Parque Estadual Matas do Segredo

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

O Parque Estadual das Matas do Segredo é outro remanescente de Cerrado protegido dentro do perímetro urbano de Campo Grande. Criado em 2000, protege em seus 177,88 hectares as inúmeras nascentes que formam o Córrego Segredo. Além da pesquisa científica, está aberto a atividades diversas que ensinam a importância da conservação e ainda auxiliam na conscientização da população do entorno. Suas trilhas levam a nascentes rodeadas por exuberante vegetação que permite a observação de pássaros e outros animais de pequeno porte que habitam o local.

Fique por dentro das novidades do Parque Estadual das Matas do Segredo no Blog do WikiParques



Parque Estadual Matas do Segredo
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Mato Grosso do Sul
Município: Campo Grande
Categoria: Parque
Bioma: Cerrado
Área: 177,5800 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Estadual n° 9.935, de 5 de junho de 2000.
Coordenação regional / Vinculação: Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul
Contatos: Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul

Telefone: (67) 3318-5600

Unidade de Conservação do Parque Estadual Matas do Segredo

Telefone: (67) 3318-5655 // (67) 3351-9549

Chefe da Unidade: Ana Cristina Amador De Souza Bergler

Localização

A área do Parque Estadual Matas do Segredo está localizada dentro do perímetro Urbano de Campo Grande, MS, com área total de 177,58 ha, conforme limites definidos no Memorial Descritivo constante no Decreto Estadual n.° 9.935, de 5 de junho de 2000, que trata da criação do Parque.

Como chegar

A principal via de acesso ao PEMS se faz pela Rua João de Paula Ribeiro, onde se encontra instalada a guarita de recepção.

Ingressos

A visitação regular no Parque Estadual Matas do Segredo ocorre semanalmente, de terça a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, isento de taxa de visitação e excepcionalmente, quando acompanhado de condutor de visitantes credenciado pelo IMASUL pode ocorrer também aos sábados, domingos e feriados conforme programação específica.

Os grupos regulares serão compostos, por no máximo 20 pessoas incluindo o condutor, com entrada e saída, exclusivamente, pela portaria do centro de Atendimento do Parque Estadual Matas do Segredo, na Rua Josefina Mingareli, s/n°, Jardim Presidente, com partidas em horários pré-agendados, definidos conforme a capacidade de carga e/ou disponibilidade de funcionários.

A agenda de visitação regular do Parque estará disponível a partir do 1°dia útil de cada mês, para o mês subsequente, por meio de agendamento eletrônico, através do site agendamentos.imasul.ms.gov.br, conforme disponibilidade, podendo ser alterada conforme determinação da Administração.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Preservar amostras de Cerrado e Matas nela associadas, espécies da flora e fauna, a manutenção de bacias hidrográficas, e valorização do patrimônio paisagístico e cultural do Município de Campo Grande, objetivando sua utilização para fins de pesquisa científica, educação ambiental, recreação e turismo em contato com a natureza.

Histórico

Este é outro remanescente de cerrado protegido dentro do perímetro urbano de Campo Grande. Criado em 2000, o Parque Estadual das Matas do Segredo protege em seus 177,88 hectares as inúmeras nascentes que formam o Córrego Segredo . Rodeado por bairros populosos, o Parque recebe a pressão do crescimento do município. No entanto, essas característica esta sendo usada a seu favor, pois são poucas as áreas verdes que ainda restam em Campo Grande. No Parque, além da pesquisa cientifica, funciona o Projeto Florestinha, em parceria com a Policia Militar Ambiental e a SETASS , que atende meninos em horário extraclasse para desenvolver a consciência ambiental e a cidadania. Com atividades diversas, os meninos aprendem a importância da conservação e ainda auxiliam a gestão do Parque nas campanhas de conscientização da população do entorno. A partir de 2008, o Parque será estruturado para receber visitas de escolas e turistas. O centro de visitantes do parque foi inaugurado em abril de 2015.

Atrações

Os principais atrativos são em áreas preservadas, onde os turistas poderão apreciar aves, animais e árvores centenárias típicas do Cerrado. O Parque dispõe de trilhas ecológicas, mirante, Centro de Visitantes e desenvolve as atividades do projeto Florestinha.

No Parque também funciona o Projeto Florestinha, em parceria com a Policia Militar Ambiental, que atende crianças e adolescentes em horário extraclasse para desenvolver a consciência ambiental e a cidadania. Com atividades diversas, os meninos aprendem a importância da conservação e ainda auxiliam a gestão do Parque nas campanhas de conscientização da população do entorno.

Aspectos naturais

O Parque abriga e protege as nascentes do Córrego do Segredo.

Relevo e clima

Fauna e flora

Dentre as formações vegetais do Cerrado, a Mata de Galeria não Inundável e a Mata de Galeria Inundável são de extrema importância por estarem associadas aos cursos d’água. Estas formações destacam–se pela riqueza e diversidade genética e pelo seu papel na proteção dos recursos hídricos, edáficos, fauna silvestre e aquática.

As espécies de maior porte e diâmetro são remanescentes da vegetação original, porém isoladas em alguns pontos da área, como por exemplo, Cariniana estrellensis e Hymenaea stigonocarpa.

Foram registradas 126 espécies de aves na UC. Além disso, o número de registros corresponde a 15% do total de espécies ocorrentes no Cerrado (837)

Problemas e ameaças

Fontes

Decreto de Criação http://aacpdappls.net.ms.gov.br/appls/legislacao/secoge/govato.nsf/1b758e65922af3e904256b220050342a/c0fb1e8e4b608efe04256bfd005a12b4?OpenDocument&Highlight=2,9.935

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=422

http://www.imasul.ms.gov.br/conservacao-ambiental/gestao-de-unidades-de-conservacao/unidades-de-conservacao-estaduais/parque-estadual-matas-do-segredo/

Plano de Manejo http://www.servicos.ms.gov.br/imasuldownloads/PlanosdeManejo/planomanejoPEMS.pdf

Portaria sobre visitação da UC http://www.imasul.ms.gov.br/wp-content/uploads/sites/74/2015/06/Portaria-IMASUL-n%C2%BA-466-visita%C3%A7%C3%A3o-parque-do-segredo.pdf