Parque Estadual Dois Irmãos

De WikiParques
Revisão de 19h39min de 10 de outubro de 2016 por Paula (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Introducao=O Parque Dois Irmãos é um parque, horto, jardim botânico, zoológico e reserva ambiental, localizado no Recife - PE. A reserva do Parque, considerada u...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O Parque Dois Irmãos é um parque, horto, jardim botânico, zoológico e reserva ambiental, localizado no Recife - PE. A reserva do Parque, considerada uma das maiores áreas de Mata Atlântica de Pernambuco, proporciona aos visitantes conhecer o ecossistema, suas plantas e seus animais nativos, como preguiças, saguis, quatis, capivaras, além de uma enorme variedade de pássaros. O Parque possui cerca de 600 animais entre aves, répteis, mamíferos e peixes distribuídos em mais de 200 espécies.

O Parque Dois Irmãos representa os zôos do Norte e Nordeste e se destaca pelos eventos pioneiros e atividades inovadoras nas áreas de educação ambiental e reprodução de animais em cativeiro. No Parque, o conhecimento da natureza é adquirido através da vivência e do contato direto com os animais, fazendo com que o zôo deixe de ser "vitrine de animais" para se transformar em centro de conservação da natureza.


Parque Estadual Dois Irmãos
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Pernambuco
Município: Recife
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 384,42 hectares, sendo 14 hectares de zoológico.
Diploma legal de criação: Em 29 de dezembro de 1998 o Governo do Estado homologou a Lei nº 11.622, transformando a Reserva Ecológica de Dois Irmãos em Parque Estadual Dois Irmãos.
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas).
Contatos: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas).

http://www.portaisgoverno.pe.gov.br/web/parque-dois-irmaos/fale-conosco

Localização

Praça Farias Neves, s/n, Dois Irmãos

Como chegar

Ir para o Bairro Dois Irmãos, Zona Norte de Recife

Ingressos

Preço único de R$ 2,00 por pessoa - gratuito para visitantes com mais de 60 anos, crianças com até 1 metro de altura e portadores de necessidades especiais com respectivos acompanhantes.

Onde ficar

Recife

Objetivos específicos da unidade

A reserva do Parque, considerada uma das maiores áreas de Mata Atlântica de Pernambuco, proporciona aos visitantes conhecer o ecossistema, suas plantas e seus animais nativos, como preguiças, sagüis, quatis, capivaras, além de uma enorme variedade de pássaros.

Histórico

Fundado inicialmente como Horto Florestal de Dois Irmãos em 1916, foi criado 1939 o Jardim Zoobotânico de Dois Irmãos. Seu primeiro diretor foi Vasconcelos Sobrinho, um professor, engenheiro agrônomo e ecólogo brasileiro. Transformado em Reserva Ecológica pela Lei nº 9.989 de 13 de janeiro de 1989 o jardim passou a denominar-se Parque Dois Irmãos em 1997.

Atrações

O Parque Dois Irmãos oferece atrações para quem goste de natureza e no fim do parque, entre o fim do zoológico e o começo da reserva ambiental, há um parque para crianças que recria o cenário de uma pequena vila. Para atender pesquisadores, estudantes e visitantes em geral, o Parque Dois Irmãos desenvolve diversos programas de visitação que se adequam aos interesses da comunidade. O agendamento para trilhas pela mata e para visitas monitoradas ao zoológico só pode ser feito pelo telefone 3184.7753 (Terça-feira ao Domingo, das 9h às 16h).

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Danos à flora, lixo e erosão

Fontes

http://www.portaisgoverno.pe.gov.br/web/parque-dois-irmaos/ file:///C:/Users/94304556720/Downloads/102-1617-1-PB.pdf