Parque Ecológico Dom Bosco

De WikiParques
Revisão de 01h13min de 29 de novembro de 2019 por Shisnara (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Introducao=Localizado na beira do Lago Paranoá, próximo à barragem, o parque oferece a seus visitantes paisagens exuberantes, seu nome se deriva da Ermida de Dom B...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Localizado na beira do Lago Paranoá, próximo à barragem, o parque oferece a seus visitantes paisagens exuberantes, seu nome se deriva da Ermida de Dom Bosco, uma pequena capela construída em homenagem ao homem que lhe dá nome e que foi beatificado pelo Papa em 1962. Tem a forma de uma pirâmide de base inclinada, é revestida em mármore branco e possui uma cruz metálica no topo. Foi projetada por Oscar Niemeyer e construída sobre uma plataforma de lajes às margens do Lago Paranoá. Tem uma tipologia moderna, mas é um monumento bem simples, sem muitos ornamentos.

Dias e Horários de atendimento: Segunda a Sexta de 08h30 às 12 horas e de 13h30 às 17 horas



Parque Ecológico Dom Bosco
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Distrito Federal
Município:
Categoria: Parque
Bioma: Cerrado
Área: 131,39 hectares.
Diploma legal de criação: Lei Complementar nº 219 de 08 de Junho de 1999.
Coordenação regional / Vinculação:
Contatos: (61) 3367-4505 e 3367-2000

Localização

Região Administrativa: Lago Sul Estrada Parque Dom Bosco, QL32 - Lago Sul - Brasília. Localizado na beira do Lago Paranoá, perto da barragem.

Como chegar

Para chegar ao Parque Ecológico Dom Bosco o visitante deve seguir pela DF-001, a principal via do Lago Sul, depois virar a direita e entrar na via SEDB Q 1 Q 20, seguindo até o fim da via onde encontrará o parque. Há várias placas sinalizando a chegada ao local.

Ingressos

A Visitação é gratuita.

Onde ficar

Qualquer lugar das regiões administrativas do Distrito Federal, principalmente na região do plano piloto na porção sul. Acesso fácil.

Objetivos específicos da unidade

Resguardar a área que o delimita, de rara beleza paisagística, bem como assegurar a proteção integral da fauna e flora nela existentes, conciliando a destinação com sua utilização para fins educacionais e científicos. Também como sensibilizar os visitantes para a beleza e importância do Cerrado; Orientar quanto à correta separação dos materiais recicláveis para a coleta seletiva; A recuperação das áreas degradadas pelo manejo inadequado do solo; Proporcionar o desenvolvimento de programas de educação ambiental e de pesquisas sobre os ecossistemas locais; Proporcionar à população lazer e cultura visando principalmente o desenvolvimento de atividades que levem em conta a conservação do meio ambiente, entre outros.

Histórico

Projetada em 1957 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a capela da Ermida Dom Bosco é um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília. Inaugurado em 4 de maio de 1957, o local é o primeiro templo de Brasília e oferece uma vista privilegiada de todo o Plano Piloto, com destaque para o Palácio da Alvorada, o Eixo Monumental e a Esplanada dos Ministérios. Sua localização não é aleatória. Está no ponto de passagem do paralelo 15º, com o qual Dom Bosco teria sonhado em 1883. No sonho, ele via que entre os paralelos 15º e 20º estaria situada a capital brasileira. Dentro do templo, está a imagem do profeta esculpida em mármore pelos irmãos Arreghini, da Itália, trazida em uma procissão fluvial em 1962.

Atrações

O parque oferece a seus visitantes paisagens magníficas, além de trilhas dentro do cerrado nativo. Por possuir uma rua asfaltada bem inclinada, o local tornou-se ideal para a prática do Downhill sobre skate. Outro grande atrativo desta unidade é a Ermida Dom Bosco, tradicional monumento e ponto turístico de Brasília, que fica localizada exatamente sob o paralelo 15S, conforme o sonho do salesiano Dom Bosco, em 1883. Além de ter uma estrutura para programas de Educação Ambiental que inclui um galpão coberto e trilha ecológica pavimentada.

Aspectos naturais

Área aberta, bastante extensa, sua maior parte é composta por gramíneas e árvores plantadas. Em áreas mais isoladas onde são praticados esportes como trilhas e ciclismo, é possível observar uma vegetação fechada e densa, com espécimes de fauna e flora do cerrado. Está localizado às margens do Lago Paranoá, o que torna o ambiente mais fresco e agradável.

Relevo e clima

A região compreendida pelo Distrito Federal tem relevo predominantemente plano. O clima é caracterizado como tropical com estação seca do tipo Aw na classificação climática de Köppen-Geiger, possui precipitação média de 1.540 milímetros anuais, concentrados entre os meses de outubro e abril, ocorrendo sob a forma de chuva e, algumas vezes, de granizo, as temperaturas médias mensais são majoritariamente acima de 18 °C .

Fauna e flora

Aves observadas na região : Alma-de-gato; Andorinha-do-campo; Andorinha-pequena-de-casa; Ariramba; Asa-branca; Baiano; Balança-rabo-de-máscara; Batuqueiro; Beija-flor-tesoura; Bem-te-vi; Besourinho-de-bico-vermelho; Cambacica; Canário-da-terra; Carcará; Choca-de-asa-vermelha; Corruíra [grupo musculus; Guaracava-de-barriga-amarela; Guaracava-de-topete-uniforme; João-de-barro; João-de-pau; Periquitão; Periquito-de-encontro-amarelo; Pica-pau-verde-barrado; Quero-quero; Quiriquiri; Risadinha; Rolinha; Sabiá-do-campo; Saíra-amarela; Sebinho-de-olho-de-ouro; Suiriri; Tico-tico-rei; Tiziu; Flora observada na região: Mata de Galeria e outras formações florestais de Cerrado. De modo geral, no Cerrado, a flora é constituída de espécies que têm capacidade de se adaptar ao clima seco e aos terrenos com pouca disponibilidade de água e baixo nível de nutrientes, como as árvores de caules e galhos tortuosos, com cascas e folhas grossas.

Problemas e ameaças

A área apresenta uma grande circulação de pessoas, utilizando as dependências do Parque como lazer. Desse modo, está sujeito a problemas com a limpeza do local, levando em conta que os visitantes podem gerar muito lixo sem a responsabilidade de descartá-lo no local correto. Além disso, há usuários do parque que fumam e realizam fogueiras, assim, podendo iniciar algum incêndio. Uma ameaça relacionada ao Parque Ecológico Dom Bosco é a proximidade com áreas urbanas, o que pode acarretar em um distúrbio na vegetação presente.

Fontes

http://www.brasilianatrilha.com.br/2015/12/parque-egologico-dom-bosco.html http://wbrasilia.com/ermidadombosco.htm http://www.ibram.df.gov.br/parque-ecologico-dom-bosco/ http://www.curtamais.com.br/brasilia/8-motivos-para-visitar-a-ermida-dom-bosco-em-brasilia https://www.euamocerrado.com.br/#/parques/70 http://www.df.gov.br/333/