Parque Estadual Nova Baden

De WikiParques
Revisão de 21h44min de 29 de outubro de 2016 por DudaMenegassi (discussão | contribs) (DudaMenegassi moveu a página PARQUE ESTADUAL NOVA BADEN para Parque Estadual Nova Baden)
Ir para navegação Ir para pesquisar



Carregando mapa...
Parque Estadual Nova Baden
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Minas Gerais
Município: Lambari
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: Area (ha): 214,47
Diploma legal de criação: Decreto nº 36.069, de 27 de setembro de 1994.
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual de Florestas - IEF
Contatos: Parque Estadual Nova Baden - Caixa Postal 1011

Lambari – MG CEP: 37480-000

penovabaden@meioambiente.mg.gov.br

facebook: Parque Estadual Nova Baden (Passeios/Turismo)

Localização

O Parque Estadual Nova Baden está localizado no Km 10 da Rodovia BR 460, município de Lambari, Sul do Estado de Minas Gerais.

Como chegar

Saindo de Belo Horizonte, seguir pela BR 381 (Rodovia Fernão Dias) no sentido São Paulo até o trevo para Cambuquira. A partir daí, prosseguir pela MG 267 até o município Lambari.

Ingressos

Horário de funcionamento: 08:00 às 17:00h (terça a domingo e feriados)

R$ 5,00 = entrada por pessoa e R$ 2,00 = estacionamento por veículo

Entrada gratuita = visitas escolares previamente agendadas e pessoas acima de 65 anos e abaixo de 5 anos

Meia entrada = estudantes com carteirinha ou documento oficial fornecido pela escola

Onde ficar

O Parque não possui área de camping ou abrigos para a hospedagem de visitantes. No entanto, a cidade de Lambari, destino tradicional no turismo mineiro, mantém excelente infraestrutura. É possível encontrar uma relação de locais e valores no site: http://www.trivago.com.br/

Objetivos específicos da unidade

Os Parques Estaduais têm como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Situado no flanco sudeste da Serra das Águas, o PENB ainda conserva importantes fontes de águas minerais e remanescentes florestais da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do mundo. O Parque faz parte do Circuito das Águas Mineiro, em uma região de rara beleza natural, incrustada na Serra da Mantiqueira. A Serra das Águas constitui uma importante área de recarga de aquífero, onde afloram inúmeras nascentes de águas minerais, as quais abastecem importantes cursos d’água do Alto Rio Grande. Além disso, a região de Lambari é considerada área prioritária para conservação de aves no Estado de Minas Gerais

Histórico

O nome do Parque é uma referência ao alemão Américo Werneck, da cidade de Baden-Baden que, no século 19, instalou-se na região. Pioneiro em questões ambientais, o dr. Werneck era fruticultor e desenvolveu vários projetos de aproveitamento racional das estâncias hidro-minerais. Foi o autor do projeto do Cassino de Lambari. Mais tarde, desgostoso com a política local, partiu e não retornou para reaver suas terras, o que levou o Estado a se apropriar da Fazenda, transformando-a em uma área de proteção ambiental em 1974. O Parque Estadual de Nova Baden foi aberto à visitação em 1995.

Atrações

O Parque conta com casa de pesquisadores (destinados àqueles que obtém aprovação mediante requerimento junto ao IEF), portaria, estacionamento, área de lazer para crianças, três trilhas de fácil acesso, limpas e varridas constantemente, são elas as trilhas: dos Palmitos, dos Troncos e das Sete Quedas. Referencial de grande variedade de aves, fauna e flora.

Aspectos naturais

Relevo e clima

Os topos e encostas altas correspondem às áreas dos divisores hidrográficos mais elevados do PENB (alcançando 1.280 m de altitude), com 3,5% da área total. Possuem configuração simétrica, com continuidade em direção a Cambuquira, com tendência a formar um alinhamento quase contínuo de blocos falhados, orientados segundo a direção dominante NE-SW. O relevo possui aspecto montanhoso e escarpado, com drenagem fortemente controlada pela estrutura. O clima tropical de altitude, com verões brandos e estações do ano bem definidas, determina uma estacionalidade foliar para os elementos arbóreos dominantes. A área é parte da região fitogeográfica da Floresta Estacional Semidecídua Submontana, com pluviosidade média anual da ordem de 1.500 mm e a temperatura média de 18ºC.

Fauna e flora

De maneira geral, a região do PENB apresenta elevada biodiversidade de fauna, com inúmeras espécies de artrópodes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos; a mata do Parque apresenta-se estratificada, com estrato arbóreo formado por espécies que atingem aproximadamente 25 m de altura, com algumas emergentes que podem alcançar 35 m, como o jequitibá Cariniana estrellensis, o angico Anadenanthera peregrina, o jacarandá Dalbergia miscolobium, entre outras.

Problemas e ameaças

As maiores pressões antrópicas que ocorrem próximo ao PENB são a caça, o uso intensivo de agroquímicos, a falta de saneamento básico e a má gestão e distribuição dos recursos hídricos da região. Algumas espécies encontradas no interior do parque são listadas na lista de ameaças de extinção da IUCN. São elas o barbado ou bugio (Alouatta guariba), sagui-caveirinha (Callithrix aurita), jaguatirica (Felis pardalis), lontra (Lontra longicaudis) e tatu-canastra (Priodontes maximus).

Fontes

Instituto Estadual de Florestas - IEF. Dezembro - 2010. Plano de manejo do Parque Estadual Nova Baden, encarte 1 - Diagnóstico do Parque, 107.

Parque Estadual Nova Baden comemora 19 anos, disponível em: http://www.ief.mg.gov.br/noticias/1/1683-parque-estadual-nova-baden-comemora-19-anos. Acessado em: 23/06/2016

Parque Estadual de Nova Baden, disponível em: http://www.ief.mg.gov.br/component/content/194?task=view. Acessado em: 23/06/2016.

Parque Estadual Nova Baden, disponível em: http://www.wikiaves.com/areas:pe_nova_baden:inicio. Acessado em: 23/06/2016