Reserva Extrativista Chapada Limpa

De WikiParques
Revisão de 23h03min de 10 de julho de 2019 por Catharina (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

== A Reserva Extrativista Chapada Limpa é uma unidade de conservação federal do Brasil categorizada como reserva extrativista. Foi criada por Decreto Presidencial em 26 de setembro de 2007 e possui uma área de 11.971 hectares localizada no município de Chapadinha, na região do rio Munim, no estado do Maranhão.

 A área possui extrema importância para a sobrevivência de diversos seres vivos, por ser uma área de transição entre cerrado, caatinga e região Amazônica.
 Coordenadas: 3º 56' 25" S 43º 30' 53" O



Reserva Extrativista Chapada Limpa
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Maranhao
Município: Chapadinha
Categoria: Reserva Extrativista
Bioma: Cerrado
Área: 11.971,00 hectares
Diploma legal de criação: Dec s/nº de 26 de setembro de 2007
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

CR5 – Parnaíba

Contatos: Telefones: (86) 3321.1615/ 3323.9821

Localização

Rua Merval Veras, nº 80, Bairro Nossa Senhora do Carmo, Parnaíba/PI - 64.200-030

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

O objetivo da reserva é proteger o modo de vida dos extrativistas e população tradicional, além do uso sustentável do cerrado.Também busca pôr fim a um longo período de tensão social na região, entre fazendeiros e camponeses.

Histórico

Em janeiro de 2006, o Ibama recebeu um abaixo-assinado da associação comunitária do Povoado do Juçaral, que deu início à solicitação de criação desta unidade de conservação. O Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável (CNPT) realizou várias visitas técnicas na região, para elaborar os estudos necessários que caracterizassem o potencial da área em se tornar uma unidade de conservação. Estes estudos apontaram a adequação sócio-ambiental da área para se tornar uma reserva extrativista. Então foi a reserva foi criada por decreto federal assinada pelo presidente Lula em 26 de setembro de 2007.

 A Reserva Extrativista Chapada Limpa é a quinta reserva extrativista do estado do Maranhão e a primeira no bioma cerrado dentro do estado.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/cerrado/unidades-de-conservacao-cerrado/2103-resex-chapada-limpa

https://pt.wikipedia.org/wiki/Reserva_Extrativista_Chapada_Limpa

http://redecerrado.blogspot.com/2007/10/cerrado-ganha-primeira-reserva.html

==