Parque Estadual Lagamar de Cananéia

De WikiParques
Revisão de 18h03min de 3 de setembro de 2020 por Ferreira (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O Parque Estadual Lagamar de Cananéia está inserido na região do Vale do Ribeira e do Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, que é considerado um dos maiores criadouros de espécies marinhas do Atlântico Sul.

Pesquisas realizadas no setor sul do parque identificaram a ocorrência do Mico-Leão-da-Cara-Preta (Leontopithecus caissara), espécie criticamente em perigo de extinção, endêmica da Mata Atlântica que ocorre somente na planície costeira do litoral sul de São Paulo e norte do Paraná, nos municípios de Guaraqueçaba (PR) e Cananéia (SP).



Parque Estadual Lagamar de Cananéia
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Sao Paulo
Município: Barra do Turvo, Cananéia, Guaraqueçaba e Jacupiranga
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 40706,13
Diploma legal de criação: Lei ordinária nº 12.810, de 21/02/2008
Coordenação regional / Vinculação: Fundação para Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo
Contatos: Avenida Prof. Wladimir Besnard, s/n - Centro - Cananéia/SP - CEP: 11.990-000

E-mail: pe.lagamarcananeia@fflorestal.sp.gov.br
Telefone: (13) 3851-1108 e (13) 3851-1163

Localização

O Parque Estadual Lagamar de Cananéia está localizados no litoral sul do estado de São Paulo entre os municípios de Cananéia e Jacupiranga, a 250 km da capital.

Como chegar

Rodovia pavimentada até Cananéia e depois estrada cascalhada até o parque.

Ingressos

Não há cobrança de ingressos

Onde ficar

As ilhas de Cananeia, Comprida e Cardoso estão bem no centro da região e recebem anualmente turistas, estudantes e pesquisadores que buscam a explorar o Lagamar e conhecer seus tesouros.

Objetivos específicos da unidade

Objetivos de conservação, de forma a compatibilizar a presença da biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável no contexto regional, em atendimento ao que dispõe o artigo 26 da Lei federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação e seu regulamento.

Histórico

Em 1969 foi criado o Parque Estadual do Jacupiranga com área de aproximadamente 150.000 hectares.

Em 2008 foi criado o Mosaico do Jacupiranga envolvendo uma área de 243.885,78 ha em suas 14 unidades de conservação (além de 2 RPPNs previstas). A aprovação da lei resultou em significativos ganhos ambientais e sociais. Uma das unidades criadas foi o Parque Estadual Lagamar de Cananéia.

Atrações

Além do patrimônio natural, a região abriga diversos sambaquis, ruínas e casario colonial preservado que contribuem para reconstruir a história de nosso país.

As fachadas das casas possuem estilo colonial, com portas e janelas típicas. Muitas delas foram construídas com cascalho, restos de conchas dos sambaquis e gordura de baleia. Em alguns locais, como no museu de Cananeia, a parede exposta permite observar essa técnica de construção.

A avenida beira-mar da cidade reúne um belo conjunto de casas coloridas, lado a lado, que podem ser contempladas a pé ou em passeios de barco.

Aspectos naturais

O Rio Ribeira de Iguape, o maior da região, é responsável por uma gigantesca quantidade de sedimentos despejados diariamente no complexo estuarino-lagunar. Os efeitos dos sedimentos trazidos do continente são percebidos mesmo a grandes distâncias, influenciando toda a cadeia alimentar local.

Além de sedimentos de origem mineral, os rios trazem partículas de matéria orgânica em decomposição que, ao chegar nos canais, se sedimentam e contribuem para formar o solo típico dos manguezais. A decomposição fornece grande quantidade de nutrientes que sustentam a rica cadeia alimentar.

Relevo e clima

Relevo

Amplitude altitudinal de 5 a 1000 metros.

Clima

Média Mínima 7.6°C e Média máxima 30.6°C.

Fauna e flora

Fauna

O Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, região onde o parque está inserido, é considerado um dos maiores criadouros de espécies marinhas do Atlântico Sul.

Pesquisas realizadas no setor sul do parque também identificaram a ocorrência do Mico-Leão-da-Cara-Preta (Leontopithecus caissara), espécie criticamente em perigo de extinção, endêmica da Mata Atlântica que ocorre somente na planície costeira do litoral sul de São Paulo e norte do Paraná, nos municípios de Guaraqueçaba (PR) e Cananéia (SP).

Flora

Floresta Ombrófila Densa, Vegetação de Restinga e manguezal

Problemas e ameaças

Implementação dos Planos de Manejo Espeleológicos, regularização fundiária, e plano de manejo da Unidade.

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=1678

http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-lagamar-de-cananeia/sobre-o-parque/

http://www.oeco.org.br/reportagens/2164-oeco_25872/

http://www.lagamar.net.br/portal/