Parque Estadual Guartelá

De WikiParques
Revisão de 17h39min de 6 de outubro de 2015 por Sabrina Rodrigues (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar



Parque Estadual Guartelá
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Parana
Município: Tibagi
Categoria: Parque
Bioma: Cerrado
Área: 798 hectares
Diploma legal de criação: Criado pelo Decreto Estadual Nº 1.229 De 27.03.1992 e pelo

Decreto Estadual Nº. 2.329 De 24/09/1996.

Coordenação regional / Vinculação: Instituto Ambiental do Paraná - IAP/SEMA
Contatos: Instituto Ambiental do Paraná - PR 340 Km 42 - Caixa Postal 42 , Bairro Guartelá de Cima, Município de Tibagi – PR Cep 84.300 000.

E-mail: peguartela@iap.pr.gov.br; Tel: (42) 3901-1687 ou 8850-5072.

Localização

O Parque Estadual do Guartelá está localizado no município de Tibagi, situado na região dos Campos Gerais na porção centro-leste do Estado do Paraná.

Como chegar

Uma opção é pela PR-340kM 247, entre Castro e Tibagi.

Ingressos

Os horários de início do trajeto são pré-fixados (8h30, 9h30, 13h30, 14h30) e podem ser feitos em grupo de, no máximo, 10 visitantes e o guia responsável.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Criado em 1992 com o objetivo de assegurar a preservação dos ecossistemas típicos, oferecendo aos visitantes uma excepcional beleza cênica como os “canyons”, cachoeiras e insinuantes formações rochosas, o Parque abriga o Canyon do Rio Iapó ou Canyon Guartelá.

Histórico

O cânion Guartelá, cortado pelo rio lapó, abriga desde 1992 o Parque Estadual do Guartelá, 6º maior do mundo em extensão e único com vegetação nativa. Protege um rico ecossistema e várias atrações naturais, como quedas 'água , corredeiras, formações areníticas, vales e inscrições rupestres de aproximadamente 7 mil anos. O nome Guartelá foi dado devido ao nome do bairro tibagiano que abriga integralmente o Parque. Conforme a lenda, o nome “Guartelá” surgiu da expressão “Guarda-te-lá que cá bem fico”, utilizada por um morador da região ao prevenir seu “compadre” de um ataque indígena.

Atrações

A grande atração é o cânion e as duas trilhas que contam o parque: Trilha Básica e Trilha das Pinturas Rupestres. a primeira, de aproximadamente, 5.000 metros de extensão (ida e volta), dá acesso às piscinas naturais do Arroio Pedregulho, onde é permitido banho; ao mirante do cânion e à cachoeira Ponte de Pedra. Para percorrer a trilha, o horário limite do início da caminhada é 16h30 e não é necessária a contratação de guias.

Aspectos naturais

Preserva algumas espécies ameaçadas de extinção, entre elas: tamanduá bandeira, macaco bugio, lobo guará, irara, jaguatirica, gato maracajá, lontra, mão pelada, onça parda, paca e cutia. É possível observar os canyons, morros, rios e cachoeiras de todos os tamanhos.

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

http://www.iap.pr.gov.br; http://tibagi.pr.gov.br/turismo/tibagi/natureza.html.