Mudanças entre as edições de "Estacão Ecológica do Tripuí"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 1: Linha 1:
 
{{Parks
 
{{Parks
 
|Map={{#display_map:|center=-20.395629, -43.575822
 
|Map={{#display_map:|center=-20.395629, -43.575822
|zoom=15
+
|zoom=16
 
|type=satellite}}
 
|type=satellite}}
 
|Administration=Federal
 
|Administration=Federal

Edição das 22h01min de 20 de junho de 2016



Carregando mapa...
Estacão Ecológica do Tripuí
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Minas Gerais
Município: Ouro Preto (MG)
Categoria: Estação Ecológica
Bioma: Cerrado
Área: 132,0 ha
Diploma legal de criação: Decreto n.° 157 (24/04/1978) e Decreto n.° 21.340 (04/06/1981)
Coordenação regional / Vinculação: Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM
Contatos: .Gerencia da Estação Ecológica do Tripuí,

.Localização: Vale do Córrego Tripuí .Administração: Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM .Telefone: (31) 3334-3775 .Fax: (31) 3344-1863 Informações: Caixa Postal 116 - Ouro Preto, MG

Localização

.Localizado no estado de Minas Gerais , no municipio de Ouro Preto, entre o meridiano 43o 34' 33" Long. W e o paralelo 20o 23' 45" Lat. S.

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

A Estação Ecológica do Tripuí localiza-se no Município de Ouro Preto naBR 356, KM 91, aproximadamente 90km a sudeste de Belo Horizonte, pelas rodovias BR-040 e BR-356, a 4km da cidade de Ouro Preto.

Objetivos específicos da unidade

.Priorizar o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas fundamentais para o manejo e preservação dos recursos naturais da Unidade de Conservação, especialmente o Peripatus acacioi.

.Favorecendo a aplicação de práticas conservacionistas.

.Dotar a E.E.T. de infraestrutura adequada para a execução dos serviços públicos inerentes às suas funções. .Incentivar o interesse público na participação e desenvolvimento de atividades educativas e conservacionistas.

.Programar ações de fiscalização que assegurem o controle e proteção do meio natural.

.Identificar as atividades antrópicas existentes no interior e no entorno da E.E.T.

.Estabelecer normas complementares e procedimentos técnico-administrativos básicos à operacionalização das metas propostas.

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

.Encontra-se entre os ‘Domínios da Floresta Atlântica e dos Cerrados’, apresentando como principais tipos fisionômicos as florestas mesófilas (estacionais semidecíduas), campo limpo e campo sujo de cerrado, vegetação aquática - brejos, lagoa artificial e córregos - e o ‘candeial’, correspondente à formação pioneira de Vanillosmopsis erythropappa, que se estabelece após a perturbação da floresta mesófila.

Relevo e clima

. A Estação Ecológica do Tripuí está inserida em uma região de domínio climático do tipo Subtropical Moderado Úmido, segundo Golfari (l975) e do tipo CWb, segundo a classificação de köppen. Este clima, com precipitações abundantes no verão, cujas médias variam de l450 a l800 mm, aliado ao fator estrutural e litológico, foi o responsável pela conformação do relevo regional e local, caracterizado pelo alto grau de encaixamento da drenagem. As temperaturas são frias com a média anual variando de l7° a l8,5° C, chegando a atingir nos meses mais frios, l3,5° C. Observações locais já registraram índices de temperaturas inferiores a 0° C, com ocorrência de geadas.

Fauna e flora

FAUNA: A estação foi criada para preservar o Peripatus acacioi, raro animal invertebrado, considerado um fóssil vivo, porem encontra-se também cascavel, jararaca, lagarto teiú, ema, seriema, joão-de-barro, anu-preto, curicaca, urubu-caçador, urubu-rei, araras, tucanos, papagaios, gaviões, tatu-peba, tatu-galinha, tatu-canastra, tatu-de-rabo-mole, tamanduá-bandeira, tamanduá-mirim, veado-campeiro, anta, cachorro-do-mato, lobo-guará, jaguatirica e onça-parda.

FLORA: As principais espécies da flora são a Palmeira Imperial, o Cedro, a Embaúba, o Jacarandá e a Candeia.

Problemas e ameaças

Fontes

.Plano de Manejo da Estação Ecológica do Tripuí, vol. I

.Artigo : FLORÍSTICA E FITOSSOCIOLOGIA DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO TRIPUÍ, OURO PRETO, MG