Floresta Estadual José Zago

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades da Floresta Estadual José Zago no Blog do WikiParques



Floresta Estadual José Zago
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Rio de Janeiro
Município: Trajano de Moraes (RJ)
Categoria: Floresta
Bioma: Mata Atlântica
Área: 29 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Estadual n° 45.543, de 13 de janeiro de 2016
Coordenação regional / Vinculação: INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Contatos:

Localização

A Floresta Estadual José Zago está totalmente inserida no município de Trajano de Moraes, na Região Serrana Fluminense, em área sob o domínio da Mata Atlântica.

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

O incentivo à pesquisa científica integra um dos objetivos básicos desta categoria de unidade de conservação, desde que esta seja previamente autorizada pela administração da unidade. Trata-se de uma atividade vem sendo desenvolvida na área com frequência, tendo como objeto os reflorestamentos ocorridos ainda na década de 1990, onde são desenvolvidos estudos sobre comportamento das espécies, recuperação do solo, levantamento de fauna e outros assuntos correlatos, gerando teses e artigos científicos.

Além de cumprir os objetivos definidos pelo SNUC, a Floresta Estadual José Zago também oferece um campo experimental de desenvolvimento de tecnologias de recuperação e exploração florestal, proporcionando, assim, o aperfeiçoamento de bases técnicas para a implementação do Programa de Regularização Ambiental – PRA no Estado do Rio de Janeiro, especialmente em pequenas propriedades rurais.

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

A Floresta Estadual José Zago foi criada na área do antigo Horto Florestal, onde a paisagem é composta por fragmentos florestais em diferentes estágios de regeneração, responsáveis pela recuperação de nascentes e pelo retorno da fauna silvestre. Além da vegetação nativa, a área apresenta capacidade de desenvolvimento do manejo florestal sustentável e potencial para o turismo ecológico e de lazer, assim como para atividades voltadas à educação ambiental, possibilitando a compatibilização da conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais.

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea)