Mudanças entre as edições de "Legado das Águas"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
(fotos)
 
(5 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 4: Linha 4:
  
 
Saiba mais em https://www.instagram.com/legadodasaguas/
 
Saiba mais em https://www.instagram.com/legadodasaguas/
 +
 +
[[File:L candisani reserva votorantim-20.jpg|300px|thumb|L candisani reserva votorantim-20]]
 +
[[File:L candisani reserva votorantim-152.jpg|300px|thumb|L candisani reserva votorantim-152]]
 +
[[File:Fiqueira.jpg|300px|thumb|Fiqueira]]
 +
[[File:Anta-e-anta-albina-tapirus-terrestres.jpg|300px|thumb|Anta-e-anta-albina-tapirus-terrestres]]
 +
[[File:Anta-albina-tapirus-terrestres.jpg|300px|thumb|Anta-albina-tapirus-terrestres]]
 +
 +
 
|Administration=Particular
 
|Administration=Particular
 
|State=Sao Paulo
 
|State=Sao Paulo
Linha 50: Linha 58:
  
 
Além disso, a Reserva desenvolve pesquisas científicas que geram conhecimento público para toda a sociedade, tendo como resultado mais recente a descoberta de duas antas albinas, possivelmente as únicas do mundo; a redescoberta de uma espécie de orquídea considerada extinta na natureza no Estado de São Paulo e sua reintrodução no habitat; o reconhecimento como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pelo sistema ONU/Unesco, entre outros.
 
Além disso, a Reserva desenvolve pesquisas científicas que geram conhecimento público para toda a sociedade, tendo como resultado mais recente a descoberta de duas antas albinas, possivelmente as únicas do mundo; a redescoberta de uma espécie de orquídea considerada extinta na natureza no Estado de São Paulo e sua reintrodução no habitat; o reconhecimento como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pelo sistema ONU/Unesco, entre outros.
|Features=LEGADO EXPERIENCE Com 7 horas de duração, o Legado Experience é uma atração livre para pessoas de todas as idades. Sua programação conta com trilhas de nível fácil, sendo que uma é acessível, visita ao viveiro de plantas nativas, orquidário e jardim sensorial. Além disso, no final do dia, você pode tomar um refrescante banho de cachoeira.
+
|Features=*LEGADO EXPERIENCE  
 +
Com 7 horas de duração, o Legado Experience é uma atração livre para pessoas de todas as idades. Sua programação conta com trilhas de nível fácil, sendo que uma é acessível, visita ao viveiro de plantas nativas, orquidário e jardim sensorial. Além disso, no final do dia, você pode tomar um refrescante banho de cachoeira.
 +
 
 +
 
 +
*CANOAGEM
 +
Acontece em águas tranquilas e é praticada em caiaques duplos modelo “sit on top”, os quais são super estáveis e acessíveis. Desta forma, mesmo aqueles que nunca praticaram a atividade, podem participar dessa experiência!
 +
 
 +
 
 +
*CANOAGEM NOTURNA
 +
Atividade que promove uma integração do visitante à natureza em um percurso de caiaque pelo rio Juquiá sob a luz do luar. Uma verdadeira experiência sensorial.
 +
 
 +
 
 +
*TRILHA CACHOEIRA DEZEMBRO
 +
Nessa atração de 3 horas e 40 minutos de duração em nível médio de dificuldade, você pode observar a riqueza da biodiversidade da Mata Atlântica em uma verdadeira imersão na floresta e se refrescar em piscinas naturais da cachoeira Dezembro.
 +
 
 +
 
 +
*CACHOEIRA DO TAMANDUAZINHO
 +
Localizada na divisa do Legado das Águas com o Parque Estadual Jurupará, dois locais de grande importância ambiental, a Cachoeira do Tamanduazinho é uma atividade que possui 2 horas e 20 minutos de duração e pode ser feita por pessoas de todas as idades.
 +
 
 +
 
 +
*BANHO NO RIO JUQUIÁ
 +
Livre para todas as idades, a atividade se inicia com um passeio de barco, além de atividades mais leves e descontraídas, como banho de cachoeira, flutuação e natação na represa.
 +
 
 +
 
 +
*TRILHA COPAÍBA MIRANTE DO SINAL
 +
Trilha que te leva ao único ponto da Reserva que possui sinal de operadoras telefônicas, o Mirante do Sinal tem 700 metros de altitude e vista 360º da Mata Atlântica. A atividade é de nível médio de dificuldade e tem 3 horas de duração.
  
CANOAGEM -  Acontece em águas tranquilas e é praticada em caiaques duplos modelo “sit on top”, os quais são super estáveis e acessíveis. Desta forma, mesmo aqueles que nunca praticaram a atividade, podem participar dessa experiência!
 
  
CANOAGEM NOTURNA - Atividade que promove uma integração do visitante à natureza em um percurso de caiaque pelo rio Juquiá sob a luz do luar. Uma verdadeira experiência sensorial.  
+
*TRILHA COPAÍBA PRAINHA
 +
A trilha possui um total de 12 km, sendo 9 km terrestre e 3 km aquática, que pode ser percorrida de caiaque ou barco. Uma experiência que possibilita percorrer cenários incríveis, passando por um mirante natural a 710m de altura, observar fauna e flora da Mata Atlântica e encerrar com um banho de rio.
  
TRILHA CACHOEIRA DEZEMBRO - Nessa atração de 3 horas e 40 minutos de duração em nível médio de dificuldade, você pode observar a riqueza da biodiversidade da Mata Atlântica em uma verdadeira imersão na floresta e se refrescar em piscinas naturais da cachoeira Dezembro.
 
  
CACHOEIRA DO TAMANDUAZINHO - Localizada na divisa do Legado das Águas com o Parque Estadual Jurupará, dois locais de grande importância ambiental, a Cachoeira do Tamanduazinho é uma atividade que possui 2 horas e 20 minutos de duração e pode ser feita por pessoas de todas as idades.
+
*ASTRO EXPERIENCE
 +
Contemplar o céu e observar planetas, berços estrelares, estrelas mortas, galáxias. A atividade, criada em parceria com o Grupo de Pesquisas e Ensino de Ciências, tem 3 horas e 30 minutos de duração que pode ser feita por pessoas de todas as idades.  
  
BANHO NO RIO JUQUIÁ - Livre para todas as idades, a atividade se inicia com um passeio de barco, além de atividades mais leves e descontraídas, como banho de cachoeira, flutuação e natação na represa.
 
  
TRILHA COPAÍBA MIRANTE DO SINAL - Trilha que te leva ao único ponto da Reserva que possui sinal de operadoras telefônicas, o Mirante do Sinal tem 700 metros de altitude e vista 360º da Mata Atlântica. A atividade é de nível médio de dificuldade e tem 3 horas de duração.
+
*SINGLETRACK TAMANDUAZINHO
 +
Localizada em uma área de divisa entre o Legado das Águas e o Parque Estadual Jurupará, possui três quilômetros de extensão, é uma modalidade de mountain bike praticada em terrenos de terra. O seu diferencial é a oportunidade de acesso a um mirante que possibilita a contemplação do Rio Juquiá. Além disso, no final do trajeto, você pode tomar um delicioso banho de cachoeira.
  
TRILHA COPAÍBA PRAINHA - A trilha possui um total de 12 km, sendo 9 km terrestre e 3 km aquática, que pode ser percorrida de caiaque ou barco. Uma experiência que possibilita percorrer cenários incríveis, passando por um mirante natural a 710m de altura, observar fauna e flora da Mata Atlântica e encerrar com um banho de rio.
 
  
ASTRO EXPERIENCE - Que tal contemplar o céu e observar planetas, berços estrelares, estrelas mortas, galáxias? No Astro Experience isso é possível. A atividade, criada em parceria com o Grupo de Pesquisas e Ensino de Ciências, tem 3 horas e 30 minutos de duração que pode ser feita por pessoas de todas as idades.  
+
*OBSERVAÇÃO DE AVES
 +
O Legado das Águas é considerado uma das principais áreas no Brasil para observação de aves, com mais de 300 espécies, muitas delas endemicas da Mata Atlântica. Atividade pode ser realizada de forma autoguiada ou sob agendamento prévio.  
  
SINGLETRACK TAMANDUAZINHO - Localizada em uma área de divisa entre o Legado das Águas e o Parque Estadual Jurupará, possui três quilômetros de extensão, é uma modalidade de mountain bike praticada em terrenos de terra. O seu diferencial é a oportunidade de acesso a um mirante que possibilita a contemplação do Rio Juquiá. Além disso, no final do trajeto, você pode tomar um delicioso banho de cachoeira.
 
  
OBSERVAÇÃO DE AVES - O Legado das Águas é considerado uma das principais áreas no Brasil para observação de aves, com mais de 300 espécies, muitas delas endemicas da Mata Atlântica. Atividade pode ser realizada de forma autoguiada ou sob agendamento prévio.  
+
*BIKE PELAS ESTRADAS
 +
Atividade pode ser realizada de forma autoguiada ou sob agendamento prévio. Devido à altimetria elevada, é um pedal indicado para entusiastas do segmento que buscam novos desafios para superação. O percurso possui 37 km e é classificado como percurso de nível médio/intermediário de dificuldade.
  
BIKE PELAS ESTRADAS - Atividade pode ser realizada de forma autoguiada ou sob agendamento prévio. Devido à altimetria elevada, é um pedal indicado para entusiastas do segmento que buscam novos desafios para superação. O percurso possui 37 km e é classificado como percurso de nível médio/intermediário de dificuldade.
 
  
GASTRONOMIA - Com estrutura rústica e comida caseira, possui vista privilegiada da Mata Atlântica, além de contar com a companhia de diferentes espécies de aves que aparecem na área externa no restaurante. Uma verdadeira experiência gastronômicas.
+
*GASTRONOMIA  
 +
Com estrutura rústica e comida caseira, possui vista privilegiada da Mata Atlântica, além de contar com a companhia de diferentes espécies de aves que aparecem na área externa no restaurante. Uma verdadeira experiência gastronômica.
 
|Natural aspects=Bioma Mata Atlântica, clima agradável, montanhas, mirantes naturais, trilhas, florestas, fauna abundante, quatro represas e dezenas de rios e riachos de águas límpidas.
 
|Natural aspects=Bioma Mata Atlântica, clima agradável, montanhas, mirantes naturais, trilhas, florestas, fauna abundante, quatro represas e dezenas de rios e riachos de águas límpidas.
 
|Geography and climate=Relevo com formações rochosas magmáticas e metamórficas de grande valor paisagístico, com níveis altimétricos que variam de 15m até 961m. O clima é Tropical Quente Úmido, sem estação seca. A temperatura média oscila entre 15 e 28°C, sendo a média das mínimas e das máximas de 8,4°C e 34°C.
 
|Geography and climate=Relevo com formações rochosas magmáticas e metamórficas de grande valor paisagístico, com níveis altimétricos que variam de 15m até 961m. O clima é Tropical Quente Úmido, sem estação seca. A temperatura média oscila entre 15 e 28°C, sendo a média das mínimas e das máximas de 8,4°C e 34°C.
Linha 102: Linha 135:
 
Em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, foram identificados 12 espécies de serpentes - sendo 3 peçonhentas e 9 não peçonhentas -, 34 espécies de anfíbios, 4 espécies de lagartos e 1 espécies de quelônio no território.
 
Em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, foram identificados 12 espécies de serpentes - sendo 3 peçonhentas e 9 não peçonhentas -, 34 espécies de anfíbios, 4 espécies de lagartos e 1 espécies de quelônio no território.
 
|Threats and problems=Conflitos fundiários, caça e extração ilegal de palmito.
 
|Threats and problems=Conflitos fundiários, caça e extração ilegal de palmito.
|Sources=*https://legadodasaguas.com.br/o-legado/
+
|Sources=*https://legadodasaguas.com.br
*https://legadodasaguas.com.br/como-chegar/
 
*https://legadodasaguas.com.br/hospedagem/pousada/
 
*https://legadodasaguas.com.br/hospedagem/camping/
 
*https://legadodasaguas.com.br/fale-conosco/
 
*https://legadodasaguas.com.br/viveiro-de-plantas/
 
*https://legadodasaguas.com.br/flora/
 
*https://legadodasaguas.com.br/fauna/
 
*https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/legado-das-aguas-refugios-macaco-americas/
 
*https://gooutside.com.br/conheca-as-antas-albinas-que-vivem-no-legado-das-aguas/
 
*Votorantim. Plano Estratégico de Gestão do Legado das Águas Reservas Votorantim. São Paulo, Votorantim Industrial, Gerência Geral de Sustentabilidade e Conservação Internacional, 2014.
 
 
|Biome=Mata Atlântica}}
 
|Biome=Mata Atlântica}}
 
[[Categoria:RPDS]]
 
[[Categoria:RPDS]]

Edição atual tal como às 15h33min de 23 de fevereiro de 2021

Com 31 mil hectares, o Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do país. Possui infraestrutura para oferecer ecoturismo com segurança para diferentes públicos, além de possuir opção de pousada e camping para àqueles que desejam prolongar sua experiência de imersão na floresta!

Saiba mais em https://www.instagram.com/legadodasaguas/

L candisani reserva votorantim-20
L candisani reserva votorantim-152
Fiqueira
Anta-e-anta-albina-tapirus-terrestres
Anta-albina-tapirus-terrestres


Legado das Águas
Esfera Administrativa: Particular
Estado: Sao Paulo
Município: Miracatu
Categoria: Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável
Bioma: Mata Atlântica
Área: 31 mil hectares
Diploma legal de criação: Criado em junho de 2012
Coordenação regional / Vinculação: Reservas Votorantim Ltda.
Contatos: De segunda à sexta-feira, em horário comercial pelo Whatsapp (11) 9 7278-3855 ou pelo e-mail contato@legadodasaguas.com.br

Aos finais de semana e feriado, em horário comercial: (11) 9 6907-0589 (apenas Whatsapp) ou (13) 9 9718-3391 (apenas ligações).

Localização

TPR 188, km 22 – Portaria Legado das Águas – Município de Tapiraí – CEP 18180-000 (Entrada pela Rod. SP 079, KM 155,1)

Como chegar

  • ACESSO VINDO DE SÃO PAULO, SP:

Acesso via BR 116 Rodovia Regis Bitencourt. O ponto de referência é o Restaurante Graal Japonês (Coloque no Waze dessa forma), no km 348 da rodovia sentido Curitiba. 300 metros após o posto, há a entrada, à direita, para a base da Reserva, que fica a 26 km de distância por estrada de terra em boas condições. Há placa no local indicando a entrada. Para quem vem por São Paulo, na loja do GRAAL não há posto de gasolina. O último local para abastecimento fica aproximadamente a 20 km de distância, próximo a Juquitiba/SP. Veja o mapa: https://goo.gl/maps/CVYBotwVcLp


  • ACESSO VINDO DE SOROCABA, SP:

Acesso ao Legado das Águas vindo de Sorocaba: A cidade referência para este acesso é Tapiraí (SP), que fica a cerca de 1 hora de Sorocaba, pela rodovia SP 79. Até Tapiraí o acesso é asfaltado. A entrada para a estrada de terra que leva ao Legado fica em frente à empresa Supply, na própria SP 79. Entrando nessa estrada de terra, são 35 Km até a base da Reserva. O ponto que pode ser usado como referência no GPS é o da Pousada Salve Floresta (https://goo.gl/xvt1jU). A pousada fica na estrada de terra que dá acesso ao Legado das Águas. Após passar a pousada em questão, basta se manter na estrada principal, seguindo as placas que indicam “Base da Reserva”. Veja o mapa: https://goo.gl/maps/pVQ131dKeMG2


  • IMPORTANTE

Para acessar por qualquer uma das opções, é aconselhado abastecer o carro antes de entrar nas estradas de terra que levam ao Legado. Isso porque dentro da Reserva não existem postos de combustível e o mais próximo está a cerca de uma hora de distância. Não há necessidade utilizar carro 4×4, porém recomenda-se carros mais altos, por exemplo, Duster, Tucson, Ecosport, etc. O Legado das Águas não disponibiliza translado do Restaurante Graal Japonês-base ou Tapiraí-base.

Ingressos

Disponíveis em https://loja.legadodasaguas.com.br

Onde ficar

O visitante pode se hospedar na pousada da Reserva de terça a domingo, a qual é integrada à base de operações e ao restaurante, deixando ainda mais cômoda a experiência do hóspede. Possui capacidade para até 33 pessoas, divididos em quartos individuais, duplos e triplos.

  • Café da manhã incluso.


Para os mais aventureiros existe também a opção do Camping, localizado há 16 km da base da Reserva (aprox. 40 min de carro), com vista privilegiada para a represa do rio Juquiá. O espaço conta com vestiário feminino e masculino, chuveiro quente, tomadas 110V/220V e monitor de plantão no período noturno. Além disso, possui estrutura para receber trailers e motorhomes no local.

  • Capacidade para até 20 barracas duplas e 04 motorhomes.

Para reservas: contato@legadodasaguas.com.br ou (11)9 7278-3855 (apenas Whatsapp).

Objetivos específicos da unidade

O Legado das Águas é uma iniciativa inovadora que comprova a possibilidade de gerar negócios responsáveis com a floresta em pé, garantindo a manutenção da área e fomentando novas cadeias produtivas que contribuam para o desenvolvimento territorial. Além disso, a Reserva vem diversificando seu portfólio e oferecendo produtos e soluções que conciliam o uso sustentável do território e a proteção da floresta.

Histórico

Com área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, o Legado das Águas alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas à atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo.

Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrada pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A.

O Centro de Tecnologia e Pesquisa de Biodiversidade da Mata Atlântica CTPB-MA do Legado, produz plantas nativas do bioma para reflorestamento e projetos paisagísticos, com capacidade produtiva de 200 mil mudas por ano, de mais de 80 espécies nativas diferentes.

Nos eixos de atuação social e educação ambiental, mais de 40 mil pessoas já foram beneficiadas, direta e indiretamente, com ações de apoio à gestão pública, fomento da economia local e desenvolvimento socioeconômico realizadas pelo Legado no território em que está inserido.

Além disso, a Reserva desenvolve pesquisas científicas que geram conhecimento público para toda a sociedade, tendo como resultado mais recente a descoberta de duas antas albinas, possivelmente as únicas do mundo; a redescoberta de uma espécie de orquídea considerada extinta na natureza no Estado de São Paulo e sua reintrodução no habitat; o reconhecimento como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pelo sistema ONU/Unesco, entre outros.

Atrações

  • LEGADO EXPERIENCE

Com 7 horas de duração, o Legado Experience é uma atração livre para pessoas de todas as idades. Sua programação conta com trilhas de nível fácil, sendo que uma é acessível, visita ao viveiro de plantas nativas, orquidário e jardim sensorial. Além disso, no final do dia, você pode tomar um refrescante banho de cachoeira.


  • CANOAGEM

Acontece em águas tranquilas e é praticada em caiaques duplos modelo “sit on top”, os quais são super estáveis e acessíveis. Desta forma, mesmo aqueles que nunca praticaram a atividade, podem participar dessa experiência!


  • CANOAGEM NOTURNA

Atividade que promove uma integração do visitante à natureza em um percurso de caiaque pelo rio Juquiá sob a luz do luar. Uma verdadeira experiência sensorial.


  • TRILHA CACHOEIRA DEZEMBRO

Nessa atração de 3 horas e 40 minutos de duração em nível médio de dificuldade, você pode observar a riqueza da biodiversidade da Mata Atlântica em uma verdadeira imersão na floresta e se refrescar em piscinas naturais da cachoeira Dezembro.


  • CACHOEIRA DO TAMANDUAZINHO

Localizada na divisa do Legado das Águas com o Parque Estadual Jurupará, dois locais de grande importância ambiental, a Cachoeira do Tamanduazinho é uma atividade que possui 2 horas e 20 minutos de duração e pode ser feita por pessoas de todas as idades.


  • BANHO NO RIO JUQUIÁ

Livre para todas as idades, a atividade se inicia com um passeio de barco, além de atividades mais leves e descontraídas, como banho de cachoeira, flutuação e natação na represa.


  • TRILHA COPAÍBA MIRANTE DO SINAL

Trilha que te leva ao único ponto da Reserva que possui sinal de operadoras telefônicas, o Mirante do Sinal tem 700 metros de altitude e vista 360º da Mata Atlântica. A atividade é de nível médio de dificuldade e tem 3 horas de duração.


  • TRILHA COPAÍBA PRAINHA

A trilha possui um total de 12 km, sendo 9 km terrestre e 3 km aquática, que pode ser percorrida de caiaque ou barco. Uma experiência que possibilita percorrer cenários incríveis, passando por um mirante natural a 710m de altura, observar fauna e flora da Mata Atlântica e encerrar com um banho de rio.


  • ASTRO EXPERIENCE

Contemplar o céu e observar planetas, berços estrelares, estrelas mortas, galáxias. A atividade, criada em parceria com o Grupo de Pesquisas e Ensino de Ciências, tem 3 horas e 30 minutos de duração que pode ser feita por pessoas de todas as idades.


  • SINGLETRACK TAMANDUAZINHO

Localizada em uma área de divisa entre o Legado das Águas e o Parque Estadual Jurupará, possui três quilômetros de extensão, é uma modalidade de mountain bike praticada em terrenos de terra. O seu diferencial é a oportunidade de acesso a um mirante que possibilita a contemplação do Rio Juquiá. Além disso, no final do trajeto, você pode tomar um delicioso banho de cachoeira.


  • OBSERVAÇÃO DE AVES

O Legado das Águas é considerado uma das principais áreas no Brasil para observação de aves, com mais de 300 espécies, muitas delas endemicas da Mata Atlântica. Atividade pode ser realizada de forma autoguiada ou sob agendamento prévio.


  • BIKE PELAS ESTRADAS

Atividade pode ser realizada de forma autoguiada ou sob agendamento prévio. Devido à altimetria elevada, é um pedal indicado para entusiastas do segmento que buscam novos desafios para superação. O percurso possui 37 km e é classificado como percurso de nível médio/intermediário de dificuldade.


  • GASTRONOMIA

Com estrutura rústica e comida caseira, possui vista privilegiada da Mata Atlântica, além de contar com a companhia de diferentes espécies de aves que aparecem na área externa no restaurante. Uma verdadeira experiência gastronômica.

Aspectos naturais

Bioma Mata Atlântica, clima agradável, montanhas, mirantes naturais, trilhas, florestas, fauna abundante, quatro represas e dezenas de rios e riachos de águas límpidas.

Relevo e clima

Relevo com formações rochosas magmáticas e metamórficas de grande valor paisagístico, com níveis altimétricos que variam de 15m até 961m. O clima é Tropical Quente Úmido, sem estação seca. A temperatura média oscila entre 15 e 28°C, sendo a média das mínimas e das máximas de 8,4°C e 34°C.

A chuva e a temperatura do ar não são uniformes, variando conforme o relevo. A estação mais chuvosa vai de outubro a março, sendo os meses de janeiro e fevereiro os de maior precipitação. A estação menos chuvosa estende-se entre abril e setembro, sendo os meses de julho a agosto os de menor precipitação.

Fauna e flora

  • ORQUÍDEAS:

Até o momento foram catalogadas mais de 225 espécies de orquídeas, dentre elas, 12 espécies estão ameaçadas de extinção, uma considerada extinta em São Paulo há mais de 50 anos e uma nova espécie que, até então, nunca havia sido catalogada. Essa espécie foi registrada como Lepanthopsis legadensis, em homenagem ao Legado, que até onde se sabe, é o seu único habitat.


  • BORBOLETAS:

226 espécies de borboletas registradas na Reserva, dentre elas, a Godartiana byses, espécie que nunca havia sido registrada no Estado de São Paulo antes.


  • AVIFAUNA:

O Legado apresenta 40% de toda a avifauna conhecida no Estado de São Paulo. Até o momento foram catalogadas mais de 290 espécies de aves, desse total total, 33 estão em risco de extinção e 40% são endêmicas.


  • ANTAS:

Em parceria com o Instituto Manacá, foram identificadas dois indivíduos albinos no território do Legado das Águas, carinhosamente apelidados de Gasparzinho e Canjica, os quais podem ser as duas únicas em ambiente natural do mundo e que são monitoradas.


  • MURIQUIS-DO-SUL:

Até agora foram registrados 100 indivíduos de Muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides) no território do Legado das Águas, considerada uma das três populações mais importantes do mundo da espécie. A partir desse resultado, a IUCN (União Internacional Para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), entidade internacional que influencia legislações e políticas de conservação, tanto na esfera pública quanto privada, reconheceu a Reserva como Área Prioritária Global para conservação da espécie.


  • HERPETOFAUNA:

Em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, foram identificados 12 espécies de serpentes - sendo 3 peçonhentas e 9 não peçonhentas -, 34 espécies de anfíbios, 4 espécies de lagartos e 1 espécies de quelônio no território.

Problemas e ameaças

Conflitos fundiários, caça e extração ilegal de palmito.

Fontes