Floresta Nacional de Anauá

De WikiParques
Revisão de 19h20min de 26 de dezembro de 2017 por Paulo André Vieira (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Introducao=Localizada no município de Rorainópolis, à margem esquerda do Rio Branco, a Floresta Nacional de Anauá foi criada em 2005. Recebeu o nome do Rio Anauá...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Localizada no município de Rorainópolis, à margem esquerda do Rio Branco, a Floresta Nacional de Anauá foi criada em 2005. Recebeu o nome do Rio Anauá, que é afluente da margem esquerda do Rio Branco, muito importante para a economia pesqueira dos municípios de Caracaraí e Rorainópolis. Em tupi, a palavra Anauá significa árvore florida.



Floresta Nacional de Anauá
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Roraima
Município: Caracaraí (RR), Rorainópolis (RR)
Categoria: Floresta
Bioma: Amazônia
Área: 259400,62
Diploma legal de criação: Dec s/nº de 18 de fevereiro de 2005
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Contatos: Endereço: Av. Bem Querer nº 2337 - São Francisco - Caracaraí/RR - CEP: 69.360-000

Telefone: (95) 3532-1067 e (95) 3623-3250

Localização

A Floresta Nacional de Anauá está localizada no município de Rorainópolis, à margem esquerda do Rio Branco.

A sede administrativa da unidade, onde é realizada sua gestão, localiza-se no escritório do Núcleo de Gestão Integrada no município de Caracaraí a 173 km da UC.

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas.

Histórico

Diferente de outras unidades, a criação da Floresta Nacional de Anauá foi uma iniciativa da sociedade civil, que por meio de ações do Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável – DLIS, colegiado representativo de diferentes seguimentos da sociedade de Rorainópolis em parceria com a Associação das Madeireiras de Rorainópolis, resolveram implementar uma unidade de conservação de uso múltiplo com o objetivo de gerar ocupação, renda e melhorar a qualidade de vida de todos os segmentos sociais, ambientais, produtivos e econômicos do município.

A unidade recebeu o nome do Rio Anauá, que é afluente da margem esquerda do Rio Branco, muito importante para a economia pesqueira dos municípios de Caracaraí e Rorainópolis. Em tupi, a palavra Anauá significa árvore florida, porém não há relatos na região de que a origem do nome seja este mesmo, pois há muitas etnias indígenas no Estado de Roraima.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Flora

Cobertura vegetal do tipo Floresta Ombrófila Aberta, de terras planas a levemente onduladas.

Problemas e ameaças

A grande pressão que a unidade de conservação sofre está ligada ao desmatamento de mais de oito quilômetros de estrada clandestina por madeireiros no interior da Floresta, com o objetivo de dar acesso a caminhões que retiram madeira de cedro abatida ilegalmente.

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=84

https://uc.socioambiental.org/uc/541

http://flonaanaua.blogspot.com.br/

http://www.mma.gov.br/informma/item/2404-informacoes-sobre-as-unidades-de-conservacao-criadas-em-17-de-fevereiro