Mudanças entre as edições de "Parque Estadual Rio Canoas"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
m (Paulo André Vieira moveu a página Parque Estadual do Rio Canoas-SC para Parque Estadual Rio Canoas)
Linha 56: Linha 56:
 
O parque conta também com um pequeno cemitério da vila d Ibicuí.
 
O parque conta também com um pequeno cemitério da vila d Ibicuí.
 
}}
 
}}
[[Arquivo:
 

Edição das 21h45min de 13 de outubro de 2014




Parque Estadual Rio Canoas
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Santa Catarina
Município: Campos Novos
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: Abrange uma superfície de aproximadamente 1.133 ha.
Diploma legal de criação: Decreto nº 1.871, de 27 de maio de 2004. http://server03.pge.sc.gov.br/LegislacaoEstadual/2004/001871-005-0-2004-003.htm
Coordenação regional / Vinculação: Fundação Estadual do Meio Ambiente-FATMA.
Contatos: Sede da FATMA - Rua: Felipe Schmidt, 485 - Centro. Florianópolis - SC. CEP: 88010-001

Fone: (48) 3216-1700. Chefe do Parque - leila@fatma.sc.gov.br. 49-35413326.

Localização

A unidade abrange o Município de Campos Novos e está localizada às margens do Rio Canoas na divisa com Abdon Batista.

Como chegar

A partir da sede Municipal de Campos Novos segue-se por 15 km pela rodovia BR 470 em sentido ao Rio Grande do Sul, até o trevo da estrada municipal que conduz a Abdon Batista, segue em direção a localidade de Ibicuí por mais 17 Km, orientando-se pelas placas indicativas.

Ingressos

Até o presente momento a UC não recebe visitantes.

Onde ficar

http://www.camposnovos.sc.gov.br/cms/link/link-cabecalho/codMapaItem/6496

Objetivos específicos da unidade

• Conservar uma amostra regionalmente importante de Floresta Ombrófila Mista em bom estado de conservação no Estado de Santa Catarina; • Garantir a estabilidade e propiciar a valorização da diversidade biológica dos diferentes ecossistemas e biótopos presentes na Unidade; • Proteger exemplares das espécies animais e vegetais raras e ameaçadas de extinção que ali ocorrem; • Promover a conservação e valorização dos ambientes lênticos presentes, representados pelos banhados e lagoas florestais de grande beleza cênica e importância à biodiversidade; • Contribuir para a manutenção e preservação dos ambientes rupícolas presentes no Parque e na Zona de Amortecimento; Fundação do Meio Ambiente – FATMA Plano de Manejo do Parque Estadual Rio Canoas - Encarte 4 4-5 • Garantir a recuperação ambiental das áreas degradadas e a sucessão natural das formações vegetais existentes no seu interior; • Contribuir para a conservação dos recursos hídricos da microbacia do lajeado do Roberto inserida na Zona de Amortecimento da Unidade de Conservação; • Incentivar a pesquisa científica em consonância com as prioridades de manejo e monitoramento do Parque e Corredores Ecológicos adjacentes; • Desenvolver programas de educação e interpretação ambiental no interior da Unidade, bem como atividades de conscientização e educação ambiental no entorno, buscando uma integração positiva; • Contribuir para o desenvolvimento do ecoturismo regional tendo o Parque como um pólo difusor de práticas que conciliem as atividades turísticas e a conservação da natureza; e • Incentivar o desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrado nas comunidades do entorno

Histórico

A área do Parque pertencia a uma fazenda conhecida na região como Fita Amarela, nome da madeireira proprietária. Foi objeto da exploração seletiva de Araucaria angustifolia e de plantio de Pinus sp.. Posteriormente, foi adquirido pela Empresa Enercan como forma de compensação da UHE Campos Novos.

Atrações

A área em que o parque se encontra possui grande diversidade de fauna, flora e paisagens. Podem ser observados no parque diferentes fitofisionomias, além de espécies vegetais ameaçadas de extinção, como a Araucária e o Xaxim-bugio. A UC conta ainda com áreas, vegetação rupestre como cactus, entre outros. A mastofauna não é muito expressiva, no entanto, pode ser encontrada grande diversidades de aves. A geomorfologia é bastante cênica apresentando vales bem "encaixados", cânions e cachoeiras. A beleza hídrica, talvez seja o maior potencial do parque, novamente a diversidade encontrada, representada pelos rios e quedas d’água, pelas lagoas florestais e mesmo pelo grande vale do rio Canoas, que está para ser represado. Embora sejam na sua maioria cursos d’água com pequeno comprimento e com pequenas vazões, os rios do Parque são bastante encaixados e possuem margens protegidas. Com isso, devido às formas do relevo, possuem um regime torrencial com respostas rápidas para os volumes escoados durante eventos de chuvas intensas. O de maior expressividade é o lajeado do Roberto, que ainda resguarda uma grande surpresa pouco antes de despejar suas águas no rio Canoas: uma cachoeira de cerca de 60 metros. Em locais de saturação do solo e pequeno escoamento se encontram as lagoas do Parque, sendo as 2 maiores conectadas ao afluente do lajeado do Roberto. Algumas delas permanecem bastante escondidas nas matas formando ambientes peculiares de grande beleza cênica e importância ecológica. O parque conta também com um pequeno cemitério da vila d Ibicuí.

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes