Área de Proteção Ambiental de Murici

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades da Área de Proteção Ambiental de Murici no Blog do WikiParques



Área de Proteção Ambiental de Murici
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Alagoas
Município: Branquinha (AL), Colônia Leopoldina (AL), Flexeiras (AL), Ibateguara (AL), Joaquim Gomes (AL), Messias (AL), Murici (AL), Novo Lino (AL), São José da Laje (AL), União dos Palmares (AL)
Categoria: Área de Proteção Ambiental
Bioma: Mata Atlântica
Área: 116.100 hectares
Diploma legal de criação: Lei Estadual nº 5.907/1997
Coordenação regional / Vinculação:

Gestor: Ykson Teotônio de Emery
Endereço: Av. Major Cícero de Goes Monteiro, 2197
CEP: 57017320
Bairro: Mutange
UF: AL
Cidade: Maceió
Site:
Telefone: (82) 33151732, (82) 33151747
E-mail: yksonemery@hotmail.com

Contatos:

Localização

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

1. Assegurar as condições naturais de reprodução da flora e da fauna nativas; 2. Proteger o ecossistema e os seres humanos dos efeitos negativos da poluição e da degradação ambiental originados de quaisquer fontes; 3. Possibilitar o desenvolvimento harmônico na região sem prejuízo dos recursos ambientais especialmente protegidos pela legislação; 4. Resguardar a vegetação natural e a flora característica inclusive toda a população da fauna protegendo sua função científica, relevância ecológica, econômica e paisagística; 5. Compatibilizar a ocupação antrópica com a proteção ao meio ambiente local.

Histórico

No local, encontra-se encravada a Estação Ecológica de Murici com uma área de 96.466 ha de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Por todo esse conjunto de cenários e paisagens naturais a área foi inserida na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), ganhando o status de Patrimônio da Humanidade concedido pela UNESCO.

Atrações

Aspectos naturais

A cobertura vegetal apresenta fisionomias diversas da tipologia da Floresta Ombrófila, com aspectos denso e aberto.

Relevo e clima

Incorporando áreas de domínio às bases da Escarpa Cristalina Oriental do Planalto da Borborema a um nível de 500 metros acima do mar, podemos destacar as serras do Ouro, dos Frios, Azul, da Palha, dentre outras.

A hidrografia é rica na região, onde ocorrem os rios Jacuípe, Camaragibe, Seco, Porto Velho, Branco, Riacho Galho do Meio, Riacho Sueca que formam a hidrografia da região, possibilitando várias quedas d’água, tendo como destaque as cachoeira da Catita, em Ibateguara e a da Tiririca, em Murici, representando pontos potenciais ao ecoturismo na região.

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Entre os principais problemas estão o desmatamento, queimadas, caça e pesca predatórias, deposição inadequada de resíduos sólidos e efluentes.

Fontes

Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL)

CNUC