Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís

De WikiParques
Revisão de 18h22min de 8 de agosto de 2018 por Paula (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades do Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís no Blog do WikiParques


Carregando mapa...
Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Maranhao
Município: Curupuru
Categoria: Parque
Bioma: Marinho
Área: 45.237,90 hectares (451,3087 Km²)
Diploma legal de criação: Decreto nº 11.902, de 11/06/1991
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR
Contatos: Site:

Telefone(s): (98) 31948910, (98) 91717117
E-mail: cmcosta@sema.ma.gov.br, [1]

Localização

Endereço: Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau
CEP: 65071380
Bairro: Calhau
Cidade: São Luís

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Proteger a fauna e a flora marinhas e as belezas cênicas naturais existentes na local,ficando sujeito ao regime estabelecido pela legislação ambiental em vigor.

Histórico

Criado em junho de 1991, o Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís, vinculado à cidade de Cururupu, localiza-se a cerca de 100 milhas náuticas da capital maranhense, São Luís, é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à fauna e flora marinhas e os recifes de corais da região, com área de 45.937,90 hectares.

O nome do parcel foi escolhido em homenagem ao pescador Manuel Luís, descobridor da formação rochosa, no final do século XIX.

Em 1991, foi transformada no primeiro Parque Estadual Marinho do Brasil, despertando permanente interesse de pesquisadores de sua fauna e flora.

O Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís tornou-se Sítio Ramsar , área úmida de importância internacional em fevereiro de 2000.

Atrações

Devido à dificuldade de acesso, à distância da costa, a fortes correntes marítimas e, principalmente, por constituir o maior banco de corais da América do Sul, e um dos maiores do mundo, o Parcel de Manuel Luís sempre representou ameaça à navegação. Em razão disto, recebeu o apelido de " Triângulo das bermudas brasileiro ".

Tornou-se um dos maiores cemitérios de embarcações do mundo, com cerca de 200 embarcações naufragadas, entre caravelas e navios de casco de ferro, perdendo apenas para o Triângulo das Bermudas.

Dentre os inúmeros navios que ali naufragaram, destacam-se:

- o transatlântico “Henny Woerman”, da marinha alemã, que depois de capturado pela Marinha Brasileira, durante a I Guerra Mundial, foi renomeado “Uberaba”

- o petroleiro “Ana Cristina”, mais recente naufrágio, por isso melhor conservado;

- "Navio do Cobre", cuja carga, depois do naufrágio, foi roubada por saqueadores.

- “Vandyck”, transatlântico inglês que, ainda durante a I Guerra Mundial, em 1914, transportava 200 passageiros que embarcaram em Buenos Aires com destino a Nova York, e foi naufragado por um navio alemão. Todos os passageiros foram salvos.

O conjunto de formações rochosas, com inúmeros labirintos submersos, mais os destroços das embarcações acabou tornando-se abrigo para diversas espécies marinhas, como cações-lixa, barracudas prateadas, o raro nero (maior peixe de fundo da nossa costa), os exóticos peixe-morcego e peixe-papagaio, o sargentino e o peixe-borboleta, além de transformar o local num paraíso para mergulho.

Aspectos naturais

O Parque Estadual Marinho do Parcel do Manuel Luís localiza-se no litoral ocidental do Estado do Maranhão, a 86 milhas da costa (sendo o local mais próximo, em terra firme, a Ilha de Maiaú) e 100 milhas náuticas de São Luís. Os limites dessa unidade de conservação incluem os bancos de Manuel Luis, do Álvaro e do Tarol. O Parcel é formado por fundos duros (rochoso, granito ou diabásio), correspondentes a uma falha normal de origem tectônica, que viabilizaram as formações recifais, e por um substrato móvel biodetrítico (algas calcárias, corais, espículas e microorganismos).

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

Decreto nº 11.902, de 11/06/1991
Portal Brasil: Parque Marinho Parcel de Manuel Luís é Sítio Ramsar
Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC)
Fciha Ramsar https://rsis.ramsar.org/ris/1021