Parque Estadual Ilha das Cobras

De WikiParques
Revisão de 19h26min de 15 de outubro de 2018 por Ferreira (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades do Parque Estadual Ilha das Cobras no Blog do WikiParques



Parque Estadual Ilha das Cobras
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Parana
Município: Paranaguá (PR)
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 52.4892 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Estadual nº 10.959 de 04 de Setembro de 2018
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Ambiental do Paraná – IAP
Contatos:

Localização

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

A criação do Parque Estadual Ilha das Cobras tem como objetivo: I - proteger remanescente do ecossistema insular do domínio da Mata Atlântica; II - proteger e conservar a qualidade ambiental e as condições de vida da fauna e da flora; III - compatibilizar a proteção integral da flora, da fauna e das belezas naturais com a utilização para objetivos educacionais, recreativos, turísticos e científicos.

Histórico

No início de setembro de 2018, o Governo do Paraná assinou o decreto que transformou em Parque Estadual a Ilha das Cobras, antiga residência de veraneio dos governadores localizada na Baía de Paranaguá.

A Ilha das Cobras pertence à União e foi necessário aval federal para a constituição do novo parque no local. Em 30 de agosto, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão enviou ofício ao Governo do Estado se posicionamento favorável à criação de uma unidade de conservação na área. Além disso, também renovou a cessão da ilha ao governo estadual para que faça as intervenções necessárias.

Um grupo de trabalho foi criado em junho de 2018 para estudar uma nova destinação para a ilha. A tarefa ficou a cargo das secretarias estaduais do Meio Ambiente, da Educação, da Comunicação Social e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Casa Civil, Procuradoria-Geral do Estado, Sanepar e IAP.

O processo de criação do Parque Estadual cumpriu o que prevê a Legislação Ambiental, incluindo a apresentação do projeto em consulta pública aos moradores e comunidade pesqueira de Paranaguá. Nas consultas, foram apresentados dados, informações e esclarecimentos sobre o projeto aos moradores locais.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

Decreto de criação