine portulacoides), pinheirinho-da-praia (Remirea maritima), picão-da-praia (Adcicarpha spathulata), capim-da-praia (Stenotaphrum secundatum), grama-da-praia (Sporobolus virginicus), gramínea-marinha (Spartina ciliata) e capim-da-praia (Panicum racemosum); e as espécies características dos mangues são mangue-vermelho (Rhizophora mangle), mangue-branco (Laguncularia racemosa, Avicennia shaueriana e Spatina sp).

Fauna

Jaó-do litoral (Crypturellus noctivagus), Mico-leão-da-cara-preta (Leontopithecus caissara), Papagaio-de-cara-roxa (Amazona Brasiliensis')

Problemas e ameaças

Fontes