Editando Parque Estadual Lago Azul

Ir para navegação Ir para pesquisar

Aviso: Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você fizer login ou criar uma conta, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.

A edição pôde ser desfeita. Por gentileza, verifique o comparativo a seguir para se certificar de que é isto que deseja fazer, salvando as alterações após ter terminado de revisá-las.

Esta página suporta marcações semânticas no texto (por exemplo, "[[Is specified as::World Heritage Site]]") para construir conteúdo estruturado e recuperável por consultas providas pelo Semantic MediaWiki. Para uma descrição completa sobre como utilizar marcações ou a função #ask, por favor, leia as páginas de ajuda: primeiros passos, marcação no texto ou consultas embutidas.

Revisão atual Seu texto
Linha 21: Linha 21:
  
 
ucsparana@iap.pr.gov.br
 
ucsparana@iap.pr.gov.br
 +
 +
 
|Location=O Parque Estadual Lago Azul - PELA está localizado no Terceiro Planalto Paranaense, tem seu centro geográfico nas coordenadas 52° 20’de Longitude W-GR e 24° 04’ de Latitude Sul, nos municípios de Campo Mourão e Luiziana - Paraná.
 
|Location=O Parque Estadual Lago Azul - PELA está localizado no Terceiro Planalto Paranaense, tem seu centro geográfico nas coordenadas 52° 20’de Longitude W-GR e 24° 04’ de Latitude Sul, nos municípios de Campo Mourão e Luiziana - Paraná.
 
|How to get there=BR- 487, km 10, sentido Iretama.
 
|How to get there=BR- 487, km 10, sentido Iretama.
 +
 
|Tickets=Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado, domingo e feriados: das 14h às 17h.
 
|Tickets=Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado, domingo e feriados: das 14h às 17h.
|Objectives=Conciliar a proteção integral da fauna e da flora nos locais com atividades educativas, recreativas e científicas.
+
|Objectives=Conciliar a proteção integral da fauna e da flora nos locais com atividades educativas, recreativas e científicas.  
|History=A história do Parque Estadual Lago Azul está intimamente relacionada com o processo de implantação da Central Hidrelétrica Mourão, idealizada com a finalidade de atender ao grande desenvolvimento de algumas localidades situadas no Norte do Paraná. Sua origem data o ano de 1949 quando o Governo do Estado solicitou ao Governo Federal a concessão para o aproveitamento da energia hidráulica do Rio Mourão. Essa solicitação era para promover um aproveitamento progressivo da potencialidade do Rio Mourão, a partir do Salto São João, denominação que o empreendimento teve à época.
 
 
 
Mesmo com os prejuízos ao meio ambiente decorrentes da instalação da Usina Hidrelétrica Mourão, o seu reservatório bem como seu entorno, passaram a constituir-se em um patrimônio natural de grande potencial turístico e de recreação para a região.
 
 
 
Preocupados com esses problemas os municípios e instituições públicas e privadas, envolvidos direta ou indiretamente com o Lago Azul, desde décadas passadas têm levado a várias iniciativas no sentido da conservação e do uso mais racional dos recursos naturais do lago e do seu entorno.
 
 
 
Ao longo das décadas seguintes as preocupações continuam e com o apelo da sociedade tem-se a criação do Parque Estadual Lago Azul, concretizado pelo Decreto nº 3.256 de 30 de junho de 1997 com uma área de l.749,01 ha, localizada nos municípios de Campo Mourão e Luiziana.
 
|Features=O cenário do Parque Estadual Lago Azul (PELA) é propício para visitações, ele possui duas trilhas, que no meio do caminho, revelam ao visitante o motivo do nome do parque. A trilha da Peroba, com 3.850 metros, mais leve e de grande potencial contemplativo da floresta, e com caráter didático, leva cerca de 1 hora e meia para ser percorrida. Já a Aventura, um pouco menor, exige um pouco mais do visitante e passa pelas cachoeiras do parque. Além de quedas d´'água, dutos da usina  e leito do rio.
 
|Natural aspects=A unidade de conservação é uma zona de transição de florestas, fica dentro da área da Usina Mourão. A área do parque tem quase dois mil campos de futebol e é formada por dois tipos de floresta: a estacional semidecidual, onde predominam espécies como perobas, cedros e ipês; e a floresta ombrófila mista, reino da araucária e espécies a ela associadas.
 
|Geography and climate=Segundo a classificação climática de KÖPPEN a área do PELA enquadra-se no tipo “CFA” – Subtropical Úmido Mesotérmico, com verões quentes e geadas pouco frequentes. A tendência de concentração das chuvas é nos meses de verão, sem estação seca definida. A média das temperaturas dos meses mais quentes é superior a 22º C e a dos meses mais frios é inferior a 18ºC.
 
 
 
A região compreendida pelo PELA se estende com a formação do Reservatório formado pelo represamento do Rio Mourão e Sem Passo, que outrora permeava por meandros com renagem do tipo dentrítica sob planícies encaixadas em depressão suavemente ondulada, estendendo-se até as bordas do Salto São João onde apresenta afloramentos de rochas básicas migdalóides, sendo que a montante deste salto, compreendida pela estrutura da barragem do reservatório, observa-se a presença do basalto tabular que dispõem de maior resistência a jusante deste salto pelas águas do Rio Mourão, a partir daí segue sob um manto de rochas basálticas por um vale tipo V até a sua foz na margem esquerda do Rio Ivaí, consequentemente tributário da rande Bacia Platina.
 
|Fauna and flora=O parque abriga espécies para diversas espécies raras e ameaçadas de extinção, como: gavião-pomba, jacu, tucano, paca, jaguatirica, bugio, tamanduá mirim, entre outros.
 
|Threats and problems=Além do desmatamento desenfreado, muitos fatores devem ser considerados a fim de caracterizar a situação atual da fauna do PELA. O primeiro deles é o isolamento a que são submetidas a maioria das espécies, devido à fragmentação do ambiente florestal, comprometendo desta forma a continuidade de sua existência.
 
 
 
Outro problema  é a caça indiscriminada, que pode atingir tanto populações de herbívoros como de carnívoros, afetando assim o frágil mecanismo ecológico do sistema.
 
 
 
 
 
|Sources=Plano de manejo: http://www.iap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1228
 
 
 
 
 
 
}}
 
}}

Por favor, note que todas as suas contribuições em WikiParques podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja Wikiparques:Direitos de autor para detalhes). NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!

Cancelar Ajuda de edição (abre numa nova janela)

Predefinição usada nesta página: