Parque Estadual Veredas do Peruaçu

De WikiParques
Revisão de 12h54min de 27 de novembro de 2015 por Sabrina Rodrigues (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar



Parque Estadual Veredas do Peruaçu
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Minas Gerais
Município: Januária
Categoria: Parque
Bioma: Cerrado
Área: 30.702 Hectares
Diploma legal de criação: Decreto nº 36.070, de 27 de setembro de 1994
Coordenação regional / Vinculação: Sede Administrativa:

IEF - Regional Alto Médio São Francisco

Contatos: Endereço: rua 13 de Maio, 970, Vila Fátima - Januária /MG

Telefone: (38) 3621-2611 e-mail: eramsfsup@ief.mg.gov.br

Localização

O Parque Estadual Veredas do Peruaçu está localizado entre as coordenadas geográficas: latitude 15º e 16º S e longitude 45º e 46º O.

Como chegar

Partindo de Belo Horizonte, sentido Montes Claros/Januária na BR 135 e em Januária a MG 135 sentido Cônego Marinho. O Parque está distante de Cônego Marinho 60 quilômetros, estrada não pavimentada, mas de boa conservação. Para chegar ao Parque é necessário que entre em contato com a Sede Administrativa em Januária. Distância de Belo Horizonte: 591,5 km

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Proteção da flora e fauna local de extrema relevância ecológica.

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

A região que abriga o Parque Estadual Veredas do Peruaçu e sua área de ampliação está sob três domínios geomorfológicos , que podem ser classificados como:

Residual – relevos tabulares instalados sobre arenitos da formação Urucuia, rochas que tiveram origem no período do Cretáceo, sob clima desértico, sendo remanescentes nas chapadas e morros ao sul do parque (altitudes variando entre 850m a 900m);

Erosional – relevos aplainados a suavemente ondulados, com ocorrências dominantes na maior parte do parque e de sua área de ampliação, entre as superfícies aplainadas e onduladas estão os vales amplos e assentados sob a formação Urucuia e Três Marias (cotas variando entre 700m a 850m);

Deposicional – planícies aluvionares formadas por entulhamento dos eixos dos vales principais, como os dos rios Pandeiros, Peruaçu e Cochá (estas planícies estão situadas entre as cotas de 650m a 700m).

Fauna e flora

A fauna é rica e diversificada, com destaque para a ocorrência de lobos-guará, cotias, jaguatirica, ariranhas, antas, mico-estrela, veados-campeiros e sussuaparas. Também são encontradas onças pardas, tamanduás-bandeira, caititus, tatus, pacas, jacarés, jararacas, cascavéis e sucuris, dentre outros.

Há mais de 250 pássaros catalogados no interior do parque, entre eles esta a ‘maritaca', o ‘quem-quem' e aves endêmicas do entorno, como o ‘sebinho de fronte vermelha', a ‘maria-preta' e o ‘arapaçu do rio São Francisco'.

Problemas e ameaças

Fontes