Estação Ecológica da Guanabara

De WikiParques
Revisão de 16h28min de 26 de julho de 2016 por Sabrina Rodrigues (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar




Estação Ecológica da Guanabara
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Rio de Janeiro
Município: Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo.
Categoria: Estação Ecológica
Bioma: Mata Atlântica
Área: 1.936,23 hectares
Diploma legal de criação: Decreto s/nº de 15 de fevereiro de 2006.
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.
Contatos: Unidade de Conservação:

Endereço: Rodovia BR 493 Km 12,8 Vale das Pedrinhas - Vale das Pedrinhas - Guapimirim/RJ CEP: 25.940-000

E-mail: 1. mauricio.muniz@icmbio.gov.br

Telefone: 1. (21) 2633-0079

Localização

Entre a latitude 22°41'16,70”S e 22°44'44,412”S, e a longitude 43°1'23,022” W e 43°1'51,672”W.

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

No entorno da região da unidade de conservação existem vários hotéis e pousadas.

Objetivos específicos da unidade

Preservação dos remanescentes de manguezal da Baía da Guanabara e sua fauna e flora associada, bem como a realização de pesquisas científicas.

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

A EE da Guanabara fica localizada no território fluminense, em região de baixadas, que são formadas por sedimentos flúvio-marinhos, derivados de deposições em grande parte vindas das regiões serranas. Os sedimentos flúvio-marinhos constituem uma interdigitação de depósitos fluviais e marinhos regressivos holocênicos. Litologicamente são constituídos de sedimentos finos, síltico-argilosos ou argilo-sílticos, ricos em matéria orgânica. Geneticamente os sedimentos flúvio-marinhos correspondem à ambiente de planície de maré e progradação de litoral, em regime estuarino, servindo como substrato para o desenvolvimento do ecossistema de manguezais.

O clima é tropical. A Região em que está inserida a Estação Ecológica apresenta, devido aos seus fatores geográficos, uma área com alta pluviosidade.

Fauna e flora

A Esec da Guanabara abriga espécies comuns em manguezais como Peixes: tainha (Mugil spp.), carapeba (Diapterus, sp. Eugerres sp.); Crustáceos: siris (Callinectes spp.), camarões de água doce e salgada (Macrobrachium sp., Penaeus spp.); e Plâncton de origem eminentemente marinha. Crustáceos Decápodos: Siris (Callinectes spp.), camarões de água doce (Macrobrachium sp.) e salgada (Penaeus spp.), e particularmente caranguejos do gênero Uca spp., moluscos bivalvos: (Venus spp., Anomalocardia brasiliana, Crassostrea spp., Arca sp.; Tagelus plebeius, Iphigenia brasiliana); e conta ainda com a presença de diversas aves, principalmente garças, gaivotas, gaviões e socós que buscam alimentos nos bancos expostos na maré baixa.

Das espécies vegetais registradas na área da EE da Guanabara, as três espécies típicas de manguezal ocorrentes, Rhizophora mangle, Avicennia schaueriana e Laguncularia racemosa, podem ser apontadas como endêmicas desse tipo de ecossistema.

Problemas e ameaças

Pesca irregular dentro dos limites da UC, coleta de caranguejo em período de defeso e desmatamento de madeira de mangue para confecção de currais de pesca.

Fontes

http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/marinho/unidades-de-conservacao-marinho/2250-esec-da-guanabara

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=263

Plano de Manejo: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades coservacao/contextualiza%C3%A7%C3%A3o_ga.pdf