Parque Estadual Veredas do Peruaçu

De WikiParques
Revisão de 13h12min de 27 de novembro de 2015 por Sabrina Rodrigues (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar



Parque Estadual Veredas do Peruaçu
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Minas Gerais
Município: Januária
Categoria: Parque
Bioma: Cerrado
Área: 31.221 hectares.
Diploma legal de criação: Decreto nº 36.070, de 27 de setembro de 1994
Coordenação regional / Vinculação: Sede Administrativa:

IEF - Regional Alto Médio São Francisco

Contatos: Endereço: rua 13 de Maio, 970, Vila Fátima - Januária /MG

Telefone: (38) 3621-2611 e-mail: eramsfsup@ief.mg.gov.br

Localização

O Parque Estadual Veredas do Peruaçu (PEVP) está localizado entre as coordenadas geográficas: latitude 15º e 16º S e longitude 45º e 46º O.

Como chegar

Partindo de Belo Horizonte, sentido Montes Claros/Januária na BR 135 e em Januária a MG 135 sentido Cônego Marinho. O Parque está distante de Cônego Marinho 60 quilômetros, estrada não pavimentada, mas de boa conservação. Para chegar ao Parque é necessário que entre em contato com a Sede Administrativa em Januária. Distância de Belo Horizonte: 591,5 km

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Proteção da flora e fauna local de extrema relevância ecológica.

Histórico

O Parque Estadual Veredas do Peruaçu foi criado em 27 de setembro de 1994, através do Decreto nº 36.070 e sua área correspondia a 30.702 hectares. Posteriormente, ocorreu uma retificação neste Decreto, aumentando a área para 31.221 hectares e está localizado no Município de Cônego Marinho, Minas Gerais.

O nome Peruaçu é de origem tupi, significando nessa língua brasileira, ema grande. Peru significa ema, açu, grande. Então, Rio da Ema Grande em português.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

A região que abriga o Parque Estadual Veredas do Peruaçu e sua área de ampliação está sob três domínios geomorfológicos , que podem ser classificados como:

Residual – relevos tabulares instalados sobre arenitos da formação Urucuia, rochas que tiveram origem no período do Cretáceo, sob clima desértico, sendo remanescentes nas chapadas e morros ao sul do parque (altitudes variando entre 850m a 900m);

Erosional – relevos aplainados a suavemente ondulados, com ocorrências dominantes na maior parte do parque e de sua área de ampliação, entre as superfícies aplainadas e onduladas estão os vales amplos e assentados sob a formação Urucuia e Três Marias (cotas variando entre 700m a 850m);

Deposicional – planícies aluvionares formadas por entulhamento dos eixos dos vales principais, como os dos rios Pandeiros, Peruaçu e Cochá (estas planícies estão situadas entre as cotas de 650m a 700m).

O clima da região que abriga o Parque Estadual Veredas do Peruaçu e da área destinada à sua ampliação é o característico do Cerrado do Centro-Oeste, o tropical, quente, sub-úmido. A temperatura média anual varia entre 22ºc a 24ºc, a do mês mais frio entre 18,5ºc e 20ºc e, a do mês mais quente entre 23,5ºc a 26ºc, podendo no verão a temperatura máxima absoluta atingir os 37ºc e, no inverno, aproximar-se dos 2ºc. O regime de chuvas é o tropical, ocorrendo no verão.

Fauna e flora

A fauna é rica e diversificada, com destaque para a ocorrência de lobos-guará, cotias, jaguatirica, ariranhas, antas, mico-estrela, veados-campeiros e sussuaparas. Também são encontradas onças pardas, tamanduás-bandeira, caititus, tatus, pacas, jacarés, jararacas, cascavéis e sucuris, dentre outros.

Há mais de 250 pássaros catalogados no interior do parque, entre eles esta a ‘maritaca', o ‘quem-quem' e aves endêmicas do entorno, como o ‘sebinho de fronte vermelha', a ‘maria-preta' e o ‘arapaçu do rio São Francisco'.

Em relação à flora, o campo limpo é o domínio dos planaltos , cobertos por vegetação rasteira, sem árvore de porte, aparecendo raramente arboretas espaçadas entre si. Espécies como o pequizeiro (Cariocar brasiliensis), o pau doce (Vochysia tucanorum), o angelim (Andira sp.), o pau terra de folha larga (Qualea grandiflora) e o pau terrinha (Qualea parviflora) atingem altas densidades nas áreas de cerrado.

No PEVP, a formação é única em veredas por estar situado na nascente do Rio Peruaçu com formação de vegetação toda em cerrado, cerradão, veredas, caatinga e parte de campina.

Problemas e ameaças

Os principais problemas existentes no entorno do parque e de sua área de ampliação são: as práticas rudimentares da criação extensiva do gado bovino (à solta), como a limpeza através da queima para a renovação da pastagem e a falta de vacinação, causando transmissão de doenças à fauna local. Outro problema que pode ameaçar seriamente este ambiente, de excelentes qualitativos para a vida silvestre, é a chegada das monoculturas do eucalipto e da soja na região que já acolhe alguns plantios de significativos impactos ambientais.

Praticamente, todas as famílias de pecuaristas ou de agricultores usam o fogo para a limpeza e renovação da pastagem ou para as coivaras do plantio, fato que leva a uma perda gradativa da biodiversidade regional.

Fontes

http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/217?task=view

http://www.ief.mg.gov.br/noticias/3306-nova-categoria/1763-parque-estadual-veredas-do-peruacu-

http://www.ief.mg.gov.br/images/stories/consultapublica/peveredasdoperuacu/nota_tecnica_peruacu.pdf

http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-de-ucs/consulta-por-uc