Parque Estadual Sete Salões

De WikiParques
Revisão de 14h51min de 30 de novembro de 2015 por Sabrina Rodrigues (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar



Parque Estadual Sete Salões
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Minas Gerais
Município: Conselheiro Pena, Itueta, Resplendor, Santa Rita do Itueto
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 13370
Diploma legal de criação: Decreto nº 39908, de 22/09/1998
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais
Contatos: Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 337 - Centro - Governador Valadares/MG

CEP: 35.010-030

E-mail:

1. luciana.andrade@meioambiente.mg.gov.br

2. eslainy.repossi@meioambiente.mg.gov.br

Telefone:

1. (33) 3277-8686

Chefe da Unidade: Luciana Oliveira Andrade


Sede Administrativa do Parque Estadual Sete Salões IEF - Regional Rio Doce Endereço: Rua Agenor de Andrade, 1491. Centro. Conselheiro Pena- MG. Telefone: (33) 3261-1048 Email: setesaloes@meioambiente.mg.gov.br

Localização

O Parque Estadual de Sete Salões localiza-se na região do médio Rio Doce, a 420 km de Belo Horizonte.

Como chegar

Saindo de Belo Horizonte pela BR 381, seguir no sentido Vitória. Em Governador Valadares, prosseguir pela BR 259 até Conselheiro Pena. Saindo de Vitória pela BR 259, seguir no sentido Governador Valadares. Pegue a saída à esquerda para a BR 458 até Conselheiro Pena.

Ingressos

Situação da visitação: Visitação não manejada

Período: 01/01 a 31/12

Dias da semana: Segunda a Domingo

Horários: 00:00 a 23:59

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Proteger a fauna e a flora regionais, as nascentes dos rios e córregos da região, além de criar condições ao desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos e alternativas de uso racional dos recursos naturais, como o ecoturismo.

Histórico

Atrações

O Parque é uma área bem conhecida na região por seus atrativos naturais, em especial a gruta arenítica, cujos salões podem ser percorridos e admirados em sua beleza.

Aspectos naturais

O Parque é uma área bem conhecida na região por seus atrativos naturais, em especial a gruta arenítica. Os remanescentes florestais distribuem-se ao longo dos cursos d'água, que são essenciais na recarga hídrica da região, pois mais de 20 córregos surgem na área do parque.

Relevo e clima

O relevo montanhoso em vários locais encontra-se recoberto por grandes formações rochosas, que na região servem de marcos de localização e dominam a paisagem local. O ponto culminante do Parque é o Pico de Sete Salões, que compõe a beleza do cenário com seus 1.135 metros de altitude.

O clima é o tropical.

Fauna e flora

A flora destaca-se por espécies arbóreas como peroba, braúna, sapucaia, quaresmeira, ipê- amarelo e o jacarandá. As matas possuem muitos cipós, bromélias e orquídeas, dispostas em nichos ecológicos específicos, ao longo dos estratos de vegetação. Os campos rupestres são ricos em espécies adaptadas a ambientes de estresse hídrico, com evidência para a diversidade de orquídeas, encontradas nas rochas e no solo exposto das montanhas.

Sobre a fauna local destacam o urubu-rei, jaguatirica, gato-do-mato, onça-parda e bugio, espécies ameaçadas de extinção que habitam as matas de Sete Salões. Existem também referências sobre espécies de aves, roedores, repteis e anfíbios.

Problemas e ameaças

Espécies da fauna ameaçadas de extinção como onça-parda, jaguatirica, gato-do-mato.

Fontes

http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/214?task=view