Área de Relevante Interesse Ecológico de Itapebussus

De WikiParques
Revisão de 21h59min de 19 de março de 2019 por DudaMenegassi (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Introducao=A ARIE de Itapebussus está localizada no município de Rio das Ostras, no litoral fluminense. A UC está inserida em um setor de grande importância biol...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

A ARIE de Itapebussus está localizada no município de Rio das Ostras, no litoral fluminense. A UC está inserida em um setor de grande importância biológica, pois representa uma das principais áreas de endemismo para tetrápodes em restingas. Além disso, protege ecossistemas de Manguezal, Restinga e Mata Atlântica de Tabuleiro.



Área de Relevante Interesse Ecológico de Itapebussus
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Rio de Janeiro
Município: Rio das Ostras (RJ)
Categoria: Área de Relevante Interesse Ecológico
Bioma: Marinho Costeiro
Área: 986,76 hectares
Diploma legal de criação: Criada pelo Decreto Municipal n°038/2002, de 13 de junho de 2002.
Coordenação regional / Vinculação: Prefeitura de Rio das Ostras
Contatos:

Localização

A ARIE de Itapebussus está localizada no limite entre os municípios de Macaé e Rio das Ostras (22°29'1.09"S, 41°53'52.66"O).

Como chegar

Ingressos

Não há cobrança de ingressos.

Onde ficar

Há inúmeras opções de hospedagem em Rio das Ostras e Macaé.

Objetivos específicos da unidade

Dentre os objetivos que motivaram sua criação estão a capacidade e o potencial desta região em servir de refúgio para espécies raras da fauna e da flora ali existentes e a relação íntima dessas espécies com seus sistemas lagunares (lagoas Salgada, Itapebussus e Margarita).

Histórico

Atrações

As praias da ARIE são os principais atrativos buscados pelos visitantes, como a praia de Itapebussus, das Areias Monazíticas e da Glória.

Aspectos naturais

A Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) de Itapebussus é formada por vegetações características do município e da Região: Manguezal, Restinga e Mata Atlântica de Tabuleiro (topografia plana em grandes extensões e baixa altitude).

Três lagoas podem ser encontradas dentro dos limites da ARIE. Posicionada mais ao sul e cercada por moitas de vegetação de restinga encontra-se a Lagoa Salgada. Na região central, formada pelo barramento de sua foz, é possível localizar a Lagoa de Itapebussus. Inserida dentro da fazenda Itapebussus, esta lagoa é cercada de vegetação de restinga, manguezais e por áreas revestidas de pasto. Localizada mais ao norte, a Lagoa Margarita é cercada por vegetação de restinga e fragmentos de mata semidecidual.

Relevo e clima

Geomorfologicamente, o município de Rio das Ostras se enquadra nas planícies quaternárias de áreas planas e baixas do MLBC. O trecho entre Macaé e Cabo Frio é marcado por afloramentos de rochas cristalinas e depósitos quaternários conspícuos nos vales dos rios Macaé e São João. A região em que a ARIE de Itapebussus está inserida é constituída por planícies costeiras de amplitudes topográficas inferiores a 20 m e colinas niveladas de baixa amplitude de relevos em cotas que variam entre 40 e 100m de altitude.

Fauna e flora

De uma maneira geral, a ARIE de Itapebussus é composta por formações arbustivas abertas na porção sul e em toda a extensão do pós-praia. Fragmentos de mata semidecidual podem ser encontrados nas encostas dos morros e no topo das colinas, sendo a principal formação no interior da ARIE. Os manguezais estão associados as lagoas, em especial, a lagoa de Itapebussus.

A ARIE de Itapebussus é habitat de espécies de flora e fauna em risco de extinção, como a planta de restinga Jacquínia e o sabiá da praia, o Mimus Gilvus, ambos na lista dos ameaçados. De acordo com o plano de manejo da ARIE de Itapebussus, das espécies vegetais ocorrentes, 14 estão incluídas em pelo menos uma das listas de probabilidade de extinção.

As tartarugas marinhas (Caretta caretta) são comuns na costa de Rio das Ostras e podem ser encontradas na ARIE de Itapebussus, assim como o cágado de água doce (Acanthochelys radiolata), espécie característica de restinga e mata de baixada e presumivelmente ameaçada no Estado do Rio de Janeiro. A área abriga também anfíbios e répteis e, embora nenhuma das espécies registradas esteja incluída entre a fauna considerada ameaçada, a presença de anfíbios torna relevante a preservação.

Problemas e ameaças

Especulação imobiliária

Fontes

https://riodasostrasjornal.blogspot.com/2010/12/unidade-de-conservacao-de-rio-das.html


http://ppgciac.macae.ufrj.br/images/Disserta%C3%A7%C3%B5es/Daniel_dos_Santos_Almada.pdf