Monumento Natural Pedra do Baú

De WikiParques
Revisão de 18h20min de 10 de agosto de 2017 por João Evangelista de Melo Neto (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Introducao=Por seu significado como marco cultural e histórico e sua relevância geológica, o MONA Pedra do Baú foi criado pelo Decreto Estadual n° 56.613, em 28 ...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Por seu significado como marco cultural e histórico e sua relevância geológica, o MONA Pedra do Baú foi criado pelo Decreto Estadual n° 56.613, em 28 de dezembro de 2010. Localizado no município de São Bento do Sapucaí, é constituído por uma área aproximada de 3.154 ha e seu objetivo é proteger a biodiversidade, os recursos hídricos e a paisagem local, bem como organizar a visitação turística e o uso esportivo do complexo rochoso, além de garantir a segurança do ambiente natural e dos usuários.


Monumento Natural Pedra do Baú
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Sao Paulo
Município: São Bento do Sapucaí
Categoria: Monumento Natural
Bioma: Mata Atlântica
Área:
Diploma legal de criação: Decreto n° 56.613, em 28 de dezembro de 2010.
Coordenação regional / Vinculação: Fundação Florestal do Estado de São Paulo - Secretaria de Estadado do Meio Ambiente.
Contatos: Telefones para informação: (12) 3971-2496, (12) 3663-1977 e (12) 3663-3762

E-mail:mona.pedradobau@fflorestal.sp.gov.br

Localização

Município de São Bento do Sapucaí - SP.

Como chegar

Estrada da Campista, km 21, Estrada de acesso ao Baú – Bairro Campista – São Bento do Sapucaí. A Estrada da Campista liga São Bento do Sapucaí a Campos do Jordão (acesso secundário), havendo sinalização indicativa. Do trevo de acesso ao Complexo Pedra do Baú até o estacionamento o percurso é de 4,5 quilômetros, sendo o trecho final não pavimentado.

Ingressos

Dias e horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 18h Endereço do atrativo: Estrada da Campista, km 21, Estrada de acesso ao Baú - Bairro Campista - São Bento do Sapucaí Ingresso: R$ 10,00 por pessoa Isentos: Moradores de São Bento do Sapucaí, menores de 12 anos e maiores de 60 anos.

Onde ficar

Pousadas em São Bento do Sapucaí.

Objetivos específicos da unidade

Proteger a biodiversidade, os recursos hídricos e a paisagem local, bem como organizar a visitação turística e o uso esportivo do complexo rochoso, além de garantir a segurança do ambiente natural e dos usuários.

Histórico

Atrações

Trilha do Bauzinho Extensão: 100 m Duração: 30 minutos Altitude: 1829 m A trilha conduz a uma bela vista da cidade de São Bento do Sapucaí e de parte da Pedra do Baú. O local é ideal para contemplação e relaxamento. Durante a caminhada, bons observadores têm a chance de avistar pequenos animais.

Trilha Ana Chata Extensão: 3,8 k m Duração: 2 horas Altitude: 1770 m O acesso ao cume da formação Ana Chata é feito por pequenas escadas instaladas sobre a rocha. O acesso é relativamente simples e o caminho é composto por guarda-corpos nos pontos íngremes.

Trilha do Baú Via Ferrata (Face Norte) Extensão: 5 km Duração: 4 horas Altitude: 1950 m

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

http://www3.ambiente.sp.gov.br/mona-pedradobau