Parque Estadual Chandless

De WikiParques
Revisão de 16h26min de 9 de dezembro de 2015 por Sabrina Rodrigues (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar




Parque Estadual Chandless
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Acre
Município: Manuel Urbano
Categoria: Parque
Bioma: Amazônia
Área: 695.303
Diploma legal de criação: Decreto Nº 10.670 de 02 de setembro de 2004
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA - ACRE
Contatos: Unidade de Conservação:

Endereço: Rua Benjamin Constant, 856 - Centro - Rio Branco/AC CEP: 69.900-062 E-mail: Telefone: 1. (68) 3224-3990

55(68)9975-5674 Jesus Sousa Rodrigues (Chefe da Unidade)

Localização

O Parque Estadual Chandless (PEC), localiza-se nos municípios de Sena Madureira (9%), Santa Rosa do Purus (24%) e Manuel Urbano (67%), no Estado do Acre. Situa-se nas bacias hidrográficas do rio Chandless e de afluentes do rio Purus.

Como chegar

Deslocamento do município de Rio Branco, Acre, para o município de Manuel Urbano, Acre, utilizando a Br - 364. Deslocamento fluvial na direção a montante do rio Purus, até a desembocadura do rio Chandless (voadeira motor 40, pouco peso, dura cerca de 3,5 a 4 horas de viagem). Deslocamento dentro do rio Chandless, na direção a montante, cerca de 2 horas até a base no interior do Parque. Deslocamento aéreo, vôos do Município de Sena Madureira com pouso na fazenda Jussara interior do Parque.

Ingressos

Onde ficar

O Parque dispõe de acampamento base, com alojamentos.

Objetivos específicos da unidade

Proteção efetiva do Ecossistema de Floresta de Bambu, sendo considerado o centro da dispersão do bambu no sudoeste da Amazônia. Compor efetivamente o corredor ecológico do sudoeste da Amazônia e proteger as bacias hidrográficas do rio Chandless e Purus.

Histórico

O Parque Estadual Chandless é uma área de proteção integral e fica num dos locais menos conhecidos da Amazônia.

Atrações

Aspectos naturais

Além de sua inegável importância para a conservação da biodiversidade, o PEC se insere em uma área estratégica também do ponto de vista socioambiental, que é o Alto Purus, especialmente por se localizar no centro de um mosaico de unidades de conservação, terras indígenas e áreas de comunidades tradicionais, em um contexto de fronteira geográfica e geopolítica com o Peru.

Outros aspectos naturais devem ser considerados como o Bioma Amazônico que é composta de Floresta Tropical Caducifólia com bambu no sub-bosque, Floresta Tropical Caducifólia com palmeiras no sub-bosque, Floresta Ombrófila Aberta de Influência Aluvial, Formações pioneiras de influência fluvial, Vegetação sobre lagoas de igarapés denominadas localmente como “queimadas”.

Relevo e clima

Relevo plano, suave ondulado a ondulado; planícies e terraços fluviais alagados periodicamente ou não; ocorrência de muitos lagos.

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

Plano de Manejo: http://pechandless.org/plano-de-manejo/encarte-1-contextualizacao-da-uc/