Parque Estadual Sucunduri

De WikiParques
Revisão de 21h12min de 14 de novembro de 2016 por Paulo André Vieira (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Introducao=O Parque Estadual Sucunduri é a principal unidade de conservação do Mosaico de Apuí, localizado no sul do estado do Amazonas. Esta região entre os rio...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O Parque Estadual Sucunduri é a principal unidade de conservação do Mosaico de Apuí, localizado no sul do estado do Amazonas. Esta região entre os rios Aripuanã e Juruena, na divisa do Amazonas e Mato Grosso, forma o chamado Domo do Sucunduri. Sua característica geológica diferenciada explica o grande número de saltos, quedas e cachoeiras existentes nesses rios.


Carregando mapa...
Parque Estadual Sucunduri
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Amazonas
Município: Apuí
Categoria: Parque
Bioma: Amazônia
Área: 795956,64
Diploma legal de criação: Portaria nº 055/2010, de 23/03/2010
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas
Contatos: Av. Mário Ypiranga Monteiro, Nº 3280 - Parque Dez de Novembro - Manaus/AM - CEP: 69.050-030

E-mail: demuc.sema@gmail.com

Telefones: (92) 3642-4607, (92) 3642-8807, (92) 3643-2338 e (92) 3236-5503

Localização

Como chegar

O Parque Estadual do Sucunduri se encontra bem mais afastado da sede do município e, para visitá-lo, é necessário uma expedição de pelo menos três dias, entre ida e volta.

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Preservar os ecossistemas naturais de grande relavância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas cinetíficas, desenvolver as atividades de educação, interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e turismo ecológico, dentre outros.

Histórico

O parque faz parte do Mosaico de Apuí, uma área com mais de 2 milhões de hectares formada por nove unidades de conservação distintas que se espalham por dois municípios amazonenses, Apuí e Manicoré. Com a criação deste grande corredor ecológico, o governo tenta estabelecer uma barreira contra o crescimento do arco do desmatamento e a expansão da fronteira agrícola no sul do Amazonas.

Atrações

Cachoeira do Monte Cristo

uma extensa esplanada rochosa por onde as águas do rio correm e na qual, de forma impressionante, dezenas de antas se aglomeram todos os dias para se alimentar das plantas áquaticas que nascem entre as pedras. Os animais mal percebem a presença humana, o que permite que os visitantes cheguem bem próximo a eles. A uma curta distância, é possível observar uma das mais curiosas relações simbióticas da fauna amazônica: no dorso das antas, vários exemplares de uma ave popularmente chamada de Chico Preto disputam espaço entre si, tudo para conseguir se alimentar dos parasitas que se escondem entre os pêlos dos grandes mamíferos. As antas, por sua vez, permanecem praticamente imóveis enquanto são “massageadas” pelas aves. Em meio às rochas, vários outros pássaros também parecem querer se banhar nas águas, proporcionando um divertido espetáculo.

Cachoeira Véu de Noiva

Majestosa queda d’água com mais de 50 metros de altura. Um verdadeiro jardim do Éden cercado apenas pela floresta e pelo imponente paredão rochoso da cachoeira.

Aspectos naturais

Solo

As classes de solos que predominam são Latossolos Amarelos e Vermelhos-Amarelos (argiloso); Argissolos Amarelos e Vermelho-Amarelos (Podzólicos; argiloso); Plintossolos e Neossolos (Quartzênicos e Litólicos; areias quartzosas e afloramentos de rocha. Solos arenosos aparecem também do outro lado nas regiões próximas aos Campos Amazônicos

Geologia

Apresenta Formação Palmeiral (MNPp) Compõe-se principalmente de orto e paraconglomerados, arenitos ortoquartzíticos e feldspáticos e secundariamente argilitos, horizontes tufáceos e quartzitos (dinamometamórficos); preenchendo geralmente depressão tectônica tipo graben.(Proterozóico Mesoproterozóica, Sedimentar clástica).

Hidrologia

Encontra-se no interflúvio Madeira-Tapajos.

Relevo e clima

Relevo

A unidade apresenta relevos residuais bastante dissecados, com declives acentuados, muitas vezes apresentando matacões em suas vertentes e exibindo topos geralmente aguçados. A alteração de diferentes litologias do embasamento gerou certa diversidade pedológica, onde predominam solos Podzólicos com ocorrências localizadas de Solos Litólicos e Afloramentos Rochosos.

Fauna e flora

Flora

Segundo dados do RADAM Brasil sobre o qual o mapa indica a presença de Floresta Ombrófila Aberta Nessa área foram inventariadas 2.840 árvores com diâmetro (Diâmetro na Altura do Peito - DAP) maior que 10 cm, resultando em 69 famílias, 218 gêneros e 365 espécies (lista de espécies não disponibilizada em Zartman et al. em CEUC 2006).

Problemas e ameaças

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=1009

https://uc.socioambiental.org/pt-br/uc/6420

http://descobrindooamazonas2.webs.com/apu.htm