Mudanças entre as edições de "Estação Ecológica de Angatuba"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 1: Linha 1:
 
{{Parks
 
{{Parks
 
|Introducao=A Estação Ecológica de Angatuba foi criada em 1985 e possui 1.394 hectares de extensão. O seu território abriga uma zona de encontro entre o Cerrado e a Mata Atlântica, com rica diversidade. Já foram registradas mais de 257 espécies de vegetais na UC.
 
|Introducao=A Estação Ecológica de Angatuba foi criada em 1985 e possui 1.394 hectares de extensão. O seu território abriga uma zona de encontro entre o Cerrado e a Mata Atlântica, com rica diversidade. Já foram registradas mais de 257 espécies de vegetais na UC.
 +
|Map={{#display_map:|center=-23.41206176415268, -48.34943950000002
 +
|zoom=13
 +
|type=satellite
 +
|fusiontables=1eWnNkLr4arZjJkEgEJQHpArwu5O_c7FxgYV8uhmN}}
 
|Administration=Estadual
 
|Administration=Estadual
 
|State=Sao Paulo
 
|State=Sao Paulo

Edição das 16h28min de 25 de abril de 2017

A Estação Ecológica de Angatuba foi criada em 1985 e possui 1.394 hectares de extensão. O seu território abriga uma zona de encontro entre o Cerrado e a Mata Atlântica, com rica diversidade. Já foram registradas mais de 257 espécies de vegetais na UC.


Carregando mapa...
Estação Ecológica de Angatuba
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Sao Paulo
Município: Angatuba, Guareí
Categoria: Estação Ecológica
Bioma: Cerrado
Área: 1.394,15 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Estadual n° 23.790, de 13 de agosto de 1985.
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Florestal de São Paulo
Contatos: Gestora: Bárbara H. S. Prado

Endereço: Rodovia SP-268, km 06. Estrada Vicinal João Ciriaco Ramos. Bairro da Conquista CEP: 18200-000 Caixa Postal: 143

Telefone: (15) 3271-3866

E-mail: barbara@if.sp.gov.br

Localização

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Proteger e conservar a biodiversidade existente, assim como os recursos genéticos que dispõe, garantindo a sua integralidade; Desenvolver a pesquisa científica voltada aos métodos de controle e de supressão do Pinus nas áreas nas quais esteja estabelecido ou que apresentem condições favoráveis para germinação de suas sementes; Desenvolver a pesquisa visando subsidiar o monitoramento e a prevenção da ocorrência de espécies potencialmente invasoras que ameacem ecossistemas, habitats ou espécies nativas; Proteger e conservar as populações ameaçadas, em especial de Leontophitecus chrysopygus existentes na UC e na sua área de amortecimento; Proporcionar condições para o desenvolvimento de pesquisas científicas, nas diferentes áreas do conhecimento, de acordo com as prioridades previstas no Plano de Manejo; Propiciar a pesquisa sobre coexistência das áreas naturais da Estação Ecológica de Angatuba e das áreas de reflorestamento da Floresta Estadual de Angatuba, visando o estudo da sustentabilidade e produtividade como um sistema integrado (Floresta de Produção e Unidade de Conservação); Resguardar a qualidade e quantidade das águas, como forma de proporcionar a manutenção da vida aquática e outras relacionadas, dispondo do recurso hídrico como um serviço ambiental oferecido pela Estação Ecológica de Angatuba; Promover a educação ambiental, através de meios adequados para atender o público receptivo, de acordo com o que dispuser o Plano de Manejo; Proporcionar a formação de corredores ecológicos em áreas naturais contíguas a EEcA, visando a melhor conservação da biota; Promover ações de integração com o entorno imediato, assim como, com as lideranças dos municípios integrantes, visando a conservação da Estação Ecológica de Angatuba.

Histórico

Atrações

Cachoeiras; Lagos, lagoas e rios; mirante; caminhada, trekking; observação da fauna e flora silvestre.

  • O Ministério da Saúde recomenda a vacina da febre amarela aos visitantes que forem para a região

Aspectos naturais

A Estação Ecológica de Angatuba está em uma zona de transição entre o bioma Cerrado e Mata Atlântica, apresentando ecossistemas de Floresta Estacional Semidecidual.

A região da Estação Ecológica está inserida na bacia hidrográfica do Alto Paranapanema.

Relevo e clima

Relevo dominado por colinas médias, com altitudes entre 620 e 750 metros.

Solo: Latossol vermelho amarelo, hidromórfico e litossolo.

Clima quente de inverno seco. Temperatura média anual em torno de 19°C, com máximas em janeiro entre 26°C e 30°C e mínimas em julho entre 8°C e 10°C.

Fauna e flora

Flora: Vegetação remanescente de floresta estacional semidecidual em diversos estágios de sucessão, onde se destacam representantes das famílias Myrtaceae, Fabaceae, Lauraceae, Euphorbiaceae, Rutaceae, Rubiaceae, Mimosaceae e Caesalpinaceae. Ao todo, já foram catalogadas na área 257 espécies vegetais.

Problemas e ameaças

Fontes

http://iflorestal.sp.gov.br/areas-protegidas/estacoes-ecologicas/angatuba/

Relatório CNUC - Ministério do Meio Ambiente